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Dicas de forecast: 4 passos para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria

Dicas de forecast: 4 passos para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/06/19

Conheça algumas práticas fundamentais para aumentar a eficiência da previsão de demanda na hotelaria e, assim, gerar um forecast mais preciso e alinhado à realidade do seu negócio e do mercado.

Você sabe o que é forecast na hotelaria?

Esta é uma ferramenta que ajuda os gestores a antecipar o possível desempenho do negócio nos próximos dias, meses ou anos. Através do estudo de indicadores históricos da empresa e de fatores externos do mercado, é possível projetar dados importantes – tais como, por exemplo: previsão de ocupação, de taxa diária média e de receita total.

Ou seja, o objetivo do forecast é proporcionar à empresa uma visão do seu potencial resultado em um determinado período. Portanto, quanto mais realista e alinhado à realidade o forecast estiver, mais eficientes e úteis serão as projeções.

Pensando em ajudá-lo a aprimorar o forecast em seu estabelecimento, listamos a seguir quatro passos fundamentais para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria. Acompanhe!

Saiba mais!
Forecast na hotelaria: antecipando possíveis resultados e cenários

Passo #1 para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria:
Estabelecer os objetivos do seu
forecast

previsão de demanda

Você já sabe que o objetivo do forecast na hotelaria é prever a demanda em um determinado período futuro para que seu estabelecimento possa se preparar, certo? Porém, além disso, precisa entender que essa previsão pode ser direcionada para diferentes fins.

– A previsão de demanda pode, por exemplo, ajudar a definir o número de profissionais trabalhando em determinado período.
– Além disso, essa projeção pode servir para direcionar a área de Compras. Afinal, com ela é possível identificar as quantidades médias de materiais necessários para o período analisado.
– O forecast também pode indicar o potencial de vendas em determinada época, esclarecendo se será necessário fazer ações para aumentar as vendas ou se a demanda será tão grande que pode ser interessante revisar o valor das tarifas.
– Essa análise pode ser importante ainda para encontrar padrões de demandas que justifiquem determinado investimento na expansão do negócio.

Então, qual é o seu objetivo ao realizar o forecast? É uma das metas citadas acima? Ou todas elas?

Entender qual é o objetivo dessa análise no seu estabelecimento vai esclarecer questões como, por exemplo:

– Quais dados você deve analisar.
– Qual deve ser a periodicidade do
forecast.
– Qual será o período a ser estudado.
– Quais áreas e profissionais devem estar envolvidos nesta tarefa.

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Passo #2 para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria:
Entender sua disponibilidade de dados

forecast

O próximo passo, então, é avaliar a disponibilidade atual e potencial de dados. Ou seja, é preciso verificar quais informações já estão disponíveis em seus sistema e/ou banco de dados e quais você precisará buscar em outros canais.

Estas são algumas possíveis fontes de dados para previsão de demanda na hotelaria:

– CRM do hotel.
– Sistema de gestão de reservas.
– Controle de compra e utilização de materiais.
– Indicadores de desempenho das ações de marketing.
– Relatórios de reservas realizadas em cada canal (site, telefone, OTA etc.).
– Controle de refeições (no quarto, no restaurante, no café da manhã etc.).
– Análises com indicadores de mercado (regional, sazonal etc.).
– E assim por diante.

Pode ser que muitas dessas informações já estejam sendo coletadas em seu estabelecimento, mas precisem ser organizadas de uma forma mais estruturada para possibilitar a previsão de demanda. Ou, ainda, há a possibilidade de que seja necessário criar processos para que os dados necessários para o forecast comecem a ser coletados e organizados.

Contudo, de qualquer forma, definir o propósito central do seu forecast e identificar quais são as informações necessários para realizar essa análise da demanda são passos cruciais para guiar suas ações direcionadas à coleta e organização de dados.

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Passo #3 para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria:
Definir uma periodicidade para a realização do
forecast

previsão de demanda

A etapa seguinte do processo de melhora na previsão de demanda tem a ver com a periodicidade. Ou seja, quais serão os períodos analisados em seu forecast e de quanto em quanto tempo você fará essa projeção.

Esta, aliás, é uma questão que está diretamente relacionada aos objetivos do seu forecast.

– Digamos, por exemplo, que você fará o forecast para determinar o preço da hospedagem. Portanto, precisa realizar essa análise semanalmente. Afinal, há muitas variáveis de uma semana para outra que influenciam a procura por estadias em sua região.
– A meta do
forecast é guiar o orçamento das ações de Marketing? Então, é possível realizar essa análise semestralmente, avaliando períodos mais longos (anos e semestres anteriores e eventos futuros).

Em última instância, a definição da periodicidade vai guiar também a forma como os dados são coletados.

– Para guiar o forecast da demanda semanal, por exemplo, é importante que os dados sejam coletados e armazenados diariamente no sistema.
– Já para o
forecast do orçamento de marketing, a equipe responsável poderá criar um relatório único para o semestre inteiro.

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Passo #4 para aprimorar a previsão de demanda na hotelaria:
Integrar as diferentes áreas que são importantes para o
forecast

previsão de demanda

Por fim, para melhorar a eficiência do seu forecast é importante envolver as diversas áreas e profissionais que são relevantes para essa análise.

O profissional responsável por realizar o forecast precisa ter uma comunicação direta com setores como: Marketing, Compras, Recepção, Atendimento, Governança etc. Isso porque essas áreas que podem conceder dados e informações cruciais para tornar a previsão de demanda mais precisa e realista.

– De nada adianta, por exemplo, realizar o forecast de vendas de quartos para a próxima semana sem levar em conta que, neste período, a área de Marketing fará uma ação especial que poderá influenciar no nível de procura por quartos.
– Da mesma forma, pode ser que o forecast ajude a identificar a melhor época para realizar determinada ação que a área de Marketing está planejando.

Então, é essencial criar processos e metodologias para que as áreas relevantes para o forecast estejam integradas e se comunicando constantemente, compartilhando dados, insights e informações.

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RECAPITULANDO:

OS QUATRO PASSOS FUNDAMENTAIS PARA APRIMORAR A PREVISÃO DE DEMANDA NA HOTELARIA SÃO:

1) Estabelecer os objetivos do seu forecast. Ou seja, para quais fins as informações dessa previsão de demanda serão utilizadas.
2) Avaliar quais são os dados que você precisa para fazer o forecast, quais deles você já tem disponíveis e quais precisa coletar/organizar (e em quais fontes).
3) Determinar a periodicidade do seu forecast – quais serão os períodos analisados e de quanto em quanto tempo você fará essa projeção.
4) Criar processos para envolver e integrar as diversas áreas e profissionais que são relevantes para a previsão de demanda.

Agora é com você!

Use essas informações para aprimorar seu forecast e, assim, adquirir uma projeção mais precisa e eficiente para guiar com clareza as ações do seu negócio.

Sucesso!

Imagens: Pexels, Rawpixel

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