fbpx

Nossas Sugestões

Lições de pequenos negócios que estão utilizando estratégias digitais para se destacar

Lições de pequenos negócios que estão utilizando estratégias digitais para se destacar

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/07/19

Conheça pequenos negócios que estão utilizando ferramentas do Google para se destacar e inspire-se para aprimorar as estratégias digitais da sua loja!

Atrair clientes seja para uma loja física ou online – é, sem dúvida, um dos principais desafios de qualquer varejista. Porém, não faltam bons exemplos de empreendedores que estão utilizando estratégias digitais com sucesso, integrando canais online e off-line para aprimorar a experiência dos clientes e atrair mais consumidores. E essas histórias podem inspirá-lo a aprimorar a forma como você trabalha para atrair novos clientes para a sua loja!

No entanto, ao mesmo tempo, por mais que promover um negócio por meio de estratégias digitais pareça algo fácil, a atividade exige conhecimento aprofundado para funcionar de forma efetiva. Afinal, as ferramentas de promoção online são diversas – Facebook, Instagram, Youtube e Google, por exemplo, estão entre as principais –, e os caminhos para usá-las a seu favor também.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a encarar essa jornada da melhor forma possível, reunimos neste artigo alguns exemplos e ações de pequenos negócios que estão utilizando o Google entre suas estratégias digitais para se destacar. Acompanhe!

Você sabia?
Em seu
relatório anual de impacto econômico
, o Google informou que, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade da companhia ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica para mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos no Brasil.

Leia também: 

Como atrair clientes para a loja física utilizando ferramentas online
Guia prático para você atrair mais clientes para a sua loja
O que é experiência do cliente no varejo
Como promover uma experiência marcante no varejo
Infográfico: A importância da experiência do cliente no varejo

As estratégias digitais de uma loja online de vestidos de noiva

A história da loja online O amor é simples começou quando Natália Pegoraro fez uma busca na web por vestidos de noivas leves, simples e acessíveis, e não encontrou referências. 

Com ajuda do Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais populares buscados em um passado recente, Natália confirmou uma oportunidade para o mercado. Isso porque, o termo “vestido de noiva simples”, além de outros relacionados, apresentavam um grande volume de buscas e um interesse crescente do público. 

Buscando suprir essa carência, com um investimento inicial de R$ 10 mil, Natália e outras duas amigas fundaram a loja online que tem exatamente essa proposta.

Depois de criada a loja, foi a vez de investir no Google Ads, principal serviço de publicidade do Google.

“O Google é uma janela para o mundo. Ele nos deu credibilidade e confiança. É incrível como o fato de nos posicionar à frente de grifes tradicionais, que gastam muito dinheiro com comunicação, faz diferença para nós”, diz.

Segundo Natália, o volume de vendas vindo dos anúncios do Google Ads cresceu 107% de 2017 para 2018.

Como usar o Google Trends a favor do seu negócio?

Por meio do Google Trends é possível acompanhar “tendências” e, com isso, criar  conteúdos vendedores. A ferramenta pode ajudar tanto a identificar oportunidades de mercado, como a criar conteúdos para um blog ou site de acordo com os termos mais pesquisados no momento.

Google Ads e vídeos no YouTube como estratégias digitais para destacar sua marca

vlogs de viagem

Investimentos em Google Ads e em vídeos no YouTube foram as estratégias digitais que colocaram a Ygarapé Tour no mapa do turismo de Bonito (MS), do Brasil e do mundo.

Tudo começou quando Norival da Silva Júnior, mais conhecido como Juca Ygarapé, natural da região, decidiu aproveitar seu conhecimento para se tornar guia de turismo. Inicialmente, ele prestava o serviço apenas a amigos. Porém, não demorou muito para que criasse sua própria agência e passasse a atender turistas.

Após um curso de mergulho, Juca começou a fazer filmagens debaixo d’água para divulgar a região. O próximo passo foi certeiro, e a divulgação deixou de ser boca a boca: ele decidiu investir em Google Ads e  em vídeos no YouTube.

Após um ano de investimento nessas estratégias digitais, o número de clientes atendidos pela agência de viagens cresceu 30%. Com isso, a receita aumentou 75%. Roberta Alves de Andrade, A gerente da agência, conta que não imaginava que o retorno sobre o investimento em estratégias digitais viria tão rápido. “Hoje, temos um volume considerável de passeios vendidos, com até três meses de antecedência”, revela.

Leia também!

O papel dos vídeos na jornada de compra – e como usá-los a seu favor
Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja

Como usar o Google Ads a favor do seu negócio?

Por meio da ferramenta, é possível cadastrar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, quando os internautas buscarem por esses termos, irão encontrar sua loja entre as primeiras opções.

Reformulação de site e monitoramento no Google Analytics como estratégias digitais para destacar pequenos negócios

Marcio Luis da Silva é professor de tênis há 25 anos. Além de dar aulas particulares, Silva coordena uma escolinha de tênis com alunos a partir de quatro anos de idade.

Há cerca de quatro anos, depois de ver o número de alunos diminuir muito, Marcio procurou uma consultoria de marketing estratégico para tentar voltar a crescer. Os especialistas decidiram apostar na reformulação do site do professor, no investimento em Google Ads e no monitoramento das visitas ao site utilizando o Google Analytics. Em 90 dias de maior exposição na web, o número de ligações aumentou 4 vezes. “Cheguei a ficar só com 20 alunos e hoje, são mais de 40 por mês”, conta animado.

Como usar o Google Analytics a favor do seu negócio?

Esta ferramenta pode contribuir para criação de relatórios que mostram a forma como os seus clientes utilizam o seu site ou loja online. Ela mostra quantas pessoas acessaram determinada página e como elas se comportaram durante a visita. Dessa forma, você poderá saber, por exemplo, qual página está convertendo mais vendas e qual página precisa de melhorias.

Saiba mais!
Como o Google Analytics pode potencializar suas vendas online

Outras estratégias digitais que merecem sua atenção

estratégias digitais

Boas histórias, não é mesmo?

Como você pode perceber, o Google pode ser um grande aliado seu na internet. Porém, você não precisa restringir suas estratégias digitais ao uso das ferramentas oferecidas pela gigante do Vale do Silício. Pelo contrário. É fundamental complementar suas ações atuando em outras plataformas – como, por exemplo, Facebook e Instagram.

Isso sem falar, é claro, da elaboração de conteúdos em vídeo para serem postados em canais próprios e no Youtube e de envios de email marketing.

Todas estas outras ferramentas úteis para suas estratégias digitais já foram temas de artigo aqui no Blog do Varejo. Vamos relembrar?

E–mail marketing

E-mail marketing e vendas: uma relação de sucesso
7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista
Vídeo: Como construir campanhas de e-mail marketing de alto impacto

Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube

Como usar o Facebook para vender mais
Instagram como canal de vendas para o varejo
6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
Como produzir vídeos para a sua loja e atrair e engajar mais consumidores
Como usar vídeos curtos nas redes sociais
Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja

Além disso, não podemos deixar de fora os sites próprios.

– Ter um site responsivo e com design atrativo.
– Realizar atendimento online e personalizado.
– Promover experiências fora do convencional.

São algumas das ações que você deve adotar para que seu estabelecimento esteja por dentro das tendências para se destacar.

Saiba mais!

8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas

Sucesso nas suas estratégias digitais! Se precisar de ajuda extra, conte com a nossa equipe!

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Lições de pequenos negócios que estão utilizando estratégias digitais para se destacar"

Comentar