fbpx

Nossas Sugestões

Estratégias de marketing para hotéis e pousadas

Estratégias de marketing para hotéis e pousadas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/04/16

Ter os quartos cheios o ano todo é o sonho de qualquer hotel ou pousada. Mas, infelizmente, essa façanha nem sempre é possível – especialmente por conta dos períodos de baixa temporada (tema deste artigo).

Contudo, algumas simples ações de marketing são capazes de garantir que seu público encontre seu hotel em qualquer período do ano. As ideias listadas a seguir cumprem esse papel. Colocando-as em prática, manter seus quartos sempre ocupados será muito mais fácil.

1. Esteja presente em diferentes plataformas para atrair diversos públicos

1460163616_Social_Media_MarketingÉ importante que a marca do seu hotel atue em diversos canais, para atrair uma variedade maior de público. Pense bem: se você só receber clientes que querem os quartos mais sofisticados, é provável que não consiga atender a todos – e que os quartos mais simples fiquem sempre vazios. Da mesma forma, se focar só em casais, os quartos de solteiro nunca terão ocupação.

Por isso, é fundamental investir em diferentes meios de comunicação e diferentes abordagens. Por exemplo:

  • Quartos mais sofisticados anunciados em uma revista que tem um público de alto padrão.
  • Quartos maiores, voltados à família, na revista de turismo da cidade.
  • Quartos de casal em uma publicação voltada a noivas.
  • Quartos promocionais em uma ação direcionada para estudantes.

2. Faça parcerias com agência de turismo

1460163622_handshakeFormar parceria com empresas de turismo é um ótimo caminho para divulgar sua marca para um público qualificado. Isso porque as pessoas que procuram uma agência estão dispostas a viajar e, nesse sentido, precisarão dormir em algum hotel – elas estão à procura de um serviço que você pode oferecer. Nesse sentido, seu hotel proporcionar à agência e/ou aos clientes dela alguma vantagem ou benefício exclusivo.

As parcerias com agências de turismo podem acontecer de diversas formas:

  • Divulgação do seu hotel na revista/site/redes sociais da agência.
  • Indicação da agência, em caso de alguém viajar para sua cidade
  • Descontos para os clientes da agência.
  • Inclusão do seu hotel em pacotes de turismo.

3. Programa de fidelidade

1460163627_CrownOutra forma de garantir que a marca do seu hotel ou pousada seja sempre lembrada pelos clientes é criando programas de fidelidade. Esse tipo de ação nada mais é do que um meio de oferecer recompensas aos clientes que são fiéis à sua empresa. Assim, entre ficar em um hotel desconhecido ou em outro que lhe dá vantagens e benefícios, o hóspede com certeza vai escolher a segunda opção.

Veja algumas formas de recompensar e atrair os hóspedes:

  • Depois de três vezes hospedados em um mesmo ano, o cliente ganha a quarta estadia de graça.
  • A cada hóspede indicado pelo cliente, ele ganha x% de desconto em sua próxima estadia.
  • Clientes que se hospedarem mais de cinco vezes ganham um jantar.
  • Hóspedes que participam do programa de fidelidade têm desconto.

4. Descontos para reservas online

1460163634_percentage-signNeste post aqui, falamos sobre a importância de seu hotel ou pousada estar presente em plataformas online como TripAdvisor e Booking.com. Para muitos clientes, realizar pesquisas e reservas de hotel pela internet é a maneira mais conveniente. Mas além de estar presente nesses canais, é preciso criar ações voltadas ao público que os utiliza para chamar a atenção dele. Oferecer descontos para as reservas feitas online pode ser um atrativo e tanto para esse tipo de cliente.

Mas é preciso tomar alguns cuidados nesse sentido:

  • Controle minuciosamente os canais em que você oferece desconto e gerencie sempre a ocupação dos quartos, para não correr o risco de acabar ofertando algo que não está disponível.
  • Além de dar desconto, coloque algumas chamadas para atrair a atenção do público. Exemplo: “Poucos quartos disponíveis” ou “Promoção válida somente hoje”. Isso criará um senso de urgência e vai incentivar o cliente a fechar logo para não perder a oportunidade.

5. Faça parcerias com hotéis de sua região

1460163639_advantage_teamworkA princípio, essa pode parecer uma ação estranha, afinal, eles são seus concorrentes, certo? Sim, até certo ponto. Contudo, é importante ter um bom relacionamento com os hotéis de sua cidade e região porque, em algum momento, vocês poderão se ajudar – seja para um indicar o outro, quando necessário, ou mesmo para formar alianças para atrair mais turistas para a cidade.

Veja algumas maneiras de formar desenvolver parceria:

  • Caso o hotel parceiro esteja lotado, ele pode indicar o seu para o cliente – e vice-versa.
  • Ou ainda, se for um hotel de uma cidade vizinha, ao perceber que o hóspede está vindo para a sua cidade, ele pode indicar que fique hospedado com você.
  • Se houver um grande evento na cidade, vocês podem se unir para oferecer uma melhor estrutura, fazendo colaborações no oferecimento de atividades e alimentação, por exemplo.
  • E ainda, os diferentes hotéis de uma mesma região podem se unir em busca de aprimoramento profissional ou mesmo na luta por melhorias na infraestrutura da cidade que contribuam com o desenvolvimento do turismo.

O que achou dessas dicas? Você já faz alguma dessas práticas? Gostaria que falássemos sobre algum tema específico? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões – ele pode ser o tema de nosso próximo artigo. 😉

Imagens: Freepik e Iconfinder

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 14
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Estratégias de marketing para hotéis e pousadas"

Comentar