Nossas Sugestões

Especialista dá dicas de fotografia para hotelaria

Especialista dá dicas de fotografia para hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/07/17

As imagens do seu estabelecimento têm um peso superimportante na decisão dos viajantes. Em um estudo feito pela TripAdvisor, 86% dos viajantes afirmaram que as fotos e os vídeos do estabelecimento são fundamentais na hora de escolher onde se hospedar. Para ajudar o seu hotel ou pousada a trabalhar suas fotos de maneira estratégica, conversamos com um especialista na área para obter dicas específicas de fotografia para hotelaria.

Em entrevista exclusiva ao Blog da Hotelaria, Gabriel Vergani, fotógrafo especializado em turismo e arquitetura, indica o que seu estabelecimento deve destacar nas fotos de divulgação e como usar as imagens do hotel ou pousada em ações de marketing. Confira!

A importância da fotografia para hotelaria

fotografia para hotelaria

Vergani ressalta que fotos de qualidade são fundamentais para que o hotel ou pousada consiga se destaca no mercado, chamando a atenção dos viajantes e conquistando cada vez mais clientes.

Boas imagens destacam as qualidades do espaço, valorizam a marca do hotel e atraem novos hóspedes. É parte vital da comunicação. Essas fotos definem como o estabelecimento se apresenta ao mundo e aos futuros clientes“, explica.

De acordo com o fotógrafo, o uso da imagem deve ser feito de maneira estratégica, destacando os diferenciais do hotel ou pousada, mas sempre de acordo com a realidade. Do contrário, pode gerar frustrações e ter um efeito negativo na reputação da marca.

A foto ideal é aquela que traz o desejo de visitar o estabelecimento e estar ali, mas que também gera expectativas realistas sobre o hotel, sem enganar o cliente“, salienta.

O que fotografar em hotéis e pousadas

fotografia para hotelaria

Na hora de pensar em criar fotos para a divulgação do hotel, muitos gestores ficam em dúvida sobre quais áreas merecem ser registradas. Nesse sentido, Vergani indica que as imagens básicas para apresentar um estabelecimento hoteleiro e criar sua identidade são:

  • Os quartos.
  • A recepção.
  • A fachada.

fotografia para hotelaria

Porém, o fotógrafo aconselha ir além e registrar as áreas que oferecem serviços que servem como diferencial para o hotel, tais como:

  • Área de lazer.
  • Sala de reunião.
  • Academia.
  • Café da manhã.
  • Restaurantes.
  • E outros serviços.

fotografia para hotelaria

Os clientes têm demandas específicas em saber como são os banheiros e até mesmo os corredores, para ter certeza das condições físicas da hospedagem. No fim das contas, quanto mais fotos, melhor“, frisa.

No que se refere aos detalhes que devem ser evidenciados na fotografia para hotelaria, Vergani explica que é importante registrar os detalhes que fazem com que o hotel seja especial. É preciso evidenciar os diferenciais do estabelecimento. Isso pode ser mostrado pelo projeto arquitetônico e pela decoração. O que pode resultar também em fotos de detalhes, desde a forma como dobram as toalhas até pequenos mimos oferecidos“, ensina.

Como utilizar as fotos do hotel nas ações de marketing

fotografia para hotelaria

A fotografia para hotelaria tem um impacto direto nas ações de marketing do estabelecimento. Vergani explica que, como muitos viajantes decidem em qual hotel se hospedar sem a oportunidade de conhecer pessoalmente o estabelecimento, as fotos guiam a escolha deles.

A fotografia é essencial para o marketing de um hotel. Aqui, é perfeitamente cabível a expressão ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’. Por mais que haja uma descrição completa das características do estabelecimento, uma foto causa um impacto muito maior. Um belo clique atrai o olhar do viajante e, consequentemente, chama a atenção para o estabelecimento“, comenta.

fotografia para hotelaria

Em relação ao uso das imagens do hotel em ações de marketing nas redes sociais, Vergani frisa que mostrar o dia a dia do estabelecimento, por exemplo, pode ser uma maneira de a marca se aproximar do público.

Posts com imagens nas redes sociais geram mais engajamento do que textos ou links. Então, as fotos são o melhor caminho para alcançar uma audiência maior nessas plataformas. As pessoas gostam de compartilhar belas imagens, e se estas imagens forem do seu hotel, melhor ainda“, enfatiza.

No entanto, ele indica que ao postar fotos do hotel nas redes sociais, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Caso apareçam hóspedes ou colaboradores nas imagens, é preciso ter certeza do consentimento deles para publicar na web.
  • As redes sociais costumam ter uma linguagem informal, mas isso não significa que você pode postar qualquer coisa! Avalie sempre o conteúdo da imagem.
  • Mantenha o cuidado com a luz e o enquadramento para que as fotos sejam um sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Você tem alguma dificuldade específica em relação à fotografia para hotelaria? Deixe um comentário abaixo com suas dúvidas. E fique ligado aqui no blog, que em breve publicaremos um artigo com mais dicas de Vergani, indicando os erros que você deve evitar ao tirar fotos do seu estabelecimento, com dicas para criar fotos incríveis.

Imagens: Gabriel Vergani

Leia também:

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Especialista dá dicas de fotografia para hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo