fbpx

Nossas Sugestões

Os hábitos dos viajantes brasileiros

Os hábitos dos viajantes brasileiros

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/12/18

Você sabia que os viajantes brasileiros são um dos que mais viajam durante o ano e que eles investem mais em hospedagem do que em alimentação durante suas viagens?

Estas são algumas das descobertas de um estudo global que analisou o comportamento de viajantes de diferentes nacionalidades. 

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as preferências dos viajantes do Brasil.

Os hábitos dos viajantes brasileiros      

A Expedia Group, consultoria de marketing digital, desenvolveu um estudo com mais de 11 mil viajantes, em 11 países, para identificar padrões de comportamento em cada uma das regiões.

viajantes brasileiros

Apresentamos a seguir algumas das principais descobertas do levantamento em relação aos hábitos dos viajantes brasileiros. Além disso, ressaltamos dicas importantes para você utilizar essas informações em suas estratégias de marketing e vendas.

Confira!

Número de viagens

experiência dos hóspedes

– Viajantes brasileiros fazem cerca de seis viagens de lazer por ano. Dentro da pesquisa, somos o terceiro grupo que mais viaja.
– Além disso, as viagens de férias dos brasileiros duram em torno de 11 dias. Este é o segundo período mais longo entre os viajantes entrevistados.
– Os brasileiros viajam mais no território nacional. Dos entrevistados, 69% viajam dentro do Brasil, enquanto que 31% realizam viagens internacionais.

Esses dados indicam um contexto favorável para o mercado doméstico de turismo. Afinal, os brasileiros viajam bastante e por longos períodos, e preferem destinos nacionais.

Como o seu hotel tem aproveitado esse cenário? Criar ações e ofertas direcionadas a pessoas buscando inspirações para a próxima viagem de férias pode ser uma maneira de destacar sua marca.

Aprenda mais!

Como hotéis podem aproveitar o potencial do turismo brasileiro

Orçamento de viagem

revenue management

– Mais de 60% dos viajantes brasileiros hospedam-se em hotéis durante as viagens. Por outro lado, cerca de 20% dos entrevistados disseram ficar em casa de familiares ou amigos. Por fim, menos de 10% indicaram que se hospedam em resorts ou acomodações alternativas (como Airbnb).
– Entre as nacionalidades analisadas, os viajantes brasileiros são os que mais levam em consideração um orçamento específico na hora de escolher passagens e hospedagens.
– 23% do orçamento dos viajantes brasileiros é destinado à hospedagem.
– 20% é destinado à passagem.
– 18% é dedicado à alimentação.

O que esses dados mostram?

Que os viajantes brasileiros se preocupam com o preço na hora de comprar serviços para a viagem. Porém, eles também estão dispostos a investir grande parte do seu orçamento na hospedagem. Além disso, preferem se hospedar em hotéis.

Ótimas notícias, certo?

Neste sentido, é importante mostrar para o viajante que vale a pena investir na estadia em seu estabelecimento. Como fazer isso? Oferecendo serviços e amenidades atrativas e criando pacotes promocionais!

Aprenda mais!

As amenidades que seus hóspedes realmente querem
Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

Atividades na viagem

viajantes brasileiros

– Relaxar, conhecer pontos turísticos e visitar a família são as atividades preferidas dos brasileiros durante viagens.
– Cerca de 80% dos viajantes brasileiros não têm ideia do destino que querem visitar ou das atividades que buscam quando começam a planejar uma viagem.
– Para os viajantes brasileiros, um dos principais fatores que influenciam sua decisão de viagem é a oportunidade de viver uma experiência marcante, algo diferenciado e que marcará a vida deles.

Ou seja, os seus clientes querem relaxar e ter acesso a atividades turísticas tradicionais. No entanto, eles também querem ter a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis durante a viagem.

Para atender a essas expectativas dos viajantes brasileiros, você pode oferecer serviços e atividades que os ajudem a descansar, conhecer a cidade e viver experiências diferenciadas.

Aprenda mais!

Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes

Pesquisa para a viagem

atrair hóspedes internacionais

– Ferramentas de busca (como o Google) e sites de listagens de hotéis (como Expedia ou Booking.com) são as plataformas preferidas dos brasileiros na hora de pesquisar hospedagens.
– Os viajantes brasileiros são conquistados por anúncios com boas ofertas, mas que também contêm imagens de alta qualidade e conteúdo informativo.
– Os viajantes brasileiros utilizam o smartphone quando estão buscando inspirações e informações para viagens. Porém, o uso dessa plataforma se concentra especialmente durante a viagem.

Será que o seu hotel ou pousada está aparecendo nas buscas que os viajantes brasileiros realizam durante a fase de pesquisa para a viagem?

Para isso, é importante criar conteúdo e anúncios com fotos de alta qualidade e conteúdo relevante, além de posicionar sua marca nos canais mais utilizados pelos seus clientes – sites de viagens, redes sociais, plataformas mobile e sites de busca.

Os artigos abaixo trazem dicas práticas nesse sentido. Não deixe de ler!

Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
6 ferramentas do Facebook para hotéis – como alcançar os viajantes nesta plataforma
O que os viajantes querem (e o que não querem) no processo de pesquisa e reserva online
Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
O poder das imagens na hotelaria
Marketing de conteúdo na hotelaria

Agora, é com você!

viajantes brasileiros

Reúna-se com sua equipe, analise esses dados e as dicas dos artigos listados ao longo do texto e, juntos, desenvolvam estratégias alinhadas às preferências e ao comportamento dos viajantes brasileiros.

Utilizando essas informações, você aumentará as chances de destacar sua marca e efetivamente alcançar seu público.

Sucesso!

InformaçõesExpedia Group   |   Imagens: Pixabay; Rawpixel; Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Os hábitos dos viajantes brasileiros"

Comentar