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Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes no Dia das Mães

Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes no Dia das Mães

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/04/15

Na segunda-feira, iniciamos uma série de artigos com dicas para ajudá-lo a vender mais no Dia das Mães. Para ler o primeiro artigo, clique aqui.

Considerado o “segundo natal” do comércio, o Dia das Mães é sempre uma data promissora para os lojistas. Por isso, se você quer aproveitar a época para melhorar seu desempenho de vendas neste ano, saber direcionar bem as ações específicas à data é essencial.

Nesse sentido, você precisa ter em mente é que apesar de elas, as mães, serem o foco principal do momento, talvez o seu público-alvo daqui até o segundo domingo de maio não seja composto por elas… Não está entendendo aonde queremos chegar? Calma. A gente explica.

Pense bem: Quem são as pessoas que compram os presentes para as mães no Dia das Mães?

São filhos, maridos, namorados, genros, noras, netos, chefes, amigos, enteados e assim por diante. Não são elas mesmas, certo?

Por isso, é nesses públicos que você precisa focar suas estratégias! Afinal, são eles que irão até sua loja para comprar os presentes. “É de impressionar o fato de que muitas lojas criam campanhas e realizam ações voltadas para as mães no dia em que quem ganha os presentes são elas. É preciso que a comunicação (telefonemas, e-mails, ações de marketing) seja direcionada às pessoas que as presentearão”, destaca Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo.

5 dicas para atender aos diferentes públicos do Dia das Mães

Com base nisso, Claudio Diogo apresenta preciosas dicas para você atender e vender para quem de fato vai comprar nas próximas semanas:

1) Realize pesquisas

43392Antes de começar a agir, você precisa entender bem quem é o seu público neste Dia das Mães. Para isso, que tal pedir aos clientes que visitam a sua loja responderem uma rápida pesquisa? Basta solicitar o nome dele, o contato e para quem ele está comprando o presente. Dessa forma, depois que a data passar você vai poder fazer uma análise dos dados coletados e começar a se preparar para as próximas épocas de bastante movimento na loja.

Além disso, você pode fazer ações específicas e direcionadas utilizando essas informações no Dia das Mães do ano que vem, por exemplo. Se determinado cliente comprou um presente para a tia, você já sabe qual direcionamento dar à comunicação para ele nessa mesma época em outros anos, certo?

2) Esforce-se para trazer os clientes para a sua loja

man172Se as presenteadas são as mães, os presenteadores são as pessoas que as amam. E é nesse grupo que deve estar focada sua estratégia de comunicação. “Analise sua carteira de clientes e busque os presenteadores. Você pode, por exemplo, criar um cronograma de ações para trazê-lo para a loja. Para isso, pode mandar e-mail em um dia, telefonar em outro, fazer um post na sua página no Facebook mais pra frente e assim por diante. O que não pode é sentar e esperar que os clientes apareçam. Eles aparecerão naturalmente, claro, mas não custa nada dar um empurrãozinho”, sugere o especialista.

Você tem essa lista de contatos, não tem? Se não, precisa aproveitar o maior fluxo de clientes nas proximidades do Dia das Mães para começar a cadastrar seus clientes e conhecê-los bem. Isso será útil em todas as datas comemorativas a partir de então!

3) Prepare sua equipe para atender aos diversos presenteadores

teacher36Você já parou para pensar que talvez seu cliente não esteja comprando um presente para a mãe dele nessa época pré-segundo domingo de maio? Pois é, pode ser que a presenteada seja a avó, ou então a sogra, a esposa, a filha, a madrasta. Talvez ele tenha sido criado só pelo pai, e quer homenageá-lo nesta data.

Ou seja, não dá para assegurar, antes mesmo de conversar com o cliente, que a mãe é o alvo da preocupação dele no momento. Por isso, é fundamental instruir sua equipe sobre os possíveis públicos que a loja irá receber e preparar os profissionais para entender exatamente o tipo de presente ideal para cada cliente.

Perguntas simples como “quem você quer presentear neste Dia das Mães?” e “como é a relação de vocês?” ajuda a entender a história do cliente e efetivamente ajudá-lo a encontrar um bom presente.

 4) Forneça cartões personalizados

searching33Já deu para entender que para vender mais neste Dia das Mães abrir a cabeça é um bom começo, certo?

Nesse sentido, outra forma de atender aos diferentes públicos a serem presenteados nesta data é fornecendo aos clientes cartões personalizados para eles entregarem às pessoas que amam. Ou seja, ao invés de preparar mensagens apenas direcionadas às mães, inclua recadinhos para as avós, tias, madrastas, esposas, filhas e até mesmo pais (que muitas vezes exercem o papel de mãe). Com isso, seu cliente vai conseguir complementar o presente de forma muito bonita e sensível e sua loja o ajudará a traduzir o amor que sente por aquela pessoa.

5) Aproveite a época para fidelizar os clientes

standing75Garantir uma boa venda e a satisfação de clientes e presenteados é legal, mas melhor ainda é ter a certeza de que sua loja continuará movimentada depois que o Dia das Mães passar. Para isso, você precisa pensar em estratégias de fidelização para todos os públicos.

Por exemplo: o cliente leva o presente para a mãe, avó, esposa e ela ganha um brinde para ser retirado na loja. Quem não quer um brinde, né?

Ou, ainda, você pode bonificar seu cliente por outros clientes que chegarem à sua loja indicados por ele, pode oferecer garantia estendida gratuita, entrega gratuita… Enfim, boas formas de fidelizar e manter as vendas em alta durante o ano não faltam. Basta colocar a cabeça para funcionar, pensar e encontrar maneiras de se diferenciar!

Claudio Diogo explica que, quanto mais ampla for sua visão, melhor para suas vendas. Entenda para quem você vende no Dia das Mães, coloque essas dicas em prática e tenha um “segundo Natal” campeão de vendas.

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