O feedback dos hóspedes é uma das ferramentas de marketing mais importantes da atualidade. Afinal, reviews de clientes ajudam a fortalecer a marca na web e, consequentemente, a atrair mais viajantes para o seu hotel ou pousada.
Sabendo da importância dessas avaliações, reunimos neste artigo três dicas práticas e fáceis para você receber feedback dos hóspedes todos os dias. Confira!
Ou seja, é inegável que os reviews dos viajantes são essenciais para o sucesso de qualquer negócio hoteleiro atualmente.
A questão é: como obter mais feedback dos hóspedes e, assim, fortalecer sua marca na web?
As três dicas abaixo irão ajudá-lo a conseguir mais reviews todos os dias. Acompanhe!
As avaliações que seu hotel ou pousada recebe na web são um reflexo da forma como os clientes são atendidos no estabelecimento. Assim, uma interação positiva com qualquer funcionário pode fazer toda a diferença.
Criar cartões profissionais para todos os colaboradores, com o nome do funcionário e o site onde o cliente pode deixar sua avaliação, é uma ótima forma de incentivar que os hóspedes deixem um feedback sobre a experiência que tiveram em seu estabelecimento.
Além de ser um incentivo a mais para o cliente publicar o review, esse tipo de ação fará com que o hóspede cite o nome do funcionário no feedback – o que contará pontos extras para motivar seus colaboradores.
É importante que todos tenham seus cartões – camareiras, carregadores de malas, o chef, garçons, recepcionistas etc. Dessa forma, cada vez que os profissionais falarem com um cliente, eles poderão deixar seus cartões e se colocar à disposição a ajudá-lo no que for preciso.
Um feedback positivo pode ajudar a atrair mais hóspedes, mas uma avaliação negativa é ainda mais poderosa: ela pode espantar viajantes! Por isso, você precisa garantir que os clientes saiam completamente satisfeitos do seu estabelecimento, evitando reviews negativos.
Nesse sentido, um formulário entregue na hora do check-out pode fazer toda a diferença. Não é preciso se estender muito, inclua apenas uma ou duas perguntas, tais como:
Essas duas questões apontarão se houve algum problema durante a estadia. Se sim, como o cliente ainda estará no estabelecimento, é possível tentar corrigir os erros ali mesmo. Dessa forma, você garante que os clientes saiam felizes do seu hotel e aumenta as chances de conseguir um feedback positivo deles.
Muitos clientes não avaliam seu hotel ou pousada não porque não ficaram satisfeitos, mas simplesmente porque não tiveram a ideia de fazer um review.
Uma forma de reforçar a memória desses viajantes é oferecendo um brinde do hotel. Nele, você pode disponibilizar informações sobre onde os clientes podem publicar uma avaliação sobre a experiência deles no estabelecimento.
É interessante que seja um brinde que o cliente possa utilizar ao longo das semanas seguintes. Assim, toda vez que ele vir aquele item, irá se lembrar da experiência que teve no hotel, aumentando as chances de ir até o site e deixar sua avaliação.
Exemplos de brindes nesse sentido:
Convencido da importância de trabalhar para conseguir obter feedback dos hóspedes? Então aproveite o momento para conferir outras dicas sobre como conseguir mais avaliações dos clientes e como utilizar esses feedbacks para atrair mais viajantes e também aprimorar o atendimento e os serviços em seu hotel. Para isso, basta clicar nos links abaixo:
Boas dicas, não é mesmo?
Agora é com você! Coloque esses conselhos em prática, debata com seus colaboradores outras formas de conseguir obter feedback dos hóspedes e aproveite melhor a força dos seus clientes fiéis!
Sucesso!