Nossas Sugestões

6 fatores que podem causar prejuízo na hotelaria

6 fatores que podem causar prejuízo na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/07/19

Conheça 6 fatores que podem gerar prejuízo na hotelaria, saiba como identificar se esses problemas estão acontecendo no seu estabelecimento e entenda como evitá-los.

Para evitar prejuízos na hotelaria é necessário adotar uma postura proativa de controle de despesas. Na prática, significa acompanhar o caixa diariamente, organizar o calendário de pagamentos e os estoques de forma planejada e assim por diante.

Confira neste artigo essas e outras recomendações para organizar as finanças do seu estabelecimento e evitar os fatores que podem estar causando prejuízos desnecessários. Ao identificar armadilhas que geram prejuízo ao seu hotel ou pousada será mais fácil otimizar recursos.

6 fatores que podem gerar prejuízo na hotelaria

prejuízo na hotelaria

Fator #1 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Falta de planejamento

O planejamento é definitivamente a melhor forma de evitar prejuízos em seu hotel ou pousada. Afinal, todos os gargalos de excesso de custos podem ser monitorados com a correta análise do cenário do seu estabelecimento e posterior montagem de planos de gerenciamento para diversas situações.

Neste sentido, tenha em mente que os sistemas inteligentes de gestão fornecem relatórios de dados detalhados, permitindo que você acompanhe tendências e monitore desperdícios.

Portanto, não despreze a importância do planejamento! Além disso, tenha em mente que planejamento não é algo para ser feito apenas ao fim de um ciclo e início do outro. Não planejou suas ações para este ano em dezembro do ano passado, ou mesmo em janeiro deste ano? Nunca é tarde para fazer isso! Reúna-se agora mesmo com sua equipe e planeje o futuro do seu estabelecimento.

Assim, ficará muito mais fácil lidar com os fatores que podem causar prejuízo na hotelaria!

Leia também!

Forecast na hotelaria: antecipando possíveis resultados e cenários
Dicas de forecast: 4 passos para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria
Planejamento: a primeira etapa para o sucesso na hotelaria

Fator #2 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Mal uso de recursos 

prejuízo na hotelariaGastos que fazem parte do dia a dia de um estabelecimento hoteleiro – como, por exemplo, com  eletricidade, gás ou água – podem facilmente causar prejuízo ao seu hotel ou pousada caso não sejam corretamente administrados. Por isso, é preciso criar um histórico dessas despesas e utilizar ferramentas que permitem o rastreamento delas.

Entre as boas práticas para redução de custos com energia elétrica, por exemplo, está a manutenção preventiva e constante de equipamentos como ar-condicionado – um dos grandes vilões no consumo. Outra forma de economia consiste na utilização de lâmpadas de LED e aparelhos eletrônicos com selo de eficiência. 

Indo além, que tal poupar recursos adotando um sistema próprio de geração de energia? Entre as opções estão os sistemas fotovoltaicos, que geram eletricidade a partir da luz solar.

Leia também!

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel
Uso de plástico na hotelaria: por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão

Fator #3 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Desperdícios com  comida

prejuízo na hotelariaQuando o assunto é comida, também há diversas formas de poupar recursos e reduzir desperdícios.

Para isso, é preciso se preparar para atender o seu público de forma estratégica. Em momentos de menor ocupação do seu hotel ou pousada, por exemplo, o ideal é oferecer opções de café da manhã na mesa e não no buffet.

Ainda sobre este aspecto, saiba que muito dinheiro pode ser perdido por falta de pagamento de comandas de alimentos e bebidas. É comum que este erro aconteça pela falta de comunicação entre as diferentes áreas do seu hotel ou pousada. Por isso, garantir que seus hóspedes sejam cobrados por tudo o que consomem é imprescindível para evitar prejuízo.

Leia também!

5 grandes desafios da área de compras na hotelaria – e como superá-los
6 dicas de gestão financeira para seu hotel ou pousada

Fator #4 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Equipe mal formada e mal treinada

Os custos com a equipe do seu hotel ou pousada estão entre os mais altos que você pode ter. Por isso, para evitar prejuízos neste quesito, é preciso prestar atenção desde o momento da seleção e contratação de profissionais até o seu treinamento.

Mas como evitar contratar pessoas erradas?

Alguns estudiosos do setor dizem que personalidade é o único quesito que não pode ser treinado. Portanto, pense nisso na hora de selecionar um candidato para trabalhar no seu estabelecimento. 

Além disso, ainda falando em equipe de trabalho, vale lembrar que ter muitos ou poucos funcionários ou a equipe errada trabalhando é igualmente um problema que pode gerar prejuízo para o seu hotel ou pousada. Dito isso, é essencial investir na combinação certa de funcionários para cada momento e setor, o que, por sua vez, irá garantir a melhor experiência do hóspede. 

Outras formas de evitar prejuízo englobam o investimento no engajamento dos funcionários e em treinamentos constantes.

Leia também!

Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada para aumentar as reservas por telefone
Lições de profissionais da hotelaria ao redor do mundo
Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada

Fator #5 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Marketing ineficaz 

marketing de conteúdoEm muitos estabelecimentos a receita destinada ao marketing ainda não produz os melhores efeitos. Isso acontece porque os recursos são mal empregados ou são muito baixos. Diante desse cenário, este é outro ponto que pode estar gerando prejuízo para o seu hotel ou pousada.

Por isso, antes de fazer investimentos de forma desestruturada, faça um bom planejamento de marketing. 

Como já falamos algumas vezes aqui no Blog da Hotelaria, as possibilidades de marketing para estabelecimentos hoteleiros são muitas! Você pode apostar nas redes sociais, em divulgação em veículos de mídia tradicionais, em programas de fidelidade, em promoções etc. Para encontrar o caminho ideal para o seu estabelecimento, você precisa entender seu público. Afinal, só assim você fará os investimentos corretos.

Leia também!

Marketing de conteúdo na hotelaria
– Como usar o marketing de influência na hotelaria
Marketing na hotelaria de A a Z: redes sociais, tendências, promoções e mais

Fator #6 que pode causar prejuízo na hotelaria:
Perdas e furtos

Que furtos e fraudes podem gerar grande prejuízo para o seu negócio você já sabe, não é mesmo? A grande questão é como evitá-los!

Tendo em vista que o desaparecimento de objetos e de pertences é um dos maiores problemas da hotelaria, investir na prevenção desse tipo de situação configura-se como uma alternativa inteligente de gestão.

Entre as formas de prevenção estão a solicitação para que o hóspede preencha uma declaração de bens, logo no check-in. Disponibilizar cofres aos hóspedes que estejam carregando pertences de grande valor também pode ajudar!

Leia também!

Como lidar com furtos na hotelaria
11 dicas para garantir a segurança do seu hotel ou pousada

E aí, preparado para lidar com os fatores que podem causar prejuízo na hotelaria?

Bom trabalho!

Imagens: FreepikIconfinderFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "6 fatores que podem causar prejuízo na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo