fbpx

Nossas Sugestões

Falta de profissionalização da gestão pode ocasionar perdas no varejo

Falta de profissionalização da gestão pode ocasionar perdas no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/11/15

Divulgada recentemente, a pesquisa “Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro”, feita pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), mostrou que as perdas do setor subiram de 1,68% sobre o faturamento líquido, em 2004, para 2,89%, em 2014.

Possíveis causas dessas perdas

prejuízos varejo 2Um dos fatores que levam à piora nos resultados é a falta de profissionalização e organização na gestão de empresas do varejo.

Nos anos anteriores à crise atual, o mercado estava aquecido e, mesmo sem importantes cuidados na gestão, os varejistas conseguiam manter resultados positivos. Mas agora que a crise econômica está fazendo com que muitos tenham que realizar cortes e ajustes, a negligência na gestão começa a trazer efeitos negativos. É o que aponta Cláudio Felisoni de Angelo, Presidente do Conselho do Ibevar/Provar.

Com o dinheiro entrando pela janela, a administração ficou um pouco de lado. Já quando o vento para de soprar dessa forma, a gestão muda. O olhar do balcão para dentro passa a ser mais relevante”, aponta. 

Raul Candeloro, diretor do Instituto VendaMais, destaca que a ausência de planejamento dificulta ainda mais o alcance de resultados em momentos difíceis como esse que o mercado enfrenta atualmente.

Quando o mercado está muito bom e todo mundo está vendendo bem, é mais fácil ser desorganizado, não estar planejando e, ainda assim, ter resultados. Agora, quando a coisa fica mais difícil, eu acho que a competência e a forma mais séria de trabalhar começam realmente a mostrar seu verdadeiro valor. Quando o mercado está em crise, você deve estar muito focado, trabalhar muito corretamente”, opina.

Micro e pequenas empresas são as mais prejudicadas

A pesquisa do Ibevar indicou ainda que as micro e pequenas empresas do varejo foram as que sofreram mais prejuízos – com índice de perdas de 4,44%. Para esses empreendimentos, o lucro é prejudicado por conta de fatores como:

  • Inadimplência
  • Produtos danificados
  • Assaltos
  • Problemas com cheques
  • Furto externo
  • Erros administrativos

Como evitar os prejuízos na SUA loja?

prejuízos varejo 1

Como você pode observar, segurança, problemas de pagamento e controle de produtos são as principais causas dos resultados ruins. E tudo isso pode ser solucionado (ou ao menos amenizado) por meio de uma gestão mais eficaz. Neste sentido, estas são algumas ações sugeridas no estudo realizado pelo Ibevar:

  • Instalação de circuitos internos de televisão, cofres e alarmes, assim como cabos e correntes de fixação de produtos.
  • Implementação de softwares de monitoramento e acompanhamento das perdas.
  • Introdução de processos mais cuidadosos de recrutamento e seleção.
  • Participação nos lucros atrelada aos resultados de perdas.
  • Adoção de um telefone de denúncia.
  • Treinamentos para colaboradores.
  • Concursos de redução de perdas com premiações.

De fato, são boas dicas. Porém, nós, da Gazin, também queremos lhe ajudar a entender como evitar reduzir prejuízos relacionados à gestão. Para isso, separamos alguns conteúdos aqui do blog que estão diretamente relacionadas aos principais itens responsáveis pelos prejuízos no varejo: 

academia do varejoE para finalizar, sugerimos que você faça o curso online (e gratuito!)  “Formação de Líderes no Varejo”, da Academia do Varejo. Lá, você terá acesso ao conhecimento de grandes especialistas do mercado, que dão dicas e ensinamentos sobre: estratégia, liderança, recursos humanos, processos no varejo, vendas, gestão de clientes, marketing e inovação, gestão de produtos, finanças, comunicação e relação interpessoal.

O curso é gratuito e você pode fazê-lo no horário e no local que forem melhores para você. Tudo o que precisa investir é tempo! Então, separe um tempo para aumentar seu conhecimento e se tornar um gestor ainda melhor. Isso vai fazer você ganhar mais dinheiro e, claro, evitar prejuízos desnecessários.

Clique aqui e saiba mais sobre a Academia do Varejo.

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Falta de profissionalização da gestão pode ocasionar perdas no varejo"

Comentar