Você já se perguntou o quanto a falta de produtividade pode estar afetando os resultados da sua loja? Mais: já pensou sobre o que precisa fazer para melhorar a produtividade da sua equipe?
Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos hoje a visão de Yves Morieux, consultor em cultura e transformação organizacional e autor de Seis regras simples: como gerenciar a complexidade sem se complicar.
Saiba o que pensa o especialista, conheça os principais conceitos apresentados por ele no livro e termine a leitura deste artigo convencido a simplificar a gestão de sua empresa e sabendo como aumentar a produtividade da sua equipe!
Vamos lá?
Morieux acredita que o segredo para aumentar a produtividade é simplificar a gestão!
De acordo com o especialista, ao contrário do que diz o senso comum, a resposta para aumentar a produtividade não é criar mais processos, contratar mais gestores, ou implementar novos softwares de gestão.
No livro 6 regras simples: como gerenciar a complexidade sem se complicar, ele afirma que tudo o que lemos e aprendemos sobre gestão está errado ou obsoleto, porque são ações que aumentam a complexidade e as camadas nas estruturas organizacionais.
A solução? Dar autonomia às pessoas e permitir que elas cooperem entre si!
Como fazer isso? Seguindo as seis regras que ele detalha em sua obra:
Detalhamos cada uma dessas regras a seguir. Acompanhe!
Ninguém acorda de manhã com o propósito de não fazer nada.
Não cooperar, não atender clientes, não contribuir para o sucesso da empresa não costumam ser metas muito comuns.
Geralmente, isso acontece quando os profissionais não entendem por que precisam fazer o que são cobrados e nem conhecem o impacto de suas funções.
A verdade é que o comportamento de um profissional é o resultado da forma como ele enxerga o seu trabalho.
Vendedores, por exemplo, fazem o que é melhor para atingir as metas, dentro das restrições impostas.
Porém, conforme a complexidade da gestão aumenta, “caixinhas” se formam, e logo elas estão concorrendo entre si. Ou seja, cada departamento foca-se para as metas de desempenho da sua área, e não olha mais para o objetivo da empresa.
É papel do gestor garantir que isso não aconteça! Quando todo mundo entende o que cada membro da equipe faz, fica mais fácil colaborar entre si, evitando retrabalho e desperdício de tempo e dinheiro.
Tudo isso é sinônimo de produtividade, não?
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Integradores são as pessoas que conseguem transitar muito bem entre as áreas, mantêm bom relacionamento com colaboradores de outros departamentos e desempenham seu trabalho buscando cooperar com os demais membros da equipe.
É importante identificar quem são esses integradores e reforçar e encorajar esse tipo de atitude.
De acordo com Morieux, com a ajuda dos integradores, as pessoas ficam mais próximas, e passam se comunicar de forma mais direta.
Autonomia é a capacidade de governar-se por seus próprios meios. Ou seja, é a capacidade de tomar decisões com liberdade, sem a dependência ou a influência de outros. Uma pessoa com autonomia desempenha em um estado de maior raciocínio e com maior preocupação e responsabilidade sobre as suas ações.
Ao passo que a gestão de uma empresa torna-se mais complexa, forma-se uma cadeia no processo de decisões. Ao dar mais poder e autonomia, além de aumentar a motivação, cresce também a capacidade que a empresa tem de se adaptar e melhorar.
Portanto, autonomia é chave para aumentar a produtividade!
Empodere as pessoas para que elas usem o próprio julgamento, a própria inteligência!
Reciprocidade tem a ver com troca entre dois lados.
Criar condições em que o sucesso de uma pessoa depende do sucesso de outra aumenta a reciprocidade. Criar um interesse mútuo nas pessoas depende de elas compartilharem um propósito em comum.
Para Yves Morieux, quanto menos autossuficientes e individualistas os profissionais forem, mais colaborativos eles serão. Assim, melhores serão os resultados como um todo!
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Reciprocidade em vendas: dê algo para o seu cliente antes de vender
Todos devem entender as consequências das suas próprias ações, para levá-las mais em conta ao tomar decisões.
Morieux ilustra essa regra apresentando um um exemplo de engenheiros de uma indústria automobilística. Segundo o especialista, depois que um carro projetado é lançado, os engenheiros devem passar um tempo alocados em uma oficina concessionária para compreender o impacto das decisões tomadas ao projetar o veículo. Assim, deixam de ficar na bolha de suas áreas e entendem melhor o todo.
Para adaptar essa ideia ao varejo, você pode pedir a um vendedor que temporariamente assuma atividades na área de cobranças. Isso o tornaria muito mais consciente dos possíveis impactos de uma venda nos recursos da empresa.
Punir aqueles que falham nunca é uma boa atitude na gestão de sua empresa. Reforçar aqueles que cooperam, por outro lado, aumenta a autonomia dos colaboradores para inovar, cresce a motivação para ajudar a equipe e gera um resultado positivo no engajamento como um todo.
Yves aponta que, o sentimento de que podemos errar, além de gerar uma tranquilidade para inovar e tentar, também permite que as pessoas sejam mais transparentes quanto às suas fraquezas e limitações. Isso cria a conexão necessária para a cooperação.
Quando simplifica a gestão seguindo essas regras, você deixa de criar mais caixinhas e de desenhar mais processos. Você cria mais valor, com menos recurso. O que é isso, se não a definição de produtividade?
Para Yves, as empresas não devem focar em enfrentar a concorrência. A batalha real é contra si mesmas, contra sua própria burocracria, sua própria complicação, que as faz mais improdutivas e menos motivadas.
O problema não é complexo, as pessoas é que o deixam assim.
Que tal simplificar?
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Sucesso, boas vendas e muita produtividade para você!