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Guia de omnichannel para iniciantes

Guia de omnichannel para iniciantes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/03/16

Você viu recentemente aqui no blog um artigo em que indicamos todos os motivos pelos quais sua loja não deve ignorar o omnichannel, que de forma resumida, significa estar presente em todos os canais em que um cliente pode comprar. (Não viu esse texto? Clique aqui e confira).

Se depois de ler o post, você se sentiu perdido sobre como aderir a essa tendência em seu negócio, fique tranquilo. Hoje vamos dar dicas preciosas para quem quer começar a integrar os canais de atendimento ao cliente de forma inteligente e eficiente. Veja a seguir o guia para iniciantes sobre como tornar sua empresa omnichannel: 

1) Analise seus atuais canais de contato com os clientes

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Em primeiro lugar, você deve avaliar a forma como você já se comunica com seu público para entender como pode melhorar ou aprimorar esses canais. Se sua loja, por exemplo, só utiliza um 0800, pode considerar oferecer um chat online no site e também atuar nas redes sociais. Você não precisa estar em todos os lugares. Escolha aqueles que tem mais a ver com o seu público. O importante não é quantidade, e sim qualidade. Confira neste texto quais são os seis canais básicos de comunicação que sua loja precisa oferecer.

2) Integração da comunicação

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Agora, se sua marca já está presente em diferentes lugares, é hora de pensar como integrar a comunicação nesses canais. Lembre-se: ser omnichannel é mais do que atuar em diversas plataformas. Tem a ver com oferecer uma experiência integrada em cada uma delas. Para fazer essa integração, é interessante contar com um programa em que você possa centralizar todas as informações sobre os clientes (tal como um CRM). Assim, quando ele reclamar na sua página do Facebook, saberá o perfil dele, o histórico de compra etc. – e ficará mais fácil dar um retorno direcionado e eficiente. Nesse sentido, recomendamos que leia este post sobre Marketing Direto, e aprenda neste artigo como aplicar esse tipo de comunicação em sua loja.

3) Personalize a experiência de compra

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Quando uma marca oferece uma experiência omnichannel ao cliente, ele tem a impressão de que ela o conhece profundamente, pois a empresa oferece exatamente aquilo que ele precisa – o que faz o cliente se sentir especial e criar uma conexão com a marca. Mas isso só será possível em sua loja se você investir em processos e ações voltadas à personalização do atendimento. Clique aqui e saiba como fazer isso.

4) Venda em diferentes plataformas

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Não basta apenas se comunicar em diferentes canais, você precisa também oferecer diversas possibilidades de compra para os clientes. Assim, se ele não puder ir até sua loja, poderá comprar pelo site ou pelo telefone. Se seu negócio ainda não atua na web, clique aqui e saiba como começar sua loja online e como vender mais na web. Além disso, confira neste texto como integrar a loja física e a online.

5) Tenha um programa de fidelidade multimídia

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Neste post aqui, falamos sobre a importância de se ter um programa de fidelidade como uma forma de se aproximar de seu público e de fortalecer o relacionamento com os clientes. Se você quer se tornar omnichannel, precisa integrar esse programa em todos os canais em que atua. Ou seja, se o cliente comprar online, recebe benefícios que podem ser aproveitados na web e também na loja física – e vice-e-versa.

Quer começar a vender pela internet?

Assista ao vídeo e conheça o programa Parceiro Online, que criamos para ajudá-lo a criar sua loja virtual:

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a dar os primeiros passos para tornar sua loja omnichannel, estando alinhada ao perfil e às necessidades do consumidor atual. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Ainda temos muito o que conversar sobre essa tendência.

Imagens: Freepik e Iconfinder

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