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Como superar os principais erros e desafios das vendas de Natal

Como superar os principais erros e desafios das vendas de Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/12/18

O período que antecede o Natal naturalmente é sinônimo de aumento no movimento e nas vendas no comércio. Mas isso não significa que sua loja não precisa se preparar e criar ações específicas para aproveitar todo o potencial dessa época.

Afinal, o crescimento da demanda de vendas traz muitos desafios para os lojistas. Portanto, aqueles que não se planejarem e se preparam corretamente, acabarão cometendo erros que prejudicam não só as vendas de Natal, como a credibilidade da loja como um todo.

Quer garantir que o último mês do ano seja de muita alegria na sua loja? Saiba quais são as principais falhas e dificuldades dos varejistas no período de vendas natalinas e entenda como superar essas dificuldades e evitar esses erros por aí!

DESAFIOS DE NATAL

Uma pesquisa realizada pela Gazin com varejistas de pequeno e médio porte do Brasil todo identificou que os principais desafios das lojas durante as vendas de Natal são:

Como superar os principais erros e desafios do Natal

Erros vendas de Natal

CHECKLIST PARA SUPERAR ESSES DESAFIOS E EVITAR ESSAS FALHAS

Você também enfrenta essas dificuldades e já sofreu as consequências dos erros listados acima?

As dicas que apresentamos a seguir o ajudarão a superar esses desafios e evitar essas falhas, aproveitando ao máximo o potencial de vendas do Natal este ano. Use-as como ponto de partida para criar o checklist do melhor Natal em vendas da história da sua loja!

1 – Planeje-se

fase de consideração de viagem

Falta de planejamento é sinônimo de despreparo – que é a origem de muitas das dificuldades e falhas que acontecem durante a época de Natal.

Mesmo que alguns imprevistos aconteçam, se você estiver preparado, poderá superar os desafios com maior eficiência e rapidez.

Para se planejar para vender mais no Natal:

✓ Faça reuniões com todas as áreas da loja e entenda quais são as principais demandas delas durante essa época;
✓ Desenvolva um plano de ação com as equipes de cada setor para que a loja como um todo esteja preparada para o aumento do movimento;
✓ Estabeleça metas para cada área e crie ações de incentivo para que os objetivos sejam alcançados.

🎬Assista!

Osmar Dalquano Junior, que foi coordenador de varejo do Sebrae-PR, explica a importância do planejamento para as empresas que desejam se destacar no mercado:

2 – Desenvolva campanhas de marketing para essa época

Simplesmente abrir as portas e esperar que os clientes venham até sua loja definitivamente não é a melhor estratégia de vendas para o Natal. Para se destacar da concorrência e efetivamente atrair mais clientes, você precisa criar ações de marketing específicas para essa data.

Ao desenvolver essas ações, leve em consideração os seguintes fatores:

✓ As campanhas e ofertas devem ter o objetivo não apenas de vender mais, mas também de atrair novos clientes.
✓ Nem toda promoção precisa envolver desconto. Ações como sorteios e concurso culturais também chamam a atenção dos consumidores.
✓ Pense também em desenvolver eventos temáticos nessa época. Por exemplo: apresentações de coral; workshop para fazer decorações de Natal; encontro com o Papai Noel.

Leia! 📘

5 ideias de promoções para o Natal

3 – Decore a loja de maneira estratégica

Quer mostrar aos consumidores que sua loja está preparada para atendê-los neste Natal? Então, “vista-a” de acordo! Afinal, o merchandising tem um papel fundamental para chamar a atenção dos clientes e impulsionar as vendas em dezembro.

Algumas práticas nesse sentido:

✓ Invista em uma decoração temática para esta época. Você pode aproveitar os enfeites de outras datas e do Natal passado, é claro. Porém, sempre adicione algo novo, para não ser muito repetitivo.
✓ Organize os produtos de forma estratégica, criando, por exemplo, kits com vários itens como sugestão de presentes.
✓ Dê destaque para os produtos que você quer que tenham mais saída neste Natal. Eletrônicos são sempre uma boa pedida.

Leia! 📘

Guia prático – Como usar o merchandising para vender mais no Natal

4 – Prepare e motive sua equipe

a diversidade e a inclusão

De nada adianta criar campanhas incríveis e decorar a loja se os vendedores não estiverem devidamente motivados e preparados para atender os clientes de Natal. O atendimento é o fator central na decisão de compra dos consumidores.

Algumas questões importantes para preparar sua equipe de vendas para o Natal são:

✓ Analise a necessidade de contratação temporária. Quando os vendedores estão sobrecarregados, além de se sentirem desmotivados, isso prejudica também o atendimento e, consequentemente, a percepção dos clientes em relação à sua loja.
✓ Reúna os vendedores e oriente-os em relação às ofertas desenvolvidas para o Natal.
✓ Peça para eles indicarem as objeções mais comuns dos clientes nessa época e, com base nelas, liste uma série de informações e argumentos para eles driblarem essas questões.
✓ Realize uma campanha de vendas para o Natal, dando incentivos extras para os vendedores se esforçarem para vender mais nesta época.

Leia! 📘

Como criar campanhas de vendas para o Natal

🎬Assista!

O especialista em varejo Fred Rocha revela que a forma como você determina as metas da equipe de vendas pode influenciar a motivação dos vendedores. Assista ao vídeo e saiba mais!

5 – Prepare o estoque e a logística

Como essa é uma época de maior movimento, um dos principais desafios dos lojistas é prever com precisão o estoque necessário para o Natal. Ainda nessa área, a falta de preparo em relação à logística é um dos erros que mais prejudicam a credibilidade da loja.

Evite isso seguindo estes passos:

✓ Avalie o movimento do Natal e dos meses anteriores a dezembro no ano passado e compare com este ano para prever a demanda desta época.
✓ Se, por exemplo, houve um crescimento de 5% nas vendas de eletrônicos no Natal do ano passado, prepare-se para atender essa margem mínima de aumento nas vendas também neste ano.
✓ Além disso, avalie a possibilidade de contratar uma empresa para dar conta da grande demanda de entrega de produtos nessa época.

Leia! 📘

Especialista dá dicas para uma gestão de estoque eficiente – No Natal e no ano inteiro

6 – Analise os processos da loja

como simplificar a gestão e aumentar a produtividade

Quer evitar que os clientes se sintam irritados em sua loja durante as compras de Natal? Avalie como adaptar seus processos para o aumento do movimento nessa época. Para isso:

✓ Estude as reclamações dos clientes nos anos anteriores e crie estratégias para evitar que elas se repitam.
✓ Verifique quais são as áreas que precisarão de reforço. Além da equipe de vendas, pode ser que o time do estoque e do cadastro também estejam sobrecarregados. Isso acaba atrasando processos e, assim, prejudicando a experiência do cliente.
✓ Avalie as reclamações em geral – no SAC, nas redes sociais, com os vendedores –, e aproveite essa época para corrigir essas questões.

7 – Foque na fidelização dos clientes do Natal

como decifrar um cliente

O foco no Natal é vender mais, certo? Mas um dos erros que os lojistas mais cometem é deixar de aproveitar a oportunidade de conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores nesta ocasião. Evite essa falha seguindo estas dicas:

✓ Aproveite a oportunidade da compra de Natal para coletar dados dos clientes que estão vindo pela primeira vez em sua loja.
✓ Depois que o Natal passar, continue em contato com os consumidores, enviando ofertas e conteúdos personalizados.
✓ Ofereça cupons de desconto ou vale-brindes para uma próxima compra, incentivando os clientes a voltarem à loja.
✓ Quando alguém for trocar um presente, trate essa ocasião não apenas como uma troca, mas como uma nova oportunidade de venda, oferecendo itens de maior valor agregado.

Leia! 📘

Como fidelizar clientes no Natal – e fazê-los voltar no ano que vem inteiro

Agora, é com você!

Seguindo estas dicas e levando o Natal a sério, você estará mais próximo de fechar 2018 comemorando resultados excelentes.

Mãos à obra e Feliz Natal!

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