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Erros de design no e-commerce que prejudicam a experiência do cliente

Erros de design no e-commerce que prejudicam a experiência do cliente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/03/18

A concorrência na internet é cada dia maior. Quer destacar sua loja virtual no meio desse oceano de competidores? Aproveite ao máximo o potencial de cada visitante! É seu papel garantir que a experiência dos seus e-consumidores seja positiva e inesquecível. Nesse sentido, uma de suas principais missões deveria ser evitar os erros de design no e-commerce que apresentamos a seguir. Afinal, dessa forma você aumentará as chances de seus visitantes saírem de sua loja on-line tendo efetivado uma compra.

Curioso para saber quais são os tais erros de design no e-commerce que você deve evitar? Siga a leitura deste artigo e descubra também como evitá-los. Vamos lá?

Erros de design no e-commerce

Alguns erros de design prejudicam a navegação dos consumidores na sua loja on-line e, por vezes, levam o cliente a um “beco sem saída”. Estamos falando de falhas na estrutura do site, que levam situações como estas:

  • O cliente clica no produto e o link não funciona.
  • O cliente faz uma busca e o resultado mostra itens fora do estoque.
  • O cliente abre uma categoria de produtos e não encontra nenhum item.
  • O cliente tenta fechar a compra e o formulário de checkout não funciona.

erros de design no e-commerce

Se você cometer qualquer um desses erros de design no e-commerce, é grande a chance de seus prospects fecharem seu site e irem para a concorrência. Para ajudá-lo a garantir que isso não aconteça na sua loja virtual, revelamos a seguir como evitá-los. Tome nota!

1 – Links que não funcionam

erros de design no e-commerceAs chamadas páginas “Erro 404” aparecem quando o link utilizado direciona o internauta a uma página inexistente. Muitas vezes isso acontece quando a pessoa digita o endereço errado. No entanto, vários sites possuem links cadastrados de forma errada, direcionando os usuários a páginas inválidas. Há diversas ferramentas que fazem análise do site para encontrar links “quebrados”. Estas são algumas:

Utilize-as para deixar esse erro de design no e-commerce longe da sua loja virtual!

2 – Categorias sem nenhum produto

erros de design no e-commerceO cliente chega ao seu site procurando por smartphones. Ele abre o menu, seleciona a categoria de smartphones e, para surpresa dele, nenhum produto aparece disponível – ou são expostos apenas um ou dois modelos.

O que você acha que vai acontecer? Pois é, há grandes chances de ele abandonar sua loja virtual! 

Mas existem algumas maneiras de evitar esse erro de design no e-commerce. Olha só:

  • Ao cadastrar os produtos na sua loja on-line, assegure-se de que eles sejam linkados às suas respectivas categorias.
  • Quando uma categoria estiver vazia – seja porque os produtos estão fora de estoque ou fora de linha –, retire-a de seu site. Dessa forma, você evita decepcionar clientes que estavam buscando exatamente itens daquela seção.
  • Verifique se a sua plataforma de e-commerce possui alguma ferramenta para retirar do ar automaticamente categorias vazias.  
  • Faça uma busca por produtos “sem categoria” e categorize-os corretamente.

3 – Falhas nos formulários

erros de design no e-commerceÉ extremamente frustrante fazer uma pesquisa, selecionar um produto e, na hora de comprar, não conseguir fechar a compra por conta de uma falha no formulário  de cadastro no site. Além de prejudicar aquela experiência em si, esse problema faz com que aquele cliente não queira voltar ao seu e-commerce tão cedo. Esse problema é maior especialmente em lojas que não vendem produtos exclusivos, já que, assim, os consumidores podem facilmente comprar o item em outro site.

  • Sim, falhas nas ferramentas acontecem. O importante é que sua loja consiga perceber o erro a tempo, evitando que ele prejudique a experiência de diversos clientes.
  • Analisar os processos do seu e-commerce constantemente é crucial nesse sentido.
  • Além disso, também é importante realizar pesquisas de satisfação com os clientes periodicamente. Assim, você poderá identificar esse tipo de atrito nos processos antes que eles ganhem uma proporção maior e acabem afetando o faturamento do seu e-commerce.

4 – Dificuldade para fazer buscas personalizadas

erros de design no e-commerceSua loja não tem um campo de busca para os clientes pesquisarem produtos dentro do site? Saiba que esse é um dos erros de design no e-commerce que dificultam a navegação dos clientes nas páginas!

Isso, aliás, pode acabar desencorajando o consumidor e fazendo com que ele desista de comprar em sua loja.

  • Além de disponibilizar categorias pré-estabelecidas de produtos, sua loja on-line também deve oferecer a possibilidade de o cliente fazer uma busca personalizada.
  • Crie um campo de busca e deixe bem visível nas páginas para que o usuário possa utilizá-lo.
  • Se possível, possibilite que o cliente refine a busca, selecionando a cor e a faixa de preço, por exemplo.

5 – Site não responsivo

erros de design no e-commerceOs dispositivos móveis têm um papel fundamental no processo de compra da atualidade. Se o design da sua loja on-line não é responsivo (ou seja, não se adapta aos diferentes tamanhos de telas existentes), você com certeza perderá muitas oportunidades de vendas.

O design responsivo garante uma boa navegação pelo site, independentemente do dispositivo pelo qual seu cliente acesse a loja – seja por um smartphone, pelo computador ou pelo tablet.

Dicas extras para aprimorar o design da sua loja virtual

erros de design no e-commerce

  • O cliente fechou uma compra? Em vez de direcioná-lo para uma página sem saída, utilize uma página de agradecimento! Nesse espaço, revele como seu cliente pode entrar em contato com a loja e/ou fazer a avaliação da compra que ele acabou de efetuar. Informe ali seu telefone, e-mail, redes sociais etc.
  • Programe as suas páginas de erro para indicar possíveis caminhos dentro do site. Sabe aquela página 404, que aparece quando há páginas inexistentes? Ela aparecerá sempre que um cliente digitar um endereço errado. Desenvolva essa página de forma que o visitante seja direcionado novamente para a home ou para a categoria em que ele estava, evitando que ele desista e feche o site.
  • Indique produtos similares quando o cliente buscar por um item que sua loja não vende ou que está fora de estoque. Assim, se ele pesquisar por iPhone, por exemplo, verá smartphones que tenham configurações parecidas.
  • Conte com a ajuda de um profissional de desenvolvimento web para ajudar a manter a sua loja on-line em dia. Por mais que você tenha uma plataforma autônoma, como o Parceiro Gazin, contar com o apoio de um desenvolvedor é importante para garantir a estabilidade do seu negócio na web.

Quer aprender mais sobre como aprimorar o design da sua loja on-line e garantir uma boa experiência dos seus clientes na web?

Leia também:

Coloque essas dicas em prática para evitar erros de design no e-commerce que prejudicam suas vendas na web. Potencializar a experiência dos consumidores na loja on-line contribuirá não só para aumentar seu faturamento, mas também para conquistar a fidelidade dos clientes!

Boas vendas!

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