Logo, logo as ruas estarão cheias de luzes e temas natalinos. E você, lojista, sabe que precisa se preparar para essa época muito especial para suas vendas, não é mesmo? E aí, já começou seu planejamento? Se ainda não, comece agora! Reunimos neste post dicas especiais para você começar a fazer o planejamento de suas vendas no Natal.
É claro que você quer bombar suas vendas no Natal. Mas o que exatamente seria “bombar”? Para saber se você foi bem ou mal, precisa estabelecer metas de vendas – elas servirão de incentivo para os vendedores e de parâmetro para análise posterior. Verifique o movimento das vendas entre novembro e dezembro nos anos anteriores, faça uma média e, a partir disso estabeleça as metas para este ano.
Um bom caminho é fazer o seguinte: veja nos anos anteriores qual foi a média de crescimento das vendas entre outubro, novembro e dezembro. Se a média foi de, por exemplo, 2% de outubro para novembro, e de 5% de outubro para dezembro, veja como foi o movimento da sua loja em outubro desse ano e some a média de crescimento dos anos anteriores para chegar as metas de 2014.
Sua equipe de vendas precisa estar alinhada. Além de informar as metas, você deve também preparar incentivos para que eles possam alcançá-las. Ofereça viagens, bônus ou comissões para que os vendedores sintam-se motivados a buscar os resultados. Verifique se haverá necessidade de contratação de temporários para não sobrecarregar seus colaboradores por conta do alto movimento. Prepare ainda o cronograma de férias e folgas de forma que o desempenho da equipe não seja prejudicado.
Cuidar do estoque é um passo imprescindível no planejamento de Natal. A falta de preparo pode causar dois tipos de prejuízos: a falta ou o acúmulo de muitos produtos. Em ambos os casos, sua loja sai perdendo. Por isso, cuide muito bem do planejamento do seu estoque. Faça a seguinte análise: estude o número de cada item vendido nos anos anteriores para ter uma base, mas também analise os produtos novos, as novas tendências que estarão em alta no Natal – principalmente em termos de produtos tecnológicos e eletroeletrônicos.
Sua loja precisa entrar no clima do Natal. Por isso, planeje tudo o que você pretende fazer em termos de decoração. Verifique se há enfeites de outras datas que podem ser aproveitados e o que será preciso adquirir. As cores tradicionais são vermelho e dourado, mas nada o impede de personalizar sua decoração de acordo com as cores de sua marca – azul e prata, por exemplo.
Já é hora de pensar também em quais promoções você irá fazer. Isso é importante porque vai influenciar, inclusive, o planejamento do seu estoque. Sua loja pretende focar em produtos específicos? Darão prioridade em quais linhas de produtos? Qual será o tipo de promoção? Você fará algum tipo de sorteio? Tudo isso demanda preparo e planejamento – inclusive financeiro.
Essa é uma data especial, que pede uma comunicação especial. De que forma você irá se comunicar com seu cliente? Enviará e-mail ou cartas? Vai fazer a distribuição de flyers? Qual será o conteúdo desses materiais? Planeje a sequência das informações, ou seja, o que você informará em cada uma das semanas antes do Natal. Pense também em formas de fazer com que os clientes que compraram no Natal voltem a comprar depois. Realize ações para pegar dados dos consumidores para continuar se comunicando com eles durante o decorrer do ano.
Agora, reúna sua equipe de vendas e peça ideias e opiniões para elaborar esse planejamento. Não espere dezembro chegar para pensar nesses detalhes importantes. Planeje-se com antecedência e esteja à frente dos seus concorrentes!