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15 erros de linguagem corporal que prejudicam as vendas

15 erros de linguagem corporal que prejudicam as vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/03/17

Não é exagero dizer que os erros de linguagem corporal da sua equipe de vendas podem custar a sobrevivência do seu negócio. Em uma época em que o consumidor pode comprar o que quiser pela internet, a forma como o vendedor se comporta e atende o cliente nunca foi tão essencial para garantir o sucesso da loja.

Sabendo disso, reunimos neste artigo alguns dos principais erros de linguagem corporal que podem prejudicar suas vendas e afastar cada vez mais clientes. Confira:

15 erros de linguagem corporal nas vendas

1 – Não fazer contato visual

erros de linguagem corporalAo evitar olhar no olho do cliente, o vendedor passa a mensagem de que não tem real interesse no que ele tem a dizer.

É importante que o atendente deixe claro que está ali, presente, e não pensando em outra coisa.

2 – Fazer contato visual demais

erros de linguagem corporalNo entanto, fazer contato visual demais é também um erro de linguagem corporal. Ao encarar o cliente por muito tempo, o vendedor pode passar uma mensagem de agressividade e deixar o consumidor desconfortável. Olhar no olho por dois ou três segundos é suficiente para mostrar que você está prestando atenção, sem assustar ninguém.

3 – Não sorrir, falta de expressão

erros de linguagem corporalO sorriso é o sinal universal de boas-vindas. Não sorrir ou não ter nenhum tipo de expressão é um grave erro de linguagem corporal, pois mostra que o vendedor está apático e não está reagindo ao cliente – traduzindo: não está nem aí.

4 – Exagerar nos gestos

erros de linguagem corporalPor outro lado, também é importante dosar as expressões. Sorrir demais e fazer gestos muito bruscos e amplos pode passar a impressão de que o vendedor está sendo forçado, não está agindo naturalmente. Isso também pode deixar o cliente desconfortável.

5 – Olhar para o relógio ou celular

erros de linguagem corporalNinguém gosta de conversar com alguém que para o tempo todo para conferir a hora ou checar o celular. Seu cliente não é diferente. Esse é um erro de linguagem corporal que precisa ser evitado a todo custo, pois pode deixar o consumidor extremamente irritado.

6 – Braços cruzados

erros de linguagem corporalBraços cruzados passam a mensagem de que o vendedor não está aberto para conversar, ele está “fechado”. Por conta dessa posição, pode ser até que o cliente nem chegue a entrar na loja, pois ele já sabe que não vai ser bem recebido.

7 – Balançar a cabeça demais

erros de linguagem corporalBalançar a cabeça de vez em quando (como se estivesse confirmando algo ou concordando) é importante para mostrar que você está prestando atenção e acompanhando o que o outro está dizendo. No entanto, se o vendedor balançar demais a cabeça vai passar a mensagem contrária: que ele está só fazendo aquele gesto automático e, na verdade, não está escutando o cliente.

8 – Não respeitar o espaço do outro

erros de linguagem corporalEsse é um dos erros de linguagem corporal mais comuns e que muita gente comete sem perceber. Invadir o espaço do outro é ficar muito perto, ficar encostando na pessoa o tempo todo, tocar e cutucar ela. Se seus vendedores fazem isso, é bem provável que já tenham perdido alguns clientes que se sentiram incomodados com essa invasão.

9 – Remexer-se demais

erros de linguagem corporalBalançar a perna, movimentar os braços, estalar os dedos, coçar o nariz, arrumar o cabelo. Se a pessoa fica se remexendo o tempo todo, ela mostra que está desconfortável ou impaciente com aquela situação. Ao cometer essa falha, seus vendedores podem espantar muitos clientes.

10 – Mãos fechadas ou entrelaçadas

erros de linguagem corporalNo mesmo sentido dos braços cruzados, mãos fechadas ou entrelaçadas mostram que o vendedor está tenso e que não está aberto para conversar. Não é preciso receber o cliente literalmente de braços abertos, pronto para o abraço, mas a postura do profissional precisa ser de alguém disposto e com vontade de atender o cliente.

11 – Postura errada

erros de linguagem corporalQuando o vendedor inclina muito as costas para trás, pode passar a imagem de arrogante. Já se ele se inclina muito para frente, pode se mostrar agressivo. Ter uma postura correta é fundamental para que o cliente se sinta à vontade na companhia do atendente da loja.

12 – Ombros caídos

erros de linguagem corporalUma pessoa com ombros caídos passa as seguintes mensagens: desânimo, tristeza, preguiça, fraqueza. Nenhuma dessas imagens irão ajudar seus vendedores. Cabeça erguida e ombros firmes é a linguagem corporal certa para quem quer ter sucesso em vendas.

13 – Apontar o dedo

erros de linguagem corporalEsse é um dos erros de linguagem corporal mais inconvenientes que existem. Apontar o dedo para alguém é um sinal de agressividade – mesmo que você não tenha essa intenção. Prestar atenção nos gestos que fazemos quando estamos falando é importantíssimo para não acabar ofendendo alguém sem querer.

14 – Mãos no bolso, na cintura ou nas costas

erros de linguagem corporalÀs vezes, pode ser difícil saber o que fazer com as mão, não é mesmo? Mas ao colocar as mãos no bolso de forma mais firme, colocar a mão na cintura ou nas costas, o vendedor vai passar a imagem de dureza, de tensão. A não ser que uma dessas seja sua pose natural, a melhor opção é sempre deixar as mãos naturalmente livres, na lateral do corpo.

15 – Aperto de mão muito fraco ou muito forte

erros de linguagem corporalA forma como você aperta a mão do outro pode passar mensagens bem claras: se o aperto é muito forte, você está sendo agressivo, muito intenso; e se o aperto é muito fraco, você é preguiçoso, desinteressado. Nenhuma dessas imagens é benéfica para o vendedor. Um aperto de mão na medida é fundamental para conquistar a confiança do cliente.

Como evitar ou corrigir esses erros de linguagem corporal em sua loja

Se a sua equipe de vendas comete alguns desses erros de linguagem corporal ou se você quer evitar que isso aconteça em sua loja, a dinâmica abaixo pode ser uma boa opção para treinar os profissionais.

  • Reúna a equipe de vendas e mostre para seus vendedores os erros de linguagem corporal indicados neste artigo.
  • erros de linguagem corporalPeça a opinião deles e pergunte se eles teriam mais algum erro a acrescentar na lista.
  • Pergunte se eles cometem alguns desses erros de linguagem corporal.
  • Caso os profissionais sejam mais fechados, você pode pedir para que eles escrevam em um papel anonimamente quais erros da lista eles já cometeram – e/ou quais outros erros acreditam que cometeram.
  • Escreva todos os erros no quadro e comente um por um, indicando a melhor postura e comportamento para evitar cada uma das falhas.
  • Peça para os vendedores participarem e darem suas sugestões sobre como evitar os erros de linguagem corporal citados.
  • Ao final, crie um documento com as práticas citadas durante o treinamento e distribua entre os profissionais, para que eles utilizem como um guia.

Seguindo esse caminho, você iniciará um processo de evolução de postura dentro da sua equipe. Isso ajudará a fazer com que seus clientes se sintam bem dentro da sua loja e, consequentemente, suas chances de vender aumentarão. Pode apostar!

Veja ainda:

Os artigos abaixo também trazem informações importantes que merecem ser compartilhadas com seus vendedores. Imprima esse conteúdo ou envie o link dos artigos por e-mail para sua equipe de vendas:

Gostou das dicas deste artigo? Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo a melhorar ainda mais o atendimento na sua loja. E se você conhece outros erros de linguagem corporal que você acredita que deveriam estar nesta lista, deixe um comentário abaixo com sua sugestão!

Imagens: FreepikFlaticon

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