Não é exagero dizer que os erros de linguagem corporal da sua equipe de vendas podem custar a sobrevivência do seu negócio. Em uma época em que o consumidor pode comprar o que quiser pela internet, a forma como o vendedor se comporta e atende o cliente nunca foi tão essencial para garantir o sucesso da loja.
Sabendo disso, reunimos neste artigo alguns dos principais erros de linguagem corporal que podem prejudicar suas vendas e afastar cada vez mais clientes. Confira:
Ao evitar olhar no olho do cliente, o vendedor passa a mensagem de que não tem real interesse no que ele tem a dizer.
É importante que o atendente deixe claro que está ali, presente, e não pensando em outra coisa.
No entanto, fazer contato visual demais é também um erro de linguagem corporal. Ao encarar o cliente por muito tempo, o vendedor pode passar uma mensagem de agressividade e deixar o consumidor desconfortável. Olhar no olho por dois ou três segundos é suficiente para mostrar que você está prestando atenção, sem assustar ninguém.
O sorriso é o sinal universal de boas-vindas. Não sorrir ou não ter nenhum tipo de expressão é um grave erro de linguagem corporal, pois mostra que o vendedor está apático e não está reagindo ao cliente – traduzindo: não está nem aí.
Por outro lado, também é importante dosar as expressões. Sorrir demais e fazer gestos muito bruscos e amplos pode passar a impressão de que o vendedor está sendo forçado, não está agindo naturalmente. Isso também pode deixar o cliente desconfortável.
Ninguém gosta de conversar com alguém que para o tempo todo para conferir a hora ou checar o celular. Seu cliente não é diferente. Esse é um erro de linguagem corporal que precisa ser evitado a todo custo, pois pode deixar o consumidor extremamente irritado.
Braços cruzados passam a mensagem de que o vendedor não está aberto para conversar, ele está “fechado”. Por conta dessa posição, pode ser até que o cliente nem chegue a entrar na loja, pois ele já sabe que não vai ser bem recebido.
Balançar a cabeça de vez em quando (como se estivesse confirmando algo ou concordando) é importante para mostrar que você está prestando atenção e acompanhando o que o outro está dizendo. No entanto, se o vendedor balançar demais a cabeça vai passar a mensagem contrária: que ele está só fazendo aquele gesto automático e, na verdade, não está escutando o cliente.
Esse é um dos erros de linguagem corporal mais comuns e que muita gente comete sem perceber. Invadir o espaço do outro é ficar muito perto, ficar encostando na pessoa o tempo todo, tocar e cutucar ela. Se seus vendedores fazem isso, é bem provável que já tenham perdido alguns clientes que se sentiram incomodados com essa invasão.
Balançar a perna, movimentar os braços, estalar os dedos, coçar o nariz, arrumar o cabelo. Se a pessoa fica se remexendo o tempo todo, ela mostra que está desconfortável ou impaciente com aquela situação. Ao cometer essa falha, seus vendedores podem espantar muitos clientes.
No mesmo sentido dos braços cruzados, mãos fechadas ou entrelaçadas mostram que o vendedor está tenso e que não está aberto para conversar. Não é preciso receber o cliente literalmente de braços abertos, pronto para o abraço, mas a postura do profissional precisa ser de alguém disposto e com vontade de atender o cliente.
Quando o vendedor inclina muito as costas para trás, pode passar a imagem de arrogante. Já se ele se inclina muito para frente, pode se mostrar agressivo. Ter uma postura correta é fundamental para que o cliente se sinta à vontade na companhia do atendente da loja.
Uma pessoa com ombros caídos passa as seguintes mensagens: desânimo, tristeza, preguiça, fraqueza. Nenhuma dessas imagens irão ajudar seus vendedores. Cabeça erguida e ombros firmes é a linguagem corporal certa para quem quer ter sucesso em vendas.
Esse é um dos erros de linguagem corporal mais inconvenientes que existem. Apontar o dedo para alguém é um sinal de agressividade – mesmo que você não tenha essa intenção. Prestar atenção nos gestos que fazemos quando estamos falando é importantíssimo para não acabar ofendendo alguém sem querer.
Às vezes, pode ser difícil saber o que fazer com as mão, não é mesmo? Mas ao colocar as mãos no bolso de forma mais firme, colocar a mão na cintura ou nas costas, o vendedor vai passar a imagem de dureza, de tensão. A não ser que uma dessas seja sua pose natural, a melhor opção é sempre deixar as mãos naturalmente livres, na lateral do corpo.
A forma como você aperta a mão do outro pode passar mensagens bem claras: se o aperto é muito forte, você está sendo agressivo, muito intenso; e se o aperto é muito fraco, você é preguiçoso, desinteressado. Nenhuma dessas imagens é benéfica para o vendedor. Um aperto de mão na medida é fundamental para conquistar a confiança do cliente.
Se a sua equipe de vendas comete alguns desses erros de linguagem corporal ou se você quer evitar que isso aconteça em sua loja, a dinâmica abaixo pode ser uma boa opção para treinar os profissionais.
Seguindo esse caminho, você iniciará um processo de evolução de postura dentro da sua equipe. Isso ajudará a fazer com que seus clientes se sintam bem dentro da sua loja e, consequentemente, suas chances de vender aumentarão. Pode apostar!
Os artigos abaixo também trazem informações importantes que merecem ser compartilhadas com seus vendedores. Imprima esse conteúdo ou envie o link dos artigos por e-mail para sua equipe de vendas:
Gostou das dicas deste artigo? Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo a melhorar ainda mais o atendimento na sua loja. E se você conhece outros erros de linguagem corporal que você acredita que deveriam estar nesta lista, deixe um comentário abaixo com sua sugestão!