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Entenda o papel do Merchandising para o sucesso de sua loja

Entenda o papel do Merchandising para o sucesso de sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/09/15

Merchandising, vitrine, marketing… Muitas vezes esses conceitos se confundem. Porém, apesar de todos eles estarem relacionados ao ponto de venda, não significam exatamente a mesma coisa.

Antes de tudo, para que você saiba como criar um ponto de venda atraente, você precisa entender que: 

Merchandising é uma ferramenta de Marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor. 

Para deixar esse conceito mais claro para você, conversamos com Edson Souza, fundador do PDV Ativo – um dos maiores sites de merchandising do Brasil. Saiba quais foram os principais destaques da conversa a seguir.

Visual Merchandising 

Para começar, Souza conta que tas técnicas de Visual Merchandising, que são estratégicas para ambientar a loja como um todo e expor os produtos de maneira funcional e ao mesmo tempo atraente para o cliente, têm ganhado cada vez mais força.

Quando trabalhamos qualquer aspecto visual – desde a fachada de uma loja até a arrumação de um produto na prateleira – podemos usar o visual merchandising para chamar a atenção do consumidor”, destaca.

Na sequência, ele aponta ainda que, dentro do Visual Merchandising, destaca-se no varejo o que é chamado de exibitécnica. Como o próprio nome diz, esse conceito refere-se às técnicas utilizadas para exibir o produto.Podemos ampliar o campo de visão e dizer que é a capacidade de exibir um produto de uma forma que ele se destaque dos demais e impulsione as vendas”, explica.

PARA ENTENDER O MERCHANDISING

merchandising para varejo

Os produtos e a loja na visão e na percepção do consumidor

O especialista alerta que a percepção visual é extremamente importante, pois o consumidor gosta de ver o que está comprando e, mais ainda, compra o que está gostando de ver.

Ele explica que se o lojista quer encantar o seu público com ações de merchandising, precisa entender a percepção do seu cliente. “Claro que o que vale para todos é a percepção que o nosso consumidor tem de nosso produto, marca ou loja – não aquilo que pensamos ou achamos que está certo”, analisa.

merchandising para varejoUma exposição bem feita é meio caminho para a venda

Souza conta que, tempos atrás, dizia-se que se um produto não fosse exposto, ele não iria vender. Mas o especialista frisa que, hoje, não basta apenas expor o produto, ele precisa estar bem exposto.

Uma exposição bem feita não só atrai o consumidor, mas também facilita a compra, economiza tempo e o ajuda a lembrar de necessidades. Tudo isso contribuirá também para sua fidelização, porque o cliente compra com os olhos e com o coração. Uma exposição bem feita também transmite segurança, higiene e qualidade”, indica.

merchandising para varejoCada consumidor tem uma resposta

Mesmo que você desenvolva ações pensando no perfil do seu público consumidor, cada pessoa poderá ter uma reação diferente. “O que chama a atenção de um, pode não ter o mesmo impacto para outro. Mas quando conseguimos realizar uma ação de merchandising que atinge um dos sentidos de nosso cliente, a chance de sucesso é maximizada”, aponta Souza. Ele completa dizendo que “não há uma fórmula mágica para isso, mas as técnicas de merchandising podem nos ajudar nesse sentido”.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o Merchandising, que tal colocá-lo em prática? Souza deu algumas dicas importante para que você possa trabalhar o merchandising de maneira criativa em sua loja. Fique ligado aqui no blog porque esse é o tema do próximo post sobre esse assunto.

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