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Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem

Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/07/18

Não seria ótimo se, no momento em que um viajante estivesse considerando a possibilidade de visitar sua região, ele já tivesse contato com sua marca? Pois bem, é possível! Para isso, é fundamental que você estabeleça um diálogo com os viajantes durante a fase de consideração de viagem.

Quer saber como fazer isso? Siga a leitura deste artigo!

A seguir, revelamos detalhes sobre o comportamento dos consumidores de viagens nesta fase da jornada de compra e explicamos como sua marca deve se posicionar de forma estratégica para engajar-se com os viajantes quando eles ainda não sabem direito como serão os dias que passarão na sua cidade.

Acredite: comunicar-se com os possíveis hóspedes no início da jornada aumenta consideravelmente as chances de o seu estabelecimento ser escolhido por eles!

A importância da fase de consideração de viagem

fase de consideração de viagem

De acordo com um levantamento realizado pela Phocuswright, empresa especializada no estudo do mercado de turismo e viagens:

75% dos viajantes definem quais marcas considerar para suas viagens no início da jornada de compra. Ou seja, na fase de consideração de viagem, eles já escolhem duas ou três marcas preferidas.

E ainda: a exposição de uma marca nesta etapa inicial pode aumentar a conversão em até 34%.

Como fazer, então, com que a marca do seu hotel ou pousada esteja na mente dos viajantes neste momento?

As informações listadas a seguir o ajudarão neste sentido!

O comportamento dos viajantes na fase de consideração de viagem

fase de consideração de viagem

O consumidor de viagem passa um bom tempo pesquisando sobre o destino e sobre as possíveis compras a se realizar para suas viagens. Por isso, fazer questão de que sua marca esteja presente nesta pesquisa pode aumentar as chances de o seu estabelecimento ser escolhido.

Para isso, é importante entender como os viajantes se comportam na fase de consideração de viagem e, assim, adequar suas ações de marketing e vendas, alinhando a comunicação e as ofertas à conduta dos clientes nesta etapa.

As informações do levantamento da Phocuswright, realizado nos Estados Unidos, dão alguns direcionamentos importantes e relevantes também para o mercado nacional. Confira!

Tempo investido na pesquisa de viagem

fase de consideração de viagem

Em média, os viajantes:

– Escolhem o destino até três meses antes da viagem;
– Reservam a passagem até dois meses e meio antes da viagem;
– Reservam o hotel até dois meses antes da viagem.

Mas é claro que isso varia de acordo com o tipo de viagem.

Viagens mais longas, geralmente são sinônimos de maior investimento e, por isso, mais tempo de pesquisa.

Segundo o estudo da consultoria:

Para viagens de baixo custo (até $500):

68% dos viajantes realizam pesquisas sobre a viagem no período entre uma semana até um dia antes da viagem.
32% realizam pesquisas sobre a viagem no período entre um mês (ou mais) até uma semana antes da viagem.

Para viagens custo médio (entre $500 e $1.500):

53% dos viajantes realizam pesquisas sobre a viagem no período entre uma semana até um dia antes da viagem.
47% realizam pesquisas sobre a viagem no período entre um mês (ou mais) até uma semana antes da viagem.

Para viagens de alto custo (mais de $1.500):

Apenas 31% dos viajantes realizam pesquisas sobre a viagem no período entre uma semana até um dia antes da viagem.
69% realizam pesquisas sobre a viagem no período entre um mês (ou mais) até uma semana antes da viagem. Destes, 27% fazem a pesquisa meses antes – no mínimo, um mês antes da viagem.

COMO USAR ESSAS INFORMAÇÕES NA PRÁTICA

fase de consideração de viagem

Quando estiver desenvolvendo suas ações de marketing e vendas, pense em diferentes modelos de acordo com o tipo de viagem e investimento que o cliente irá fazer no pacote oferecido.

Se for um pacote mais completo (e mais caro) para uma data específica, por exemplo, as chances de os viajantes comprarem em cima da hora são muito menores do que se você oferecê-lo algumas semanas ou meses antes.

Leia também:

Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes
– 10 ideias de promoções na hotelaria

Além disso, crie ações para estar presente na fase de consideração de viagem, divulgando, por exemplo, conteúdos que ajudem os viajantes a escolherem um destino.

Informações detalhadas sobre a sua região e sobre o que fazer na sua cidade são muito úteis para os consumidores de viagens nesta etapa de decisão.

Leia também:

5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
– Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google

Motivadores de viagem

fase de consideração de viagem

Durante a fase de consideração de viagem, existem alguns fatores que influenciam fortemente a decisão dos viajantes.

De acordo com o levantamento da Phocuswright, em geral, os principais motivadores de viagem são:

– Desejo de ficar um tempo fora – 41%
– Desejo de passar um tempo com família/amigos – 38%

No que diz respeito à escolha do destino, estes são os fatores que mais influenciam os viajantes:

– Atrações naturais – 31%
– Experiências anteriores – 29%
– Preço da hospedagem – 28%
– Clima – 24%
– Atrações culturais – 24%   

No entanto, os motivos de escolha de um destino também variam de acordo com o investimento da viagem:

Para viagens de baixo custo (até $500), os principais motivadores são:

Proximidade de casa;
Evento esportivo/shows;
Preço da hospedagem.

Para viagens custo médio (entre $500 e $1.500), os principais motivadores são:

Atrações culturais;
Eventos esportivos/shows;
Experiências anteriores.

Para viagens de alto custo (mais de $1.500), os principais motivadores são:

Atrações naturais;
Atrações culturais;
Experiências anteriores.

COMO USAR ESSAS INFORMAÇÕES NA PRÁTICA

fase de consideração de viagem

Sabendo o que influencia a decisão dos viajantes na fase de consideração de viagem, seu estabelecimento pode direcionar ações específicas para oferecer os motivadores que podem fazer eles escolherem o seu estabelecimento como hospedagem.

Na comunicação das suas ofertas, destaque questões como atividades culturais e atrações naturais da sua região, eventos esportivos ou shows que acontecem na cidade e assim por diante.

Leia também:

Por que os viajantes escolhem determinado destino?
– Infográfico: A jornada de compra dos viajantes a lazer

Além disso, perceba que a experiência anterior é um fator importante na decisão dos viajantes (para viagens de alto e médio custo). Por isso, direcione ações específicas para alcançar os viajantes que já se hospedaram em seu hotel ou pousada antes, oferecendo motivos para eles retornarem ao seu estabelecimento.

Nesse sentido, é importante criar uma base de dados com informações atualizadas sobre os seus clientes mais fiéis – e personalizar a comunicação com eles de acordo com as preferências e o histórico de compras deles.

Leia também:

O que os viajantes esperam dos programas de fidelidade na hotelaria
– Como personalizar a experiência do hóspede

Coloque essas dicas em prática para estar em contato com o cliente logo na fase inicial da pesquisa de viagem e, assim, atraia mais hóspedes para o seu estabelecimento!

Imagens: BigstockFreepik   |   Informações: Phocuswright

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