Há tempos o Google vem aprimorando suas buscas relacionadas à hotelaria. A prova disso é que cada vez mais o gigante da tecnologia oferece resultados personalizados e mais detalhados, com indicações de atividades no estabelecimento e na região e também avaliações de viajantes. Porém, agora, a ferramenta deu um passo além! Com o surgimento da plataforma Google Hotel Search, é possível fazer reservas direto pela ferramenta.
Quer saber como funcionam as reservas de hotéis no Google e entender como se posicionar diante dessa novidade? Siga a leitura deste artigo!
Já falamos aqui no Blog da Hotelaria sobre o Google Hotel Ads. Esta é uma ferramenta de anúncios pagos do Google que pode aumentar a visibilidades da sua marca nas buscas de estabelecimentos em sua região. Porém, diferente do Google Hotel Ads, o Google Hotel Search vai além das menções nos resultados das pesquisas.
Trata-se de uma plataforma exclusiva para usuários que querem pesquisar hotéis em uma determinada região. Portanto, ela funciona em um endereço separado: www.google.com.br/hotels (assim como já acontece com o Google Flights).
A nova ferramenta de busca de hotéis funciona assim:
– O usuário seleciona as informações de busca:
>> Destino.
>> Data de check-in e check-out.
>> Quantidade de hóspedes.
>> Nota de avaliação dos clientes.
>> Tipo de hospedagem.
>> Preço.
>> Quais comodidades busca na estadia.
– O site faz uma busca e oferece os resultados listando não só os estabelecimentos disponíveis, mas também suas localizações no mapa.
– Quando o usuário seleciona um estabelecimento, o site indica:
>> Imagens e dados sobre ele.
>> Um resumo sobre a região.
>> Mapa com sugestões de lugares para visitar.
>> Avaliações dos clientes.
>> Uma lista de OTAs (com seus respectivos preços) por meio das quais o usuário para efetuar a reserva.
– Além disso, o site oferece ferramentas como “Quando reservar” e “Avaliação de preço”. Elas realizam uma análise das mudanças nas tarifas ao longo do tempo, sugerindo se aquele é o melhor momento para reservar.
Entre solicitações de buscas dos usuários, fotos e avaliações publicadas por viajantes, listagem de estabelecimentos, preços, descrições de quartos e atividades, referências geográficas no Google Maps e outros dados, o Google possui uma fonte preciosíssima de informações que tornaram possível a criação dessa plataforma exclusiva para a listagem de hotéis e seus respectivos preços e destaques locais.
Porém, é importante não enxergar esse novo canal apenas como mais um concorrente. É possível aprender muito com essa nova ferramenta do Google, e também utilizá-la para destacar o seu estabelecimento!
Neste sentido, há três questões principais a serem analisadas em relação ao Google Hotel Search:
Um dos destaques do Google Hotel Search é que a plataforma é bastante focada na comparação de preços:
– Os usuários têm acesso à lista de preços disponíveis em diferentes OTAs.
– É possível filtrar a pesquisa para buscar apenas estabelecimento com tarifas em promoção.
– Existe a possibilidade de analisar a variação de preços para saber quando as melhores tarifas de um hotel ou pousada estarão disponíveis.
– Além disso, caso o usuário ache o preço da diária muito alto, o Google Hotel Search sugere estabelecimentos parecidos, mas com tarifas menores.
Esta ênfase no preço pode se apresentar como um desafio para os estabelecimentos, especialmente para aqueles que buscam se posicionar no mercado não por serem os mais baratos, mas sim por conta das experiência marcante oferecida na estadia. Porém, não dá para ignorar esse movimento.
Portanto, é preciso saber…
Apesar do foco em preço, o Google Hotel Search oferece uma área significativa para expor as avaliações dos hóspedes. E como já destacamos diversas vezes, as indicações de outros clientes pesam muito na decisão de compra dos viajantes. Portanto, não adianta ter o menor preço da lista se os comentários dos hóspedes forem negativos ou inexistentes.
Além disso, a plataforma permite que os viajantes filtrem os estabelecimentos por nota de avaliação dos hóspedes. Ou seja, coloca em vantagem os hotéis mais bem avaliados. Então, mais importante do que tentar igualar seu preço ao dos concorrentes é investir em ações para promover uma experiência marcante, que gere avaliações positivas.
Artigos que podem ajudá-lo nesta missão:
→ As lições dos melhores hotéis do mundo para o seu estabelecimento
→ Guia para melhorar a experiência dos hóspedes
→ Como personalizar a experiência do hóspede
→ 4 lições dos Superhosts do Airbnb para aplicar em seu hotel ou pousada
→ A importância da reputação da marca na hotelaria
→ Checklist para gerenciar a reputação do seu hotel ou pousada
Recentemente, publicamos um artigo falando sobre as mudanças no TripAdvisor, que posicionam a plataforma como uma rede social que conecta viajantes a amigos, influenciadores e especialistas em conteúdo de viagem.
Uma semelhança entre a atualização do TripAdvisor e a criação do Google Hotel Search é o esforço de ambas empresas para reunir o máximo de informações em um só lugar e, assim, ajudar os viajantes a tomarem as melhores decisões de viagens.
Tanto no TripAdvisor quanto no Google Hotel Search o viajante tem acesso a uma série de dicas, sugestões e dados que facilitam a pesquisa e o planejamento de uma viagem. Dessa forma, os usuários não precisam visitar diversos sites para coletar informações isoladas, podem visualizar tudo em uma só plataforma. Consequentemente, a pesquisa se torna mais rápida e prática.
Seu estabelecimento precisa seguir essa tendência e pensar em maneiras de ajudar os viajantes que se sentem sobrecarregados com a quantidade de informações disponíveis na web. Para isso, você pode, por exemplo, oferecer guias práticos com dicas de atividades para se realizar na cidade, ou mesmo pacotes de estadia com serviços e atividades incluídos.
Assim, quando os viajantes estiverem pesquisando o seu hotel, poderão ter acesso a essas informações valiosas dentro do seu site – o que, por sua vez, é um incentivo e tanto para eles tomarem a decisão final e escolherem o seu estabelecimento como hospedagem.
Artigos que podem ajudá-lo nesta missão:
→ 4 lições das mudanças no TripAdvisor para o seu estabelecimento
→ Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
→ O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino
→ Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
→ Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem
→ 3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria
As informações disponibilizadas no Google Hotel Search têm origem nas diversas plataformas do Google (e de seus parceiros) que reúnem informações sobre diferentes estabelecimentos. Portanto, criar conteúdo otimizado para o Google e atualizar constantemente as informações nessa plataforma torna-se ainda mais fundamental para que alcançar os viajantes que utilizam o buscador como fonte de pesquisa.
Indo além, tendo em vista que os resultados de busca no Google Hotel Search indicam também um botão para o visitante acessar o site do estabelecimento, essa ferramenta pode ajudar a aumentar as reservas diretas. Portanto, também é importante estar preparado para esses visitantes!
Algumas ações importantes para manter seus dados atualizados e relevantes nesta plataforma:
– Crie e monitore sua página Google Meu Negócio.
– Esteja presente nas principais OTAs, já que elas também são fontes de informações para o Google Hotel Search.
– Incentive seus hóspedes a deixarem avaliações no Google Meu Negócio e/ou nas OTAs.
– Crie conteúdo especializado sobre sua região. Isso ajudará a melhorar seu posicionamento nas buscas do Google e também funcionará como um extra interessante para os viajantes que visitarem seu site por meio do Google Hotel Search.
Artigos que podem ajudá-lo nesta missão:
→ Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
→ Marketing de conteúdo na hotelaria
→ Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
→ 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
→ Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar
– Então, o que achou dessa nova funcionalidade para reservas de hotéis no Google?
– Como você acredita que essa plataforma poderá impactar o seu negócio e o mercado hoteleiro como um todo?
– Ficou com alguma dúvida em relação ao Google Hotel Search?
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