Motivação nada mais é do que os motivos que uma pessoa tem para realizar determinada ação (motivo + ação).
Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como motivar seus vendedores – dar motivos para eles serem cada vez mais melhores profissionais. No entanto, nunca pensamos sobre a motivação dos seus clientes. Você sabe o que os motiva a irem até sua loja? Conhece as motivações que eles têm para comprar de você? É sobre isso que vamos falar hoje! Juntos, entenderemos alguns fatores que levam alguém a tomar uma decisão de compra.
A motivação dos consumidores está diretamente ligada às necessidades/desejos que eles têm. Nesse sentido, apresentamos a você um conceito que vai ajudá-lo a entender quais são as principais motivações das pessoas no dia a dia: é a Teoria das Necessidades de Maslow.
O psicólogo americano Abraham Maslow ficou famoso na comunidade científica por desvendar os diferentes tipos de motivações que um indivíduo pode ter. Ele criou a “Pirâmide de Maslow”, que elenca um conjunto de cinco necessidades humanas por ordem de importância (de cima para baixo):
Agora que você já conhece a Pirâmide de Maslow, que tal usá-la a seu favor?
Saiba como sua loja pode atender a cada uma dessas necessidades de seus clientes.
São as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano. Não necessariamente sua loja irá suprir diretamente essas necessidades, mas pode facilitá-las, com produtos que deixam o preparo do alimento mais rápido, por exemplo.
É a necessidade de se sentir seguro, sem alguma ameaça. Evidenciar e comprovar a segurança de seus produtos é um fator importante para conquistar a confiança do seu consumidor e com certeza vai influenciar em sua decisão de compra.
Esse é o desejo do ser humano em ser aceito, em ser amado. É a necessidade de pertencer a um grupo. Seu cliente não quer ser tratado como “mais um no meio da multidão”. Ele quer se sentir especial. Ofereça um atendimento direcionado e você irá fortalecer o relacionamento com ele.
Esse é o desejo que as pessoas têm de serem reconhecidas entre os outros, de terem um lugar de destaque. Nesse sentido, nunca deixe de gratificar e recompensar seus melhores clientes. Mostre a eles que sua loja reconhece sua importância. Para isso, você pode preparar uma oferta especial para eles ou dar um brinde em cada compra, por exemplo.
Quando todas as necessidades anteriores estiverem sido contempladas, então o indivíduo busca a realização pessoal. Sua loja pode ajudá-lo a suprir essa necessidade oferecendo produtos que estimulem a criatividade, que o ajudem a realizar seu trabalho de forma mais eficiente… enfim, apresentando produtos que contribuam para que ele possa buscar o melhor de si.
Entendeu a ideia?
Agora, gostaríamos que você parasse para analisar de que maneira sua loja poderia contribuir para atender a cada uma dessas necessidades. Pense em tudo o que você já faz, verifique se suas ações estão alinhadas às necessidades e desejos dos clientes e pense em estratégias para motivar os consumidores a comprarem com você. Você vai ver como esse conhecimento será útil no seu dia a dia em vendas!