Você conhece o ditado “A união faz a força“? Na hotelaria, esse provérbio faz muito sentido e pode oferecer um diferencial importante para o seu negócio. Quer saber por quê? Siga a leitura deste artigo! A seguir, revelamos a importância de aliar-se a parceiros estratégicos e apresentamos exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo!
Entre os grandes benefícios de desenvolver parcerias na hotelaria, podemos destacar:
— Redução de custos. Quando você se alia a empresas do seu segmento para adquirir suplementos ou mídia em conjunto, por exemplo, vocês conseguem negociar melhores preços. Afinal, estarão fazendo compras maiores.
— Maior alcance da marca. Parcerias na hotelaria ajudam a ampliar a divulgação das marcas envolvidas. Isso porque além de atingir seu público, você também irá atingir o público da empresa parceira.
— Possibilidade de competir com grandes redes. Pode ser que, sozinho, seu hotel ou pousada não consiga oferecer tudo que grandes redes oferecem. Porém, ao se unir a outros estabelecimentos ou a empresas fornecedoras de serviços, fica mais fácil com concorrentes de grande porte.
— Diferenciais turísticos. Ao se unir a empresas da sua região, você irá fortalecer a imagem da cultura e da economia da sua cidade. Isso, por sua vez, atrairá mais turistas. E, consequentemente, mais hóspedes.
Quer saber como desenvolver parcerias entre seu hotel e negócios da sua região e onde buscar esses parceiros? Leia o artigo em que apresentamos um passo a passo para colocar essa estratégia em prática:
Entendeu todas as vantagens que as parcerias podem trazer para o seu negócio, mais ainda tem dúvidas sobre como isso pode funcionar na prática? Os exemplos de parceria na hotelaria que apresentamos a seguir vão acabar com este problema. Afinal, eles são a prova de que parcerias funcionam. Confira e inspire-se para criar ações parecidas em seu estabelecimento!
Em Londres, o W Hotel realizou uma parceria com a empresa de aluguel de roupas Walk Out Wardrobe.
O objetivo? Oferecer algumas peças com preços exclusivos para os hóspedes!
Funciona assim: os viajantes hospedados podem acessar a plataforma Girl Meets Dress e buscar por modelos já disponíveis no estabelecimento. Simples e eficiente!
Dicas para aplicar na prática:
→ Busque parcerias com lojas de roupas da sua região. A loja pode ter um showroom em uma área do hotel ou ainda oferecer entrega gratuita das peças escolhidas na internet pelos hóspedes.
O hotel MGM Grand Las Vegas realizou uma parceria com a Stay Well™, empresa que fornece diversos produtos e serviços de saúde e bem-estar para hotéis a fim de criar um aposento especialmente focado na tendência wellness.
O quarto em questão possui diferenciais como:
– Purificadores de ar;
– Iluminação personalizada;
– O “colchão mais saudável do mundo”;
– Um sistema de alarme que imita o amanhecer.
Que tal?
Dicas para aplicar na prática:
→ Desenvolva parcerias com empresas no setor de saúde e bem-estar. Dessa forma, você poderá oferecer serviços relacionados à tendência wellness aos seus hóspedes por um preço especial. Seu estabelecimento não possui estrutura para promover esses serviços internamente? Você pode direcionar os clientes aos seus parceiros locais! Transforme um problema em uma solução simplesmente adequando a estratégia.
Em Minneapolis (EUA), o Hotel Ivy realizou uma parceria com a plataforma de aluguel de carros TREVLS.
Ao fazer a reserva no estabelecimento, o viajante pode comprar o pacote TREVLS Tesla, que inclui o aluguel de um Tesla e valet gratuito.
O hotel desenvolveu essa parceria depois de analisar o perfil da sua base de clientes – viajantes que gostam de carros e viajantes a negócios.
Dicas para aplicar na prática:
→ Além de fazer parcerias com empresas de aluguéis de carros, você também pode buscar outros tipos de parceiros para facilitar o transporte dos hóspedes. Entre eles: motoristas particulares, empresas de ônibus ou vans, taxistas etc. Nesse sentido, por exemplo, a rede de hotéis Hilton tem uma integração com o Uber dentro do aplicativo do programa de fidelidade da marca.
No Hard Rock Hotel, música é o centro de toda a experiência. O estabelecimento oferece diferentes pacotes com atividades musicais.
Dicas para aplicar na prática:
→ Busque parceiros que complementem as experiências promovidas em seu hotel. Seu estabelecimento é conhecido por, por exemplo, promover a arte local? Parceiros como galerias ou casas de show podem ajudar a divulgar os artistas locais no seu hotel ou pousada.
Esperamos que esses exemplos de parcerias na hotelaria o inspirem a desenvolver ações parecidas em seu estabelecimento. Lembre-se, sempre, de buscar parceiros alinhados aos valores que o seu estabelecimento defende e também ao perfil do seu público.
A união de dois negócios complementares pode trazer vantagens para todos os envolvidos:
⇒ Você conhece outros exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo?
⇒ O seu estabelecimento tem algum parceiro estratégico?
⇒ De que forma isso tem beneficiado você e os outros negócios envolvidos?
Deixe um comentário com sua opinião ou dúvida sobre esse tema e nos ajude a entender melhor a sua visão sobre as parcerias no segmento hoteleiro.
Boas parcerias e bons negócios!