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Forecast na hotelaria: antecipando possíveis resultados e cenários

Forecast na hotelaria: antecipando possíveis resultados e cenários

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/06/19

Forecast (ou previsão de demanda) é uma ferramenta muito útil na hotelaria. Afinal, através do estudo do desempenho do negócio e de fatores externos do mercado, é possível projetar resultados e cenários futuros.

Por isso mesmo, precisamos nos dedicar a explorar o tema!

A seguir, aprenda mais sobre o uso do forecast na hotelaria e entenda como esse estudo pode proporcionar uma vantagem competitiva importante para o seu estabelecimento.

O que é forecast na hotelaria

forecast na hotelaria

  • O forecast é uma ferramenta que pode ajudar os gestores hoteleiros a antecipar o desempenho futuro dos negócios.
  • Através da análise de dados – como, por exemplo, performances anteriores do estabelecimento, tendências do setor e outras informações sobre o negócio e sobre o mercado –, o forecast permite que sejam projetados indicadores importantes – como ocupação, taxa diária média e receita total.
  • O objetivo do forecast é proporcionar à empresa uma melhor compreensão sobre seu potencial desempenho futuro.

Forecast é a melhor estimativa (mais realista) de tarifa, receita e ocupação para um período específico. Para conseguir isso é preciso compilar dados, considerando uma minuciosa pesquisa de vendas dos anos anteriores, condições de mercado, desempenho dos concorrentes etc. Isso permite que você saiba o que impulsiona a demanda do consumidor em diferentes épocas do ano.
Gabriela Otto, especialista em gestão hoteleira.

Benefícios do forecast na hotelaria

Como você deve imaginar, a habilidade de prever os possíveis resultados futuros do seu negócio é muito relevante. Afinal, ela permite que você possa tomar decisões melhores e direcionar de maneira mais estratégica suas ações e investimentos.

O forecast na hotelaria possibilita, por exemplo:

– Que preços sejam ajustados de acordo com a demanda.
– Que ações de marketing e vendas específicas para atender uma demanda futura sejam criadas.
– Que o estabelecimento consiga se preparar melhor para um possível período de baixa temporada.

“Essa previsão nos ajuda a entender onde vamos chegar e quais resultados (provavelmente) vamos atingir. Esse tipo de análise é extremamente importante, pois nos dá um norte para onde o nosso negócio está indo. Se o destino previsto não está de acordo com o que esperamos, teremos algum tempo para realizar ações de vendas para mudar (ou tentar mudar) esse cenário.
– 
Rafael Toledo, especialista em Revenue Management (RM).

Forecast e Revenue Management

A previsão de demanda na hotelaria é uma parte central do revenue management.

Portanto, o forecast está na base da atuação do profissional de RM! Afinal, esse estudo analisa os dados passados e futuros e, então, indica possíveis ações e ajustes nas estratégias de preço, de vendas e de marketing.

revenue management

Imagem: Blog Snapshot

Aprenda mais!

O que é revenue management e por que seu hotel deveria utilizar essa metodologia
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Tipos e modelos de análise de forecast na hotelaria

Existem diversos modelos de forecast, mas entre os principais, podemos destacar:

a) Previsão restrita de desempenho

É simplesmente o desempenho estimado ou esperado em um determinado período futuro. É uma análise “restrita” ou limitada ao número de quartos disponíveis para venda.

b) Previsão irrestrita de demanda

Não é uma estimativa de quantos quartos você vai vender, mas sim uma estimativa da demanda ou do potencial de venda. Ou seja, quantos quartos seria possível vender em determinado período futuro. Portanto, esta é uma previsão “sem restrições”, e, consequentemente, informa a demanda potencial, sem levar em conta o número de quartos disponíveis.

Ou seja, um modelo de forecast foca mais nas possibilidades atuais de oferta, enquanto o outro leva em consideração o potencial de ganho independentemente das suas limitações.

Agora, talvez você esteja se perguntando:
“Por que eu deveria realizar uma previsão de demanda além da capacidade do meu estabelecimento?”

Há duas razões para isso:

  • Ao saber que na próxima semana ou mês, por exemplo, haverá mais pedidos de reserva do que quartos disponíveis, você tem uma clara indicação de que pode aumentar as tarifas neste período. Afinal, haverá uma grande demanda.
  • Além disso, essa análise ajudará a identificar possibilidades de expansão do seu estabelecimento. Digamos, por exemplo, que a previsão irrestrita de demanda indique que os próximos meses serão de alto movimento. Portanto, isso mostra que um investimento para ampliar o número de quartos poderá gerar um bom retorno.

Modelos de análise da demanda futura

forecast na hotelaria

Outra dúvida comum em relação ao forecast é esta:
“Como prever quantos hóspedes gostariam de reservar um quarto no estabelecimento, quando os dados passados só indicam quantas pessoas já se hospedaram?”

Não se trata de vidência ou bola de cristal. O forecast não vai prever o destino do seu negócio, mas vai indicar possíveis cenários futuros em relação à demanda por estadias, com base nas informações disponíveis.

A forma como essa análise é feita pode variar muito. Alguns profissionais de RM utilizam sistemas específicos para esse fim – os chamados Revenue Management Systems (RMS). Outros, porém, preferem realizar cálculos matemáticos ou usar algoritmos computacionais. Há ainda quem utilize a intuição (baseando-se no conhecimento acumulado ao longo dos anos e em experiências passadas).

Enquanto as formas de calcular a demanda futura podem variar muito, entre os modelos mais simples de análises temos as seguintes metodologias:

a) Média histórica

Determina a demanda futura a partir das médias de reservas em diferentes períodos no passado. É um dos modelos mais simples de previsão e tende a funcionar bem para planejamento de longo prazo, em que o foco é maior nas tendências básicas ao longo do tempo e a variação diária ou semanal não importa tanto.

Ao analisar, por exemplo, as reservas dos anos anteriores, o estabelecimento pode entender quais são as médias de ocupação em cada mês, identificando os períodos de alta e baixa temporada.

b) Séries temporais

Realiza a previsão futura comparando diferentes períodos históricos. Nesse método, também pode-se incorporar outros fatores, como promoções, sazonalidade e padrões climáticos.

Analisando, por exemplo, o movimento do mês de maio nos últimos anos, comparando os anos em que houve alguma promoção ou evento especial, é possível projetar o movimento do próximo ano, levando em consideração as ofertas e os eventos que serão realizados nesse período.

Agora, queremos saber:

  • Ficou com alguma dúvida em relação a forecast na hotelaria?
  • Gostaria de compartilhar as dificuldades que você tem para aplicar o forecast em seu estabelecimento?
  • Tem alguma dica ou sugestão de ação para compartilhar em relação ao uso dessa ferramenta?

Em breve, voltaremos a falar mais sobre esse tema aqui no Blog da Hotelaria. Deixe sua pergunta nos comentários abaixo que iremos respondê-las no próximo artigo sobre esse assunto.

Sucesso!

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Imagens: Rawpixel; Pexels

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