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Como aproveitar as vendas de Natal no e-commerce para fidelizar clientes

Como aproveitar as vendas de Natal no e-commerce para fidelizar clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/11/19

Quer saber como fidelizar clientes do e-commerce no Natal? Leia este artigo! As dicas que apresentamos aqui facilitarão essa jornada!

Como os especialistas em vendas costumam dizer, um bom varejista deve desejar mais do que fechar uma venda. Ele deve ter como objetivo fidelizar clientes.

E o Natal é uma ótima data para isso!

Afinal, uma experiência de compra marcante e positiva na principal data comemorativa do ano potencializa as chances de um consumidor comum se tornar um cliente fiel.

Isso, aliás, vale tanto para as vendas em lojas físicas, quanto no e-commerce.

Inclusive, no ano passado, produzimos um artigo para ajudá-lo a fidelizar clientes da loja física no Natal (leia clicando aqui). Hoje, portanto, apresentamos 5 dicas para você fidelizar clientes do e-commerce no Natal. Acompanhe!

5 dicas para fidelizar clientes do e-commerce no Natal

Como fidelizar clientes do e-commerce no Natal

Dica #1 para fidelizar clientes do e-commerce no Natal:
Convide o cliente a se inscrever em seu site

fidelizar clientes do e-commerce no NatalUma ótima maneira de reter os clientes é fazendo com que eles estejam inscritos em seu site. Afinal, isso facilita sua comunicação com eles e, além disso, permite que você notifique-os sempre que fizer ações promocionais, por exemplo.

Neste sentido, para convencer visitantes a se inscreverem em seu site você pode oferecer, por exemplo:

  • Uma recompensa para novos assinantes – como a primeira entrega gratuita ou uma garantia estendida.
  • Uma recompensa para os presenteados (afinal, Natal é momento de agradar quem se ama, não é mesmo?) – como um desconto na primeira compra dele em sua loja online.

Dica #2 para fidelizar clientes do e-commerce no Natal:
Tenha um programa de fidelidade

fidelizar clientes do e-commerce no NatalProgramas de fidelidade são ótimos tanto para as empresas quanto para os clientes. Afinal, por meio deles você pode, por exemplo:

  • Descobrir informações importantes sobre os seu clientes e, assim, desenvolver promoções cada vez mais eficientes.
  • Incentivar recompras de maneira simplificada – já que esses clientes fazem parte da sua base e podem receber mensagens personalizadas.
  • Oferecer incentivos de longo prazo para impulsionar novas compras.

Além disso, os clientes são recompensados por sua fidelidade – o que também lhes agrada muito e, inclusive, muitas vezes torna eles promotores da sua marca.

Portanto, se você deseja fidelizar clientes do e-commerce no Natal, preocupe-se em criar um programa de fidelidade!  

Leia também!

Os programas de fidelidade no varejo
Tipos de programas de fidelidade e como escolher o melhor modelo

Dica #3 para fidelizar clientes do e-commerce no Natal:
Segmente os envios de e-mail marketing

fidelizar clientes do e-commerce no NatalMuitas empresas enviam o mesmo e-mail para todos os clientes cadastrados na sua base. Este, porém, é um grande erro! Afinal, cada perfil de cliente possui características, desejos e necessidades particulares, e e-mails padrão não respeito essas particularidades, o que os tornam pouco efetivos e muitas vezes até incômodos aos clientes.

Neste sentido, segmentar sua base antes de fazer disparos de e-mail marketing é fundamental para fidelizar os clientes do e-commerce no Natal. Se você ainda não fez isso, inicie já essa segmentação. Você verá como valerá a pena!

Leia também!

Como vender mais na internet usando e-mail marketing
Como utilizar o e-mail marketing para vender mais no Natal

Dica #4 para fidelizar clientes do e-commerce no Natal:
Use automação de e-mail

Por falar em e-mail marketing, outra questão importante para fidelizar clientes no e-commerce no Natal é automatizar seus contatos via e-mail. Afinal, a automação de e-mail serve para incentivar o cliente a fazer uma compra adicional ou a se envolver com sua empresa, por exemplo. 

Lembre-se, porém, que para realizar uma boa automação você primeiro precisa segmentar sua base. Só assim você saberá quais mensagens devem ser enviadas para cada cliente.

Leia também!

7 dicas para vender mais por e-mail

Dica #5 para fidelizar clientes do e-commerce no Natal:
Envie uma mensagem de agradecimento

Clientes gostam de ser bem tratados. E eles se sentem assim quando falamos diretamente com eles!

Portanto, quando os clientes de Natal fizerem compras em sua loja virtual, envie uma nota de agradecimento. Diga que está muito feliz por contar com esse cliente e incentive-o a avaliar o processo de compra em sua loja, esclarecer eventuais dúvidas e, é claro, a retornar.

Inclusive, sua mensagem pode incluir um cupom de desconto em eventuais compras futuras. Ou então, se comprometer a avisar o cliente em casos de promoções.

Esse tipo de mensagem ajuda a destacar sua empresa e marca e mostra que sua loja oferece uma excelente experiência de compra.

Leia também!

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Agora chegou a sua vez!

Aproveite o Natal não apenas para fechar muitas vendas, mas, também, para fidelizar os clientes. Dessa forma, além de ter um ótimo fim de ano, você estará dando um grande passo para obter excelentes resultados no ano que está chegando!

Boas vendas e um Feliz Natal!

Imagens: Envato Elements

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