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Guia prático para você atrair mais clientes para a sua loja

Guia prático para você atrair mais clientes para a sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/09/18

“Como atrair mais clientes para a loja?”

Se tem uma pergunta que tira o sono de muitos varejistas, com certeza é esta. Afinal, com o crescimento constante da concorrência, os consumidores têm cada vez mais opções de onde comprar. Portanto, fazer com que eles entrem em seu estabelecimento torna-se um desafio e tanto.

Por isso, não dá mais para esperar que o cliente vá naturalmente até sua loja. É fundamental criar ações para chamar a atenção dos compradores e conquistar a confiança deles.

Precisa de ajuda para isso? Este artigo é para você!

Nele, apresentamos dicas práticas para você despertar o interesse do consumidor em frequentar sua loja, além de um guia sobre como utilizar o marketing boca a boca a favor da sua empresa. Dessa forma, as chances de seu estabelecimento estar sempre movimentado crescerão consideravelmente.

7 ideias para atrair mais clientes para a loja

oferecer mais conveniência em sua loja

Ideia #1 para atrair mais clientes para a sua loja: Ofereça serviços

Ao oferecer serviços que facilitam a vida dos seus clientes, você torna a experiência de compra mais agradável e dá motivos extras para que eles escolham a sua loja.

Entre os serviços que cumprem esse papel, podemos citar:

– Estacionamento.
– Demonstração prática de produtos.
– Oferecimento de crédito.
– Formas variadas de pagamento.
– Entrega agendada de produtos.
– Garantia estendida.

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Ideia #2 para atrair mais clientes para a sua loja: Disponibilize carregadores de celulares

Você já percebeu que muitas pessoas se sentem irritadas e ansiosas ao notarem que podem ficar sem bateria no celular? O medo de ficar sem o dispositivo móvel é tão comum que tem até nome científico: nomofobia!

Sua loja pode ajudar os consumidores a evitarem esse estresse oferecendo um lugar onde eles possam carregar seus aparelhos.

Esse é um tipo de amenidade que desperta a simpatia dos consumidores e, consequentemente, aumenta as chances de eles se tornarem clientes fiéis.

Além disso, enquanto espera o aparelho carregar, o visitante pode acabar comprando algo. Para isso, seus vendedores devem aproveitar a oportunidade para oferecer, por exemplo, carregadores portáteis ou até mesmo um aparelho novo, com uma bateria que dura mais tempo.

Uma boa tática para garantir que o fato de disponibilizar carregadores de celulares atraia mais clientes para a sua loja é informar isso na vitrine, por meio de um adesivo que pode conter não apenas essa informação, mas também outros diferenciais da sua loja – como a Wi-Fi gratuita…

Ideia #3 para atrair mais clientes para a sua loja: Ofereça Wi-Fi gratuita

Os consumidores atuais estão conectados o tempo todo. Estudos mostram que o telefone celular ultrapassou o computador e já é o dispositivo mais usado para o acesso à internet – 89% dos usuários da rede acessam a web pelo telefone celular, enquanto 65% o fazem por meio de um computador de mesa, portátil ou tablet.

Por isso, se o seu estabelecimento tiver uma rede Wi-Fi, com certeza vai aumentar as chances de atrair mais clientes para a loja.

Pode ser que o cliente entre na loja apenas para usar a internet, mas enquanto ele estiver lá, sempre haverá chance de comprar algo. Além disso, se ele for bem atendido, a loja ficará gravada positivamente na memória dele.

Tem receio de que o visitante aproveite a Wi-Fi disponível para pesquisar o preço de determinado produto na internet? Pois é, é bem provável que ele faça isso mesmo! No entanto, o fato de o produto estar na frente do consumidor e de ele poder ir para casa naquele momento com o item em mãos, somado a outros benefícios que sua loja pode oferecer, fará ele não considerar apenas o preço na hora da decisão de compra.

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Ideia #4 para atrair mais clientes para a sua loja: Ofereça uma área de relaxamento

Fazer compras pode ser bastante cansativo. Que tal, então, disponibilizar uma área onde o cliente pode simplesmente sentar, relaxar e pensar nas decisões que precisará tomar em breve?

Disponibilizar uma poltrona ou um sofá, oferecer uma xícara de café, chá ou copo de água, já ajudará o cliente a descansar um pouco da sua maratona. Ele com certeza irá apreciar esse gesto e vai levar esse atendimento VIP em consideração na hora de escolher onde comprar.

Além disso, ao ver a forma como a loja cuida dos clientes, outros compradores ficarão com vontade de entrar em seu estabelecimento.

Ideia #5 para atrair mais clientes para a sua loja: Disponibilize uma área para as crianças

Uma área de lazer para as crianças é algo que deixa os pequenos felizes e facilita a vida dos adultos!

Por isso, ao perceberem que sua loja oferece esse tipo de cuidado, é muito provável que mães e pais optem por comprar aí.

Algumas mesas com jogos e desenhos já cumprem a missão de entreter as crianças enquanto seus pais fazem compras. No entanto, é importante contratar um ou mais profissionais especialmente para cuidar delas.

Ideia #6 para atrair mais clientes para a sua loja: Crie uma área pet-friendly

Para muitos consumidores ter que ficar de olho nos filhos é um desafio na hora de fazer compras. Porém, para outros, os animais de estimação é que demandam essa atenção especial. Portanto, você também pode atrair clientes oferecendo serviços especiais para os pets!

Como é possível fazer isso:

– Criando uma área para os donos deixarem seus animais de estimação enquanto fazem compras.
– Oferecendo bebedouros para cães e gatos.
– Disponibilizando um profissional para cuidar e brincar com os animaizinhos.

Pequenos gestos como estes mostram que você se preocupa não apenas em vender mais, mas em proporcionar uma experiência de compra positiva aos seus clientes. Como o bem faz bem, o resultado é uma loja cada dia mais cheia.

Ideia #7 para atrair mais clientes para a sua loja: Promova eventos

A ideia de realizar um evento em sua loja parece meio estranha? Acredite: essa é uma ação com grande potencial de atrair e fidelizar consumidores.

O segredo para o sucesso dessa estratégia é promover eventos voltados às preferências do seu público.

– Se há uma grande quantidade de cozinheiras profissionais que compram em sua loja, por exemplo, você pode oferecer um curso de gastronomia voltado a esse público.
– Se vários fotógrafos recorrem à sua loja na hora de comprar câmeras e acessórios, que tal promover um workshop de fotografia?

Isso pode ajudar a atrair mais clientes para a loja por dois motivos:

Primeiro porque você está oferecendo um benefício extra para os seus clientes e, com isso, eles recomendarão seu estabelecimento para os amigos. E ainda, ao saber que seu negócio oferece cursos especializados, outros clientes ficarão interessados em conhecer sua empresa.

Bacana, não?

Todas essas ideias têm grande potencial de atrair mais clientes para a loja. Mas você não precisa aplicar todas elas. Escolha as que mais têm a ver com seu negócio e com o seu público e teste-as. Essas ações ajudarão a destacar seu estabelecimento no mercado. Isso, por sua vez, aumentará o fluxo de consumidores em seu estabelecimento. É o que você quer, não?

E o marketing boca a boca?

marketing local

Diferente do marketing convencional – em que a empresa fala sobre ela mesma ou sobre seus produtos/serviços –, no marketing boca a boca é o cliente que afirma que vale a pena comprar determinado item. Isso, por sua vez, dá muito mais credibilidade à informação, influenciando de maneira direta a decisão de compra de outros consumidores.

Na prática

Digamos que uma pessoa precisa comprar um celular novo e está pensando em adquirir o modelo X. Antes de tomar a decisão, ela decide conversar com amigos que possuem aquele aparelho. Eles dizem o que gostam e o que não gostam no produto e, por fim, afirmam: é uma excelente opção. O consumidor decide, então, que é aquilo que ele precisa, e compra o tal celular. Pronto, mais uma venda aconteceu graças ao marketing boca a boca!

O mesmo acontece quando seu cliente está decidindo se irá comprar em sua loja ou não. Por isso, saber como usar essa ferramenta como sua aliada pode fazer grande diferença.

Marketing boca a boca na era digital 

Em uma era em que os clientes têm mais acesso à informação e também mais liberdade para criar conteúdo, o marketing boca a boca se potencializou de forma incrível.

Se antigamente as recomendações aconteciam somente em conversas com amigos e familiares, agora o consumidor pode pedir sugestões e indicar produtos, serviços e empresas a pessoas do mundo inteiro em poucos minutos.

Aliás, as avaliações e indicações de outros clientes são, atualmente, um dos principais fatores levados em conta pelo consumidor no seu processo de decisão de compra.

Por isso é tão importante ter uma presença online forte!

Seus clientes falarão de sua empresa e de seus produtos na web, independentemente de sua marca estar lá ou não. Mas se estiver, poderá conhecer melhor o seu público e até mesmo participar dessa conversa, o que só trará bons frutos.

Guia para atrair mais clientes

Como incentivar o marketing boca a boca

Marketing boca a boca só funciona quando acontece de forma natural. No entanto, nada impede que sua loja dê uma forcinha para que isso aconteça. Para isso:

Ofereça conteúdos interessantes para atrair mais clientes

peça indicações para atrair mais clientes

recompense clientes fiéis para atrair mais clientes

Para atrair mais clientes participe das conversas online

Boas dicas, não é mesmo?

Agora, é com você!

Use essas informações como ponto de partida para pensar no que você pode fazer, hoje, para atrair mais clientes para sua loja. Seu caixa agradece!

Reportagem publicada originalmente na Revista do Varejo

Imagens: Bigstock e Freepik

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