No artigo Os 10 piores erros do SAC você soube o que NÃO deve fazer no Serviço de Atendimento ao Consumidor se o que você quer é conquistar e fidelizar seus clientes. Dando continuidade a esse tema, hoje vamos mostrar quais são os passos para construir um SAC eficiente, que seja um canal efetivo de comunicação com os consumidores e que ajude a fortalecer o relacionamento de sua loja com seu público.
As dicas são estas:
O primeiro passo para ter um SAC eficiente é estabelecer processos bem definidos sobre o que fazer com cada tipo de atendimento. Por exemplo: com quem falar em caso de reclamações por mal atendimento; o que fazer quando o cliente liga dizendo que o produto não funcionou; como agir em atraso na entrega etc. Tudo isso tornará o atendimento mais ágil e eficiente.
Depois de definir quais são os processos para cada tipo de atendimento é preciso preparar sua equipe para colocá-los em prática. Tão importante quanto ter vendedores bem treinados na loja, é ter atendentes preparados no Serviço de Atendimento ao Consumidor. A qualidade do atendimento desses profissionais é fator crucial para o bom relacionamento com o consumidor e também para a boa reputação de sua loja.
Dê diferentes opções para o cliente entrar em contato com a loja. Além dos tradicionais meios, realize o atendimento também por outros canais como WhatsApp, chats no site e redes sociais. Pode ser que você não consiga atender em todos esses canais, porém, pelo menos esteja presente neles para direcionar o atendimento para o e-mail ou por telefone. Por exemplo: se algum cliente reclamar de sua loja no Facebook, não ignore. Responda pedindo para ele entrar em contato com o 0800 para que possam resolver o problema em questão.
A integração entre todas as áreas é fundamental para uma comunicação alinhada. Dessa forma, a mesma informação que o cliente ouvir na loja, ele vai receber no SAC – por telefone, e-mail ou qualquer que seja o canal. Essa linguagem única mostra que sua loja é organizada. Além disso, o cliente não vai sentir que está sendo enganada ou enrolado.
Vivemos em uma era de consumidores conectados. A comunicação acontece em tempo real na internet. Pedir que o cliente espere uma, duas semanas até dar o retorno de sua solicitação é totalmente fora da realidade atual. Quanto mais rápido, melhor. Se não puder resolver imediatamente, pelo menos dê satisfação do que está sendo realizado.
Uma das coisas mais chatas para o cliente é ligar para o SAC e ter que repetir várias vezes a mesma história para vários atendentes. Por isso, utilize um histórico de atendimento para agilizar o processo e evitar que o consumidor tenha que repetir a mesma solicitação que já fez no atendimento anterior. Isso vai mostrar ao cliente que há ordem e agilidade em sua empresa.
O que você faz com as reclamações e opiniões que recebe de seus clientes? Nada? Saiba que está perdendo uma grande oportunidade de crescimento. Muitas queixas apresentadas ao SAC podem indicar falhas e erros em sua loja que precisam ser melhorados. Ouça o que o cliente tem a dizer e analise o que pode ser feito para evitar futuras reclamações no mesmo sentido.
Quando o cliente liga para o SAC com algum problema, ele quer soluções para resolvê-lo, não justificativas e desculpas. Mas isso não quer dizer que você tenha que ocultar as falhas. Deixe o cliente saber que sua loja está ciente do problema que ele tem e que sabe exatamente o que fazer para solucioná-lo. Admitir o erro e se dispor a consertar e a ajudá-lo é o melhor caminho.
O cliente ligou para o SAC e reclamou que o produto não estava funcionando. Sua equipe conseguiu resolver trocando por um produto novo. E depois, o que acontece? Que tal ligar para esse mesmo cliente no futuro para saber se o produto continua funcionando, se ele tem sido útil, se está gostando? Isso vai mostrar que sua loja está efetivamente comprometida em resolver o problema dele.
O SAC não precisa ser uma fonte de estresse e problemas. Siga essas dicas para torná-lo seu aliado na comunicação com os clientes, fortalecendo o relacionamento com seu público por meio de ações eficazes, dinâmicas e transparentes. É isso que fará a diferença nos seus resultados.
Tem alguma dica sobre como melhorar o Serviço de Atendimento ao Consumidor? Deixe um comentário com suas sugestões e opiniões sobre este tema. Seu depoimento pode ajudar outros lojistas a aprimorarem seus processos e a conquistarem resultados cada vez melhores.
Boas vendas!
Amei o texto!