fbpx

Nossas Sugestões

Guia para superar os maiores desafios enfrentados por pequenos lojistas

Guia para superar os maiores desafios enfrentados por pequenos lojistas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/04/16

Economia em crise, falta de recursos, crescimento do e-commerce e competição com organizações de grande porte. Os desafios enfrentados pelos pequenos varejistas são muitos – e nada fáceis de serem superados.

Pensando em ajudá-lo a enfrentar essas e outras barreiras com mais facilidade, listamos a seguir algumas das batalhas mais comuns no dia a dia de pequenos e médios lojistas e indicamos caminhos que você pode seguir para vencer essas dificuldades e alcançar o sucesso. Acompanhe!

1) Fazer tudo sozinho

desafios pequenos lojistas (3)Em pequenos negócios, é normal que o dono da empresa seja o responsável pela gestão financeira, de recursos humanos, de estoque e, às vezes, até vendedor e caixa – tudo ao mesmo tempo. No entanto, é muito difícil que uma pessoa só consiga fazer todas essas tarefas com eficiência. As chances de erros são muito maiores quando um indivíduo acumula diferentes funções! Por isso, é fundamental contratar profissionais para ajudá-lo nas atividades da loja, nem que seja para diminuir ao menos um pouco a carga de trabalho. Você pode até enxergar isso como um gasto, mas saiba que, na verdade, é um investimento na qualidade dos serviços e tarefas de sua empresa.

> Um sócio, por exemplo, pode ajudar muito nesse sentido – seja auxiliando efetivamente nas tarefas ou contribuindo financeiramente para contratação de mais profissionais.

2) Encontrar os funcionários certos

desafios pequenos lojistas (4)A partir do desafio citado acima, vem esse outro grande obstáculo: encontrar os profissionais adequados. Tudo bem que essa é uma dificuldade enfrentada por empresas de todos os portes, mas os pequenos lojistas, em especial, acabam sofrendo mais com isso. Seja por conta do problema número um (por estarem sozinhos e não terem apoio de um profissional de Recursos Humanos) ou por não terem experiência em contratação. Para encontrar os colaboradores certos, que são bons profissionalmente e que se identificam com os valores de sua loja, siga as dicas dos artigos linkados abaixo:

3) Gerenciar o tempo

desafios pequenos lojistas (5)Como o gestor do pequeno negócio precisa fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, virar noites trabalhando para dar conta de toda a demanda de atividades necessárias para manter a loja em dia costuma ser comum. E, mais, mesmo depois de contratar mais pessoas para a equipe, alguns líderes/empreendedores ainda sofrem com a falta de tempo – que, muitas vezes, tem origem no mal gerenciamento das suas horas produtivas. Precisa de ajuda para gerenciar melhor seu tempo? Leia o artigo abaixo:

4) Administrar as finanças

desafios pequenos lojistas (6)Enquanto grandes empresas, muitas vezes, têm como apoio financiamentos e empréstimos de bancos, por exemplo, pequenos lojistas não podem contar com esse recurso para manter as contas de seu negócio em dia. Gerenciar o dinheiro que entra e que sai, em alguns casos, é um verdadeiro malabarismo. Aqui, novamente, o fato de não contar com profissionais para ajudá-lo na gestão da loja contribui para que esse seja um grande problema do pequeno empresário. Já escrevemos alguns artigos que podem ajudá-lo a organizar melhor as finanças de sua loja. Não deixe de ler os apresentados abaixo:

5) Gerenciar o estoque

desafios pequenos lojistas (7)O estoque tem uma forte influência no sucesso de uma loja – a falta de produtos prejudica as vendas e o excesso de itens parados afeta as finanças do negócio. Cuidar dessa importante área requer cuidado e atenção. Mas quando o empresário não tem muito tempo disponível e nem capital para contratação de um profissional ou sistema automatizado voltado para isso, o estoque pode acabar ficando em segundo plano e gerando grandes prejuízos. Veja nossas sugestões sobre como evitar isso:

6) Treinar os vendedores

desafios pequenos lojistas (1)Treinamentos intensivos de vendas geralmente demandam grandes custos e uma estrutura que os pequenos lojistas não possuem. Ao menos, isso é o que muitos pensam. Mas a verdade é que essa visão está equivocada. Sim, existem programas de desenvolvimento custosos e que podem gerar grandes resultados. Porém, há também maneiras de treinar sua equipe de vendas de modo eficaz sem precisar gastar muito com isso. São ações que varejistas de qualquer porte podem realizar. Saiba mais lendo os seguintes artigos:

7) Competir com grandes marcas

desafios pequenos lojistas (2)“Como, em um mercado supercompetitivo e diverso como o atual, o cliente vai dar preferência à minha pequena loja?”. Essa é a dúvida que paira na mente de muitos varejistas. Entre lojas de grande porte e também um mundo de opções que existe na internet, os pequenos lojistas temem desaparecer. Essa é uma dificuldade real, mas também é possível superá-la. Saiba que até o fato de ser pequeno em meio a organizações gigantes pode ser um diferencial para que seu cliente escolha você. Ser pequeno também facilita na hora de oferecer crédito aos clientes. Entenda mais sobre isso lendo estes artigos:

DICA EXTRA!

Outro fator importantíssimo para enfrentar a concorrência das grandes lojas e atender a expectativa dos clientes é atuar na web.

O consumidor de hoje em dia usa a internet como aliada na hora da compra. Explorar esse canal é fundamental, mas essa é também uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos pequenos lojistas. Dificuldade que podemos ajudá-lo a resolver! Foi com esse objetivo que criamos o programa Parceiro Gazin, em que ajudamos varejistas de pequeno porte a darem seus primeiros passos na web, oferecendo uma loja virtual de forma prática e fácil.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

dica extraAlém de oferecer a loja virtual, também preparamos dicas fundamentais para você ter sucesso nesse canal. Clique aqui e aprenda no Guia do e-commerce para o pequeno varejista como começar sua loja online e como vender mais na web.

Seguindo essas dicas e buscando estar constantemente em desenvolvimento, enfrentar as dificuldades do dia a dia será muito mais fácil. Pode apostar!

Boas vendas.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Guia para superar os maiores desafios enfrentados por pequenos lojistas"

Comentar