fbpx

Nossas Sugestões

Está na hora de começar a planejar suas vendas de Natal

Está na hora de começar a planejar suas vendas de Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/10/14

Logo, logo as ruas estarão cheias de luzes e temas natalinos. E você, lojista, sabe que precisa se preparar para essa época muito especial para suas vendas, não é mesmo? E aí, já começou seu planejamento? Se ainda não, comece agora! Reunimos neste post dicas especiais para você começar a fazer o planejamento de suas vendas no Natal. 

1. Estipule as metas

motivar_equipe05É claro que você quer bombar suas vendas no Natal. Mas o que exatamente seria “bombar”? Para saber se você foi bem ou mal, precisa estabelecer metas de vendas – elas servirão de incentivo para os vendedores e de parâmetro para análise posterior. Verifique o movimento das vendas entre novembro e dezembro nos anos anteriores, faça uma média e, a partir disso estabeleça as metas para este ano.

Um bom caminho é fazer o seguinte: veja nos anos anteriores qual foi a média de crescimento das vendas entre outubro, novembro e dezembro. Se a média foi de, por exemplo, 2% de outubro para novembro, e de 5% de outubro para dezembro, veja como foi o movimento da sua loja em outubro desse ano e some a média de crescimento dos anos anteriores para chegar as metas de 2014.

 2. Prepare a equipe

motivar_equipe03Sua equipe de vendas precisa estar alinhada. Além de informar as metas, você deve também preparar incentivos para que eles possam alcançá-las. Ofereça viagens, bônus ou comissões para que os vendedores sintam-se motivados a buscar os resultados. Verifique se haverá necessidade de contratação de temporários para não sobrecarregar seus colaboradores por conta do alto movimento. Prepare ainda o cronograma de férias e folgas de forma que o desempenho da equipe não seja prejudicado.

 3. Cuide do estoque

objecoes02Cuidar do estoque é um passo imprescindível no planejamento de Natal. A falta de preparo pode causar dois tipos de prejuízos: a falta ou o acúmulo de muitos produtos. Em ambos os casos, sua loja sai perdendo. Por isso, cuide muito bem do planejamento do seu estoque. Faça a seguinte análise: estude o número de cada item vendido nos anos anteriores para ter uma base, mas também analise os produtos novos, as novas tendências que estarão em alta no Natal – principalmente em termos de produtos tecnológicos e eletroeletrônicos.

4. Planeje a decoração

Sua loja precisa entrar no clima do Natal. Por isso, planeje tudo o que você pretende fazer em termos de decoração. Verifique se há enfeites de outras datas que podem ser aproveitados e o que será preciso adquirir. As cores tradicionais são vermelho e dourado, mas nada o impede de personalizar sua decoração de acordo com as cores de sua marca – azul e prata, por exemplo.

5. Pense nas promoções

Já é hora de pensar também em quais promoções você irá fazer. Isso é importante porque vai influenciar, inclusive, o planejamento do seu estoque. Sua loja pretende focar em produtos específicos? Darão prioridade em quais linhas de produtos? Qual será o tipo de promoção? Você fará algum tipo de sorteio? Tudo isso demanda preparo e planejamento – inclusive financeiro.

6. Programe as ações de marketing e comunicação

06Essa é uma data especial, que pede uma comunicação especial. De que forma você irá se comunicar com seu cliente? Enviará e-mail ou cartas? Vai fazer a distribuição de flyers? Qual será o conteúdo desses materiais? Planeje a sequência das informações, ou seja, o que você informará em cada uma das semanas antes do Natal. Pense também em formas de fazer com que os clientes que compraram no Natal voltem a comprar depois. Realize ações para pegar dados dos consumidores para continuar se comunicando com eles durante o decorrer do ano.

Agora, reúna sua equipe de vendas e peça ideias e opiniões para elaborar esse planejamento. Não espere dezembro chegar para pensar nesses detalhes importantes. Planeje-se com antecedência e esteja à frente dos seus concorrentes! 

Bom planejamento e ótimas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 0
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Está na hora de começar a planejar suas vendas de Natal"

Comentar