Você já conhece a expressão “Nunca julgue um livro pela capa”, não é mesmo? É inegável que essa é uma mensagem valiosa para relacionamentos e até mesmo para livros, mas a verdade é que ele não faz o menor sentido no marketing! Afinal, as embalagens dos produtos (suas “capas”) são fundamentais para reforçar a imagem de uma marca, atrair a atenção do consumidor e passar informações sobre o produto em si. Além disso, no varejo, as embalagens também podem ser utilizadas de forma estratégica para impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade dos clientes!
Você pode utilizar as embalagens em sua loja para:
Benefícios e tanto, certo?
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a usar tudo isso a seu favor, revelamos a seguir como você pode alcançar esses resultados por meio da forma como embrulha e apresenta os produtos em sua loja. Acompanhe!
Uma das maneiras mais eficientes de encantar o consumidor por meio da embalagem é personalizando o pacote de acordo com o perfil dele.
Sua loja com certeza vai aumentar a fidelidade dos clientes se oferecer algo que esteja alinhado aos gostos e preferências deles e/ou que é dedicado especialmente a eles.
Na prática:
Você também pode encantar seu cliente utilizando a embalagem para tornar um momento especial ainda mais encantador. Quando ele for comprar um presente para alguém em seu estabelecimento, ofereça uma embalagem de presente que o ajude a transmitir sentimentos para o presenteado.
Na prática:
Você precisa valorizar as pessoas que compram em sua loja. Afinal, entre tantas opções disponíveis, elas escolheram fazer as compras delas no seu estabelecimento. Então, que tal deixar registrada sua gratidão e satisfação em tê-las como clientes? Você pode passar essa mensagem por meio da embalagem!
Na prática:
Essa é outra maneira de agradecer a compra que o cliente fez em sua loja. Junto com a embalagem, ofereça alguns brindes ou ofertas especiais. Isso os incentivará a voltar a comprar aí e ainda trará a sensação de que comprar na sua loja vale a pena.
Na prática:
Envolver-se nas mesmas causas que seu público defende com certeza vai fortalecer a imagem da sua marca e aumentar a fidelidade dos clientes. Nesse sentido, você pode utilizar a embalagem para reforçar os valores da sua loja e fortalecer sua conexão com os consumidores.
Na prática
A embalagem é crucial para fortalecer a imagem de uma marca. Muitos consumidores reconhecem determinada empresa por meio das suas embalagens. Sua loja também pode utilizar essa estratégia para estar mais presente no dia a dia das pessoas e, com isso, aumentar a fidelidade dos clientes.
Na prática:
Se o produto que o cliente comprou na loja (ou no site) será entregue na casa dele, você tem em mãos uma excelente oportunidade de surpreendê-lo por meio da embalagem. O consumidor estará esperando ansiosamente pelo produto. Se quando ele chegar, vier acompanhado de uma caixa ou embalagem especial, certamente sua marca ficará gravada positivamente na memória daquele consumidor.
Na prática:
Viu só? A entrega da embalagem no final da compra não precisa ser o fim do relacionamento entre sua loja e o seu cliente. Por meio das estratégias citadas neste artigo, você vai conseguir utilizar as embalagens para encantar e surpreender seus consumidores e, assim, aumentar a fidelidade das pessoas que entram no seu estabelecimento. Coloque essas dicas em prática e faça as sacolas e caixas do seu negócio também trabalharem a seu favor!
Boas vendas!