A concorrência na internet é cada dia maior. Quer destacar sua loja virtual no meio desse oceano de competidores? Aproveite ao máximo o potencial de cada visitante! É seu papel garantir que a experiência dos seus e-consumidores seja positiva e inesquecível. Nesse sentido, uma de suas principais missões deveria ser evitar os erros de design no e-commerce que apresentamos a seguir. Afinal, dessa forma você aumentará as chances de seus visitantes saírem de sua loja on-line tendo efetivado uma compra.
Curioso para saber quais são os tais erros de design no e-commerce que você deve evitar? Siga a leitura deste artigo e descubra também como evitá-los. Vamos lá?
Alguns erros de design prejudicam a navegação dos consumidores na sua loja on-line e, por vezes, levam o cliente a um “beco sem saída”. Estamos falando de falhas na estrutura do site, que levam situações como estas:
Se você cometer qualquer um desses erros de design no e-commerce, é grande a chance de seus prospects fecharem seu site e irem para a concorrência. Para ajudá-lo a garantir que isso não aconteça na sua loja virtual, revelamos a seguir como evitá-los. Tome nota!
As chamadas páginas “Erro 404” aparecem quando o link utilizado direciona o internauta a uma página inexistente. Muitas vezes isso acontece quando a pessoa digita o endereço errado. No entanto, vários sites possuem links cadastrados de forma errada, direcionando os usuários a páginas inválidas. Há diversas ferramentas que fazem análise do site para encontrar links “quebrados”. Estas são algumas:
Utilize-as para deixar esse erro de design no e-commerce longe da sua loja virtual!
O cliente chega ao seu site procurando por smartphones. Ele abre o menu, seleciona a categoria de smartphones e, para surpresa dele, nenhum produto aparece disponível – ou são expostos apenas um ou dois modelos.
O que você acha que vai acontecer? Pois é, há grandes chances de ele abandonar sua loja virtual!
Mas existem algumas maneiras de evitar esse erro de design no e-commerce. Olha só:
É extremamente frustrante fazer uma pesquisa, selecionar um produto e, na hora de comprar, não conseguir fechar a compra por conta de uma falha no formulário de cadastro no site. Além de prejudicar aquela experiência em si, esse problema faz com que aquele cliente não queira voltar ao seu e-commerce tão cedo. Esse problema é maior especialmente em lojas que não vendem produtos exclusivos, já que, assim, os consumidores podem facilmente comprar o item em outro site.
Sua loja não tem um campo de busca para os clientes pesquisarem produtos dentro do site? Saiba que esse é um dos erros de design no e-commerce que dificultam a navegação dos clientes nas páginas!
Isso, aliás, pode acabar desencorajando o consumidor e fazendo com que ele desista de comprar em sua loja.
Os dispositivos móveis têm um papel fundamental no processo de compra da atualidade. Se o design da sua loja on-line não é responsivo (ou seja, não se adapta aos diferentes tamanhos de telas existentes), você com certeza perderá muitas oportunidades de vendas.
O design responsivo garante uma boa navegação pelo site, independentemente do dispositivo pelo qual seu cliente acesse a loja – seja por um smartphone, pelo computador ou pelo tablet.
Quer aprender mais sobre como aprimorar o design da sua loja on-line e garantir uma boa experiência dos seus clientes na web?
Coloque essas dicas em prática para evitar erros de design no e-commerce que prejudicam suas vendas na web. Potencializar a experiência dos consumidores na loja on-line contribuirá não só para aumentar seu faturamento, mas também para conquistar a fidelidade dos clientes!
Boas vendas!