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Como simplificar a gestão e aumentar a produtividade da sua loja

Como simplificar a gestão e aumentar a produtividade da sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/04/18

produtividade regras simplesVocê já se perguntou o quanto a falta de produtividade pode estar afetando os resultados da sua loja? Mais: já pensou sobre o que precisa fazer para melhorar a produtividade da sua equipe?

Pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos hoje a visão de Yves Morieux, consultor em cultura e transformação organizacional e autor de Seis regras simples: como gerenciar a complexidade sem se complicar.

Saiba o que pensa o especialista, conheça os principais conceitos apresentados por ele no livro e termine a leitura deste artigo convencido a simplificar a gestão de sua empresa e sabendo como aumentar a produtividade da sua equipe!

Vamos lá?

A visão

Morieux acredita que o segredo para aumentar a produtividade é simplificar a gestão!

De acordo com o especialista, ao contrário do que diz o senso comum, a resposta para aumentar a produtividade não é criar mais processos, contratar mais gestores, ou implementar novos softwares de gestão.

No livro 6 regras simples: como gerenciar a complexidade sem se complicarele afirma que tudo o que lemos e aprendemos sobre gestão está errado ou obsoleto, porque são ações que aumentam a complexidade e as camadas nas estruturas organizacionais.

A solução? Dar autonomia às pessoas e permitir que elas cooperem entre si!

Como fazer isso? Seguindo as seis regras que ele detalha em sua obra:

  • Entenda o que os outros profissionais e as outras áreas fazem na empresa.
  • Fortaleça os “integradores”.
  • Dê mais autonomia dos colaboradores.
  • Aumente a reciprocidade.
  • Faça os colaboradores enxergarem o impacto do trabalho deles.
  • Recompense aqueles que cooperam.

Detalhamos cada uma dessas regras a seguir. Acompanhe!

6 regras para simplificar a gestão e aumentar a produtividade

como simplificar a gestão e aumentar a produtividade

1) Entenda o que os outros profissionais e as outras áreas fazem na empresa

consumidor do futuroNinguém acorda de manhã com o propósito de não fazer nada.

Não cooperar, não atender clientes, não contribuir para o sucesso da empresa não costumam ser metas muito comuns.

Geralmente, isso acontece quando os profissionais não entendem por que precisam fazer o que são cobrados e nem conhecem o impacto de suas funções.

A verdade é que o comportamento de um profissional é o resultado da forma como ele enxerga o seu trabalho.

Vendedores, por exemplo, fazem o que é melhor para atingir as metas, dentro das restrições impostas.

Porém, conforme a complexidade da gestão aumenta, “caixinhas” se formam, e logo elas estão concorrendo entre si. Ou seja, cada departamento foca-se para as metas de desempenho da sua área, e não olha mais para o objetivo da empresa.

É papel do gestor garantir que isso não aconteça! Quando todo mundo entende o que cada membro da equipe faz, fica mais fácil colaborar entre si, evitando retrabalho e desperdício de tempo e dinheiro.

Tudo isso é sinônimo de produtividade, não?

Leia também!

2) Fortaleça os “integradores”

inteligência emocionalIntegradores são as pessoas que conseguem transitar muito bem entre as áreas, mantêm bom relacionamento com colaboradores de outros departamentos e desempenham seu trabalho buscando cooperar com os demais membros da equipe.

É importante identificar quem são esses integradores e reforçar e encorajar esse tipo de atitude.

De acordo com Morieux, com a ajuda dos integradores, as pessoas ficam mais próximas, e passam se comunicar de forma mais direta.

3) Dê mais autonomia aos colaboradores

Autonomia é a capacidade de governar-se por seus próprios meios. Ou seja, é a capacidade de tomar decisões com liberdade, sem a dependência ou a influência de outros. Uma pessoa com autonomia desempenha em um estado de maior raciocínio e com maior preocupação e responsabilidade sobre as suas ações.

Ao passo que a gestão de uma empresa torna-se mais complexa, forma-se uma cadeia no processo de decisões. Ao dar mais poder e autonomia, além de aumentar a motivação, cresce também a capacidade que a empresa tem de se adaptar e melhorar.

Portanto, autonomia é chave para aumentar a produtividade!

Empodere as pessoas para que elas usem o próprio julgamento, a própria inteligência!

4) Aumente a reciprocidade

Wi-Fi na hotelaria

Reciprocidade tem a ver com troca entre dois lados.

Criar condições em que o sucesso de uma pessoa depende do sucesso de outra aumenta a reciprocidade. Criar um interesse mútuo nas pessoas depende de elas compartilharem um propósito em comum.

Para Yves Morieux, quanto menos autossuficientes e individualistas os profissionais forem, mais colaborativos eles serão. Assim, melhores serão os resultados como um todo!

Saiba mais!

Reciprocidade em vendas: dê algo para o seu cliente antes de vender

5) Faça os colaboradores enxergarem o impacto do trabalho deles

treinamentos no varejoTodos devem entender as consequências das suas próprias ações, para levá-las mais em conta ao tomar decisões.

Morieux ilustra essa regra apresentando um um exemplo de engenheiros de uma indústria automobilística. Segundo o especialista, depois que um carro projetado é lançado, os engenheiros devem passar um tempo alocados em uma oficina concessionária para compreender o impacto das decisões tomadas ao projetar o veículo. Assim, deixam de ficar na bolha de suas áreas e entendem melhor o todo.

Para adaptar essa ideia ao varejo, você pode pedir a um vendedor que temporariamente assuma atividades na área de cobranças. Isso o tornaria muito mais consciente dos possíveis impactos de uma venda nos recursos da empresa.

6) Recompense aqueles que cooperam

Punir aqueles que falham nunca é uma boa atitude na gestão de sua empresa. Reforçar aqueles que cooperam, por outro lado, aumenta a autonomia dos colaboradores para inovar, cresce a motivação para ajudar a equipe e gera um resultado positivo no engajamento como um todo.

Yves aponta que, o sentimento de que podemos errar, além de gerar uma tranquilidade para inovar e tentar, também permite que as pessoas sejam mais transparentes quanto às suas fraquezas e limitações. Isso cria a conexão necessária para a cooperação. 

Resultado

Quando simplifica a gestão seguindo essas regras, você deixa de criar mais caixinhas e de desenhar mais processos. Você cria mais valor, com menos recurso. O que é isso, se não a definição de produtividade?

Para Yves, as empresas não devem focar em enfrentar a concorrência. A batalha real é contra si mesmas, contra sua própria burocracria, sua própria complicação, que as faz mais improdutivas e menos motivadas.

O problema não é complexo, as pessoas é que o deixam assim.

Que tal simplificar?

Sua capacitação não termina aqui!

Quer saber mais sobre como aprimorar a produtividade da sua equipe? Leia também:

Sucesso, boas vendas e muita produtividade para você!

Imagens: Bigstock

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