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Como fazer os clientes de e-commerce voltarem sempre

Como fazer os clientes de e-commerce voltarem sempre

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/04/18

É possível fidelizar clientes de e-commerce! Investir em ações de e-mail marketing é um dos segredos para isso. Leia este artigo e saiba mais!

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um novo cliente custa mais caro do que manter um cliente atual, certo?

Segundo Philip Kotler, um dos principais especialistas em marketing do mundo, esse custo pode chegar a ser sete vezes mais alto, em alguns mercados. Portanto, já há pelo menos uma boa razão para se preocupar em manter contato com quem já comprou de sua loja.

E tem mais! De acordo com o livro Leading On The Edge Of Chaos, de Emmet C. Murphy e Mark A. Murphy, ainda sem tradução no Brasil, aumentar a retenção de clientes em apenas 2% tem o mesmo efeito nos lucros que o corte em 10% de custos. Isso porque, segundo os pesquisadores, quanto mais um cliente compra, maior vai ficando a sua rentabilidade!

Como fazer os clientes de e-commerce voltarem após a primeira compra

Porém, enquanto no varejo físico é fácil pensar em formas de reter clientes, no e-commerce essa tarefa pode ser mais complicada. Afinal, a competição na internet é maior (você não concorre apenas com lojas do seu bairro e/ou da sua cidade, mas com lojas virtuais de qualquer canto do mundo, desde que entreguem em sua região) e, por não estar presencialmente junto com o cliente, você não tem a chance de cativá-lo usando suas habilidades pessoais.

Entretanto, isso não significa que fidelizar no e-commerce seja impossível! Pelo contrário. Oferecendo um bom mix de produtos e prestando um bom atendimento você já tem chances de cativar clientes fiéis em seu e-commerce.

Mas não é só isso. Existem outras formas de aumentar as chances de um cliente voltar a comprar da sua loja virtual. E é sobre uma delas que falamos a seguir. Acompanhe!

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Sua preocupação no momento é a fidelização dos clientes da sua loja física? Leia estes artigos:

E-mail marketing: a chave para reter os clientes do e-commerce

gatilhos mentais

Alguns estudiosos diziam que o fim do e-mail estava próximo. Segundo estes, as novas ferramentas de comunicação online acabariam com essa plataforma de troca de mensagens.

Essa previsão, porém, ainda não se tornou realidade em muitos mercados…

No e-commerce, por exemplo, o e-mail segue sendo uma das ferramentas mais eficazes de contato com os clientes. Afinal, ele permite uma comunicação individualizada e eficaz, em que o cliente é fisgado para o site mesmo que ainda não estivesse motivado a adquirir um novo produto.

Além disso, também é bom para o dono da loja virtual, que consegue mensurar o sucesso da campanha e conhecer os produtos mais acessados pelos clientes que são atraídos pelo e-mail.

Ou seja, se você quer aumentar sua base de clientes fiéis no e-commerce, deveria cuidar melhor da forma como se comunica por e-mail com seus compradores.

Para começar, você pode testar os cinco tipos de e-mails que apresentamos a seguir!

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5 tipos de e-mail que ajudam a fidelizar clientes de e-commerce

1) Agradecimento e recompra

Este e-mail deve ser enviado imediatamente após a compra. Nele, você pode agradecer a preferência por sua loja, confirmar a compra e mostrar outros produtos disponíveis no site.

Por exemplo: se o cliente levou um micro-ondas, aproveite para apresentar outros itens da cozinha, como forno elétrico, batedeira etc.

Esta é mais uma oportunidade para o cliente visitar seu site e, quem sabe, iniciar ou planejar uma nova compra.

Saiba mais!

4 dicas para fazer venda adicional

2) “Sentimos sua falta”

usar o e-mail marketing para vender mais no NatalEste e-mail deve ser enviado aos clientes que não compram em seu e-commerce há um certo tempo. Nele, você pode falar sobre as novidades da sua loja virtual e até oferecer um bônus para que o cliente volte a comprar com você. Esse bônus pode ser um desconto, entrega gratuita, garantia estendida ou o que você achar que está alinhado aos seus interesses.

Se quiser potencializar as chances de trazer esse cliente de volta, use os hábitos de compra dele a seu favor!

Por exemplo: o cliente comprou uma mesa de escritório com você recentemente? Que tal oferecer uma cadeira? Pode ser mais útil do que uma geladeira, certo?

Nesse sentido, um CRM pode seu aliado, uma vez que com a ajuda dessa ferramenta, você poderá entender melhor o perfil de compra de cada cliente!

Saiba mais!

3) “Os clientes que compraram este produto também pesquisaram…”

Estudos de antropologia mostram que as pessoas gostam de repetir comportamentos de seu grupo, mesmo que inconscientemente. Por isso chamadas como “os clientes que compraram este produto também pesquisaram…” funcionam tão bem no e-commerce.

Você pode fazer isso direto na sua loja virtual, claro, mas caso o objetivo seja fazer um antigo cliente voltar a comprar no seu e-commerce, enviar um e-mail mostrando o que pessoas parecidas com ele têm comprado pode ser uma ótima forma de incentivá-lo a voltar ao seu site.

Este e-mail pode ser enviado tanto para o cliente que ainda está indeciso e não finalizou a compra quanto para aquele que já comprou algo, mas pode ter deixado passar um item similar. O importante é que desde o título do e-mail você desperte a curiosidade para que o cliente se sinta informado sobre os tipos de produto que seus pares estão levando. Um e-mail que será aberto por pura curiosidade pode ser o início de uma venda bem-sucedida!

Saiba mais!

Como vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente

4) Revertendo abandono de carrinho

Você já pensou que alguém pode não finalizar uma compra em seu e-commerce por ter enfrentado dificuldades na hora de fechar a compra? Pois é, esse é um dos motivos mais comuns para o chamado “abandono de carrinho”.

Porém, você pode dar continuidade a essa compra caso consiga fazer o cliente voltar para o seu e-commerce rapidamente.

Para isso, uma alternativa é enviar um e-mail informativo, explicando como é simples finalizar a compra, e colocando-se à disposição para ajudá-lo como for preciso. Essa atenção rápida aumenta suas chances de sucesso.

Saiba mais!

5) Recomendações do mês

Que tal enviar um e-mail mensal com as novidades da sua loja virtual? Nele, você pode apresentar os produtos que acabaram de chegar ou aqueles que estão saindo de linha e estarão em promoção no período que você definir. Se preferir, a campanha pode ser temática com o que está acontecendo em cada mês.

Por exemplo:

  • Em junho, você pode mandar produtos de inverno, como aquecedores, cobertores etc.
  • Já no Natal, dá para trabalhar com a temática “o presente certo para cada membro da família”.

Saiba mais!

Vídeo: Dicas de e-commerce do time Gazin

Dica extra: bilhete escrito à mão

Todos os procedimentos do e-commerce acontecem de maneira automática, e o cliente acaba não tendo um contato pessoal e humano com o lojista virtual.

Por isso, a última sugestão é quebrar essa distância enviando um cartão ou bilhete à mão, e, com este gesto simples, surpreender o cliente!

Brandon Eley, fundador da loja virtual de sapatos 2Bigfeet.com, utiliza essa estratégia. Olha só o que ele disse:

“Uma das maneiras pelas quais encorajamos a repetição de negócios é enviando aos nossos melhores clientes um cartão de agradecimento escrito à mão com um cupom para compra futura. É meu objetivo enviar mil cartões todos os anos, o que funciona escrevendo apenas quatro cartas todos os dias da semana. Eu escrevo tudo à mão, mas estou automatizando o procedimento de execução dos relatórios, fazendo os códigos de cupons para reduzir o tempo que me demora todos os dias.”

Bacana, não?

Agora é com você!

Use essas dicas para planejar suas próximas campanhas de e-mail. Seu e-commerce agradece!

Leia também:

8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas

Sua capacitação não termina aqui!

Quer aprimorar os resultados do seu e-commerce? Confira todos os conteúdos que já publicamos sobre o assunto no Blog do Varejo clicando aqui.

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