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6 táticas de e-mail marketing para aumentar as reservas do hotel ou pousada

6 táticas de e-mail marketing para aumentar as reservas do hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/04/17

Aumente as reservas do seu hotel ou pousada com a ajuda das seis táticas de e-mail marketing para hotelaria que apresentamos neste artigo.

Se você quer aumentar as reservas do hotel ou pousada, é fundamental que inclua o e-mail marketing nas ações de comunicação com os clientes. Essa é uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento entre empresas e seus consumidores e pode trazer excelentes resultados para o seu estabelecimento.

Veja alguns dados que comprovam isso:

  • e-mail marketing para hotelaria53% dos consumidores dizem estar mais propensos a comprar de uma marca depois de inscreverem-se para receber seus e-mails.
  • 68% dos brasileiros conectados à internet já fizeram uma compra como resultado de uma oferta por e-mail.
  • 87% dos consumidores online verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia.

Incrível, não é mesmo? No entanto, apenas enviar e-mails não garante que o cliente vá adquirir seu produto ou serviço.

Alguns cuidados são fundamentais para assegurar a eficácia das ações nesse canal. E é disso que tratam as dicas deste artigo!

Descubra a seguir quais são as táticas de e-mail marketing para hotelaria que ampliam significativamente as chances de você conquistar mais hóspedes por meio dessa ferramenta:

Planejamento e desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing para hotelaria

O primeiro passo para ter sucesso com o e-mail marketing e conseguir aumentar as reservas do hotel ou pousada com as ações nesse canal, é criar campanhas consistentes e alinhadas ao perfil do seu público.

As etapas desse desenvolvimento e planejamento de campanhas de e-mail marketing para hotelaria consistem em:

  • e-mail marketing para hotelariaCriar sua própria lista de e-mails.
  • Planejar conteúdos que podem ser abordados.
  • Escolher uma plataforma para envio das campanhas.
  • Fazer um cronograma de envio das mensagens.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes sobre como desenvolver uma estratégia de e-mail marketing para hotelaria que fortaleça o relacionamento com seu público e, consequentemente, ajude a aumentar o número de reservas do seu estabelecimento.

Táticas de e-mail marketing para hotelaria para aumentar as reservas do hotel ou pousada

1 – Seja mobile friendly

O smartphone é o companheiro diários das pessoas. Por isso, não é de se estranhar que, e-mail marketing para hotelariacada vez mais, elas também leiam e-mails em seus dispositivos móveis. Aliás, estudos mostram que mais da metade dos usuários de celulares leem seus e-mails primeiro no aparelho móvel, antes de abrir no computador.

Por isso, para que suas campanhas de e-mail marketing para hotelaria tenham sucesso efetivo, é imprescindível que o layout da mensagem se adapte às telas dos smartphones e tablets. Na hora de escolher a plataforma de envio dos e-mails, verifique se há a funcionalidade de “design responsivo”, isso significa que as mensagens irão moldar-se de acordo com o dispositivo que o usuário utilizar para ler o e-mail.

–> Saiba mais: A importância do mobile na hotelaria

2 – Capriche no título

e-mail marketing para hotelariaPor ser uma ferramenta de comunicação tão efetiva, praticamente todas as empresas utilizam o e-mail marketing. Na prática, isso significa que seus clientes recebem dezenas de e-mails novos todos os dias. O que vai fazer com que eles tenham interesse e abram especificamente a sua mensagem? O título do e-mail!

Se você quer aumentar as reservas do hotel ou pousada por meio de ações de e-mail marketing para hotelaria, precisa prestar atenção nesse importante detalhe. Chamadas atrativas e criativas aumentam as chances de, primeiro, seu e-mail não parar na lixeira, e, segundo, de o receptor abrir para conferir o conteúdo.

Se você tem dúvida sobre como fazer essas chamadas, aí vão algumas dicas:

  • Se for um conteúdo sobre alguma dúvida comum dos viajantes, anuncie o que o e-mail vai explicar. Por exemplo: “Saiba como fazer roteiros de viagens”; “3 formas de arrumar a mala de maneira prática”.
  • Se for uma promoção do hotel, ofereça o máximo de informação possível, mas sempre de forma objetivaPor exemplo: “Desconto para as mães que se hospedarem em maio”; “Dê uma diária de presente e ganhe café da manhã gratuito”.
  • Faça perguntas, aguce a curiosidadePor exemplo: “Quer aprender a planejar uma viagem? Veja as dicas deste e-mail!”; “Está precisando relaxar? Conheça nosso pacote especial”.

–> Saiba mais: Marketing de conteúdo na hotelaria

3 – Segmente sua lista de e-mails

como aumentar as reservas do hotel ou pousadaUm estudo internacional mostrou que campanhas segmentadas têm uma taxa de abertura 14,31% maior do que as não segmentadas. Segmentar os e-mails significa enviar mensagens personalizadas para diferentes grupos de clientes, de acordo com o perfil de cada um. Dessa forma, você torna o envio mais efetivo, fortalecendo as chances de aumentar as reservas do hotel ou pousada por meio do e-mail marketing para hotelaria.

Pense o seguinte: se você não gosta de futebol, de nada adianta uma loja enviar promoção de camisas dos times da cidade, certo? Com o seu hóspede é a mesma coisa – quanto mais alinhada às preferências dele, mais resultados a mensagem enviada irá trazer.

Algumas ideias nesse sentido:

  • Para hóspedes que são casados e com filhos: pacote de hospedagem em família.
  • Para jovens que gostam de viajar sozinhos: oferta especial de diária individual.
  • Para clientes que gostam de gastronomia: informações sobre a feira de gastronomia da cidade, com inclusão de condição especial para hospedagem.

–> Saiba mais: Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

4 – Inclua um Call to Action

como aumentar as reservas do hotel ou pousadaVocê sabe o que é Call to Action (ou CTA)? Traduzindo para o português, seria algo como “Chamada para ação”. Em marketing, CTAs são mecanismos utilizados para incentivar o cliente a fazer algo – comprar um produto, abrir uma página, baixar um e-book etc.

Os CTAs podem vir em forma de um botão ou frase, tais como “Clique aqui”, “Faça aqui sua reserva”, “Saiba mais sobre essa promoção”. Essas chamadas devem levar a páginas específicas, que facilitem o caminho para que o cliente faça o que você quer.

Se o cliente tiver que, por conta própria, sair da ferramenta de e-mail, abrir o navegador e procurar o site do seu estabelecimento para saber mais sobre como fazer a reserva naquela promoção que você está anunciando no e-mail, há grandes chances de que ele desista no meio do caminho. Já se, dentro do e-mail, tiver um botão direcionando diretamente para página de reserva, a probabilidade de ele fechar a estadia será muito maior.

5 – Relembre as experiências

como aumentar as reservas do hotel ou pousadaRelembrar os clientes das experiências que eles tiveram em seu estabelecimento pode ser um ótimo caminho para utilizar o e-mail como forma de aumentar as reservas do hotel ou pousada. Isso porque, dessa maneira, você reativa as boas memórias do viajante, fazendo com que ele tenha vontade de voltar.

Por exemplo: selecione os contatos das pessoas que estiveram em seu hotel nas últimas férias de julho e, no final de maio, envie uma mensagem relembrando que faz um ano que eles se hospedaram aí e, portanto, você gostaria de oferecer uma condição especial se quiserem repetir a dose este ano. Nada como a recordação dos bons momentos para ativar a vontade de viajar.

6 – Envie e-mails não comerciais

como aumentar as reservas do hotel ou pousadaEssa dica pode confundir. Afinal, se a ideia é aumentar as reservas do hotel ou pousada, como e-mails não comerciais podem ajudar? O e-mail marketing para hotelaria é uma ótima ferramentas de vendas, mas também pode funcionar como um excelente canal de relacionamento. E o bom relacionamento entre sua empresa e seus clientes, por sua vez, contribui para o aumento das vendas.

Algumas ideias para aplicar essa dica:

  • Envie e-mails em datas especiais: dia das mães, dos pais, nos aniversários etc.
  • Se você sabe de alguma data importante para o cliente, parabenize ele pela ocasião. Digamos que um casal tenha passado a lua de mel em seu hotel. Que tal enviar um e-mail agradecendo por ter escolhido o seu estabelecimento e desejando felicidades no casamento?
  • Envie um e-mail perguntando como foi a estadia. Melhor ainda se for um e-mail mais pessoal, assinado pelo gerente, por exemplo.

–> Saiba mais: 4 formas de medir a satisfação de seus hóspedes

Aprenda mais!

Leia a entrevista que fizemos com Wellington Sousa, especialista nessa área e gerente de Marketing da All In e saiba mais dicas e informações importantes sobre como potencializar o uso do e-mail marketing.

como aumentar as reservas do hotel ou pousadaNo vídeo, ele explica:

  • Como atrair o consumidor e conseguir informações sobre ele.
  • A importância do envio de conteúdo relevante para o cliente.
  • O que analisar para medir a eficiência de uma campanha de e-mail marketing.
  • A importância da segmentação no envio de e-mails.

E muito mais!

CLIQUE AQUI e confira.

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Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo a aumentar as reservas do hotel ou pousada e também a fortalecer a relação entre seu estabelecimento e seus clientes por meio de campanhas de e-mail marketing para hotelaria. Coloque essas dicas em prática para garantir quartos cheio o ano todo!

Imagens: FreepikFlaticon

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