Fazer sua equipe entender os diferenciais da sua loja é o primeiro passo para fazê-la “vender” esses diferenciais aos clientes. Não sabe como fazer isso? Este artigo é para você!
Em qualquer negócio uma empresa só atingirá o resultado que deseja quando sua equipe estiver não apenas alinhada aos seus ideais, mas também souber exatamente quais são seus diferenciais em relação à concorrência.
No varejo, essa necessidade é ainda maior. Afinal, os vendedores lidam diretamente com os clientes. Consequentemente, são eles os encarregados por transmitir os benefícios e valores da empresa aos consumidores – coisas que fazem toda a diferença na experiência do cliente e também nos resultados de vendas.
Sabendo da importância desse tema, apresentamos a seguir seis dicas para você fazer a sua equipe entender os diferenciais da sua loja.
Acompanhe!
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Cultura organizacional é a combinação entre missão, valores, objetivos e políticas internas e externas de uma empresa.
Esse combo, aliás, também ajuda a definir os elementos que diferenciam uma empresa das demais. Portanto, fortalecer sua cultura organizacional é uma das chaves para fazer sua equipe entender os diferenciais da sua loja.
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Ainda falando sobre cultura, verdade seja dita: definir valores essenciais e não cumpri-los pode ser pior do que não estabelecer nenhum valor!
Um líder sempre vai servir de referência à equipe. De nada adiante pedir para seus colaboradores que ajam de certa forma e mantenham uma conduta profissional, respeitando prazos e os clientes, se você não fizer o mesmo.
Um líder que mostra à sua equipe que é um exemplo a ser seguido e cumpre todas suas promessas incentiva os funcionários a trabalharem melhor. Além disso, ele os inspira a manterem os valores da empresa vivos.
Por isso, mantenha-se fiel aos seus valores e aos valores da sua empresa. Agindo dessa forma, seus colaboradores farão o mesmo.
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Deseja que a sua equipe reconheça os valores e saiba como destacar os diferenciais da sua loja? Então, invista em treinamento!
Afinal, um simples e-mail explicando qual é o posicionamento da empresa e seus diferenciais não é, nem de longe, o suficiente para engajar seus colaboradores na sua causa.
Porém, por outro lado, bons treinamentos transmitem o compromisso da loja com os clientes e com os funcionários.
Um funcionário comprometido com os valores da empresa, capacitado e disposto a mostrar o diferencial do seu negócio para os clientes é alguém que você deve valorizar. Não apenas porque colaboradores que trabalham dessa forma trazem bons resultados, mas também porque incentivam os colegas. Afinal, a partir do momento que sua equipe perceber que quem está realizando um bom trabalho é recompensado, todos os colaboradores vão se esforçar mais para também serem reconhecidos.
Isso, por sua vez, fará a diferença no trabalho de fazer sua equipe entender os diferenciais da sua loja! Afinal, diferenciais não precisam necessariamente ter a ver com os produtos que você vende ou com os serviços que oferece; também podem ter a ver com a cultura organizacional e com o ambiente de trabalho.
– Como reconhecer seus melhores funcionários
– Como motivar (e manter motivada) sua equipe de vendas
Demitir pessoas talvez seja a parte mais ingrata do trabalho de todo líder/gestor. Porém, tão importante quanto recompensar os bons funcionários, é cortar o vínculo com aqueles que prejudicam os resultados da sua empresa e que também se mostram uma má influência para os outros colaboradores.
Cada funcionário representa a sua empresa. Cada um deles é responsável por comunicar ao mercado os valores, a missão, os ideais e os diferenciais do seu negócio. Por isso, adiar o encerramento de uma parceria pode ser muito prejudicial à sua loja e, ainda, mostra aos demais profissionais da sua equipe que por mais que existam diferenciais em sua loja em questões como atendimento, mix de produtos e serviços, há problemas de gestão que podem prejudicar os resultados. Não é o que você quer, é?
– Como demitir um profissional de sua loja
Quer mesmo que a equipe entenda os diferenciais da sua loja? Portanto, fale sobre isso com eles já no processo de recrutamento e seleção! Assim, você aumenta as chances de contratar profissionais alinhados aos valores da sua empresa e facilita seu trabalho de disseminação da cultura organizacional construída.
O mesmo vale para o contato com o cliente. Estimule seus colaboradores a serem claros e mostrarem o valor da negociação desde o primeiro instante. É isso que molda a experiência do cliente.
E aí, o que achou das dicas? Acredita que elas irão te auxiliar no relacionamento com os colaboradores e, fazendo isso, melhorar os seus resultados? Nós contamos com isso e se você tiver alguma dúvida entre em contato conosco.
Boas vendas!