fbpx

Nossas Sugestões

Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada

Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/10/17

Que o Brasil é um país “bonito por natureza” todo mundo sabe. Por isso mesmo, o ecoturismo é uma das modalidades de viagem mais fortes por aqui. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a aproveitar o turismo ecológico para atrair e conquistar hóspedes preparamos este artigo. Entenda a importância desse tipo de turismo e aprenda a utilizá-lo a seu favor.

O QUE É ECOTURISMO

ecoturismo

Ecoturismo ou turismo ecológico é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

Definição: Ministério do Meio Ambiente e EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.

O potencial do ecoturismo

  • Segundo o Ministério do Turismo, o percentual de estrangeiros que vieram ao Brasil motivados pelos atrativos naturais, ecoturismo e turismo de aventura passou de 12,8% em 2014 para 15,7% em 2015.
  • ecoturismoO viajante adepto ao ecoturismo está disposto a gastar mais por essa experiência. Segundo publicação do Estadão, um turista de lazer gasta em média 76 dólares por dia, enquanto o ecoturista chega a gastar 104 dólares.
  • Além disso, eles estão dispostos a contribuir financeiramente para que uma região mantenha suas belezas preservadas. Um estudo realizado pela consultoria francesa TNS Sofres mostrou que 69% dos turistas europeus estão dispostos a pagar até 30% a mais para garantir a preservação do local.
  • Apesar de todo o potencial do ecoturismo, ele ainda é pouco aproveitado pelos meios de hospedagem brasileiros. Segundo a ONG Green Building Council Brasil, apenas 14 hotéis brasileiros têm a certificação de gestão ambiental ISO 14001, que comprova o conjunto de ações ambientais realizadas pelo estabelecimento.

3 maneiras de aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada

Seu estabelecimento fica em uma região propícia para atrair ecoturistas? As dicas abaixo vão ajudá-lo a aproveitar o potencial dessa modalidade de turismo para atrair e conquistar clientes! Vamos lá?

1 – Seja realmente sustentável

ecoturismo

Se você quer aproveitar o ecoturismo, ter uma certificação ambiental pode ser um diferencial. No entanto, enquanto o certificado não vem, você pode colocar outras ideias em prática!

Por exemplo:

  • Sugerir aos hóspedes a utilização de toalhas de mão no lugar de papel toalha.
  • Não trocar a toalha de banho diariamente, pensando na economia de água.
  • Utilizar lâmpadas nos corredores com sensor de movimento, evitando o desperdício de energia.

Outras iniciativas, que exigem um planejamento maior, mas que são importantes, são: instalação de painel para utilização de energia solar, reutilização da água da chuva etc.

Leia também!

Aprenda mais sobre como adotar ações sustentáveis em seu estabelecimento. 

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável

2 – Faça parcerias com parques e reservas locais

ecoturismo

Se a sua região tem potencial para o ecoturismo, faça parceria com as organizações responsáveis pelas atrações ecológicas locais, com o objetivo de incentivar os viajantes a visitarem essas áreas.

Por exemplo:

  • Ao fechar um pacote de estadia, o hóspede ganha um passeio de barco ou um desconto no ingresso do parque da cidade.
  • Se o parque ou a reserva natural fica distante do seu estabelecimento, ofereça deslocamento de ônibus ou bicicleta para facilitar o acesso ao turista.

Leia também!

Aprenda mais sobre como fazer parcerias. 

Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

3 – Conecte-se com a cultura local

ecoturismo

Ecoturistas se preocupam com o desenvolvimento econômico das regiões que visitam e com as pessoas que fazem parte dessas comunidades. Você também quer contribuir para fortalecer sua região e ainda atrair esses viajantes para seu estabelecimento? Que tal realizar uma feira com artesãos e artistas locais, mostrando produtos e obras típicas da região?

Essa iniciativa só trará benefícios! Os clientes vão adorar levar uma lembrança artesanal da viagem, os moradores locais terão a chance de espalhar a cultural local e você estará fazendo a sua parte para um mundo melhor.

Leia também!

Aprenda mais sobre a importância de o hotel se envolver com a comunidade. 

A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria

Na prática

ecoturismoO Txai Resort, localizado no sul da Bahia, convidou seus hóspedes a doarem R$ 20 por estadia para financiar um projeto sustentável na comunidade da região, onde vivem 23 famílias produtoras da agricultura orgânica.

Segundo a gerente do hotel, ninguém se recusou de contribuir! O valor arrecadado é repassado para as famílias, que atualmente recebem em média meio salário mínimo por mês do resort. O dinheiro é utilizado para garantir que eles possam continuar tendo como renda principal a agricultura familiar, evitando, assim, o desmatamento.

Leia também!

Outro exemplo de como trabalhar o ecoturismo na hotelaria.

Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

ecoturismo

Esperamos que essas ideias inspirem você a realizar ações parecidas em seu estabelecimento. O ecoturismo pode ajudar a movimentar o seu hotel ou pousada e também pode contribuir para a preservação do meio ambiente e das riquezas culturais da sua região!

Recomendação de leitura: 

Cartilha do Ministério do Ambiente: Noções Básicas de Ecoturismo

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada"

Comentar