Você sabia que os viajantes brasileiros são um dos que mais viajam durante o ano e que eles investem mais em hospedagem do que em alimentação durante suas viagens?
Estas são algumas das descobertas de um estudo global que analisou o comportamento de viajantes de diferentes nacionalidades.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as preferências dos viajantes do Brasil.
A Expedia Group, consultoria de marketing digital, desenvolveu um estudo com mais de 11 mil viajantes, em 11 países, para identificar padrões de comportamento em cada uma das regiões.
Apresentamos a seguir algumas das principais descobertas do levantamento em relação aos hábitos dos viajantes brasileiros. Além disso, ressaltamos dicas importantes para você utilizar essas informações em suas estratégias de marketing e vendas.
Confira!
– Viajantes brasileiros fazem cerca de seis viagens de lazer por ano. Dentro da pesquisa, somos o terceiro grupo que mais viaja.
– Além disso, as viagens de férias dos brasileiros duram em torno de 11 dias. Este é o segundo período mais longo entre os viajantes entrevistados.
– Os brasileiros viajam mais no território nacional. Dos entrevistados, 69% viajam dentro do Brasil, enquanto que 31% realizam viagens internacionais.
Esses dados indicam um contexto favorável para o mercado doméstico de turismo. Afinal, os brasileiros viajam bastante e por longos períodos, e preferem destinos nacionais.
⇒ Como o seu hotel tem aproveitado esse cenário? Criar ações e ofertas direcionadas a pessoas buscando inspirações para a próxima viagem de férias pode ser uma maneira de destacar sua marca.
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Como hotéis podem aproveitar o potencial do turismo brasileiro
– Mais de 60% dos viajantes brasileiros hospedam-se em hotéis durante as viagens. Por outro lado, cerca de 20% dos entrevistados disseram ficar em casa de familiares ou amigos. Por fim, menos de 10% indicaram que se hospedam em resorts ou acomodações alternativas (como Airbnb).
– Entre as nacionalidades analisadas, os viajantes brasileiros são os que mais levam em consideração um orçamento específico na hora de escolher passagens e hospedagens.
– 23% do orçamento dos viajantes brasileiros é destinado à hospedagem.
– 20% é destinado à passagem.
– 18% é dedicado à alimentação.
O que esses dados mostram?
Que os viajantes brasileiros se preocupam com o preço na hora de comprar serviços para a viagem. Porém, eles também estão dispostos a investir grande parte do seu orçamento na hospedagem. Além disso, preferem se hospedar em hotéis.
Ótimas notícias, certo?
⇒ Neste sentido, é importante mostrar para o viajante que vale a pena investir na estadia em seu estabelecimento. Como fazer isso? Oferecendo serviços e amenidades atrativas e criando pacotes promocionais!
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As amenidades que seus hóspedes realmente querem
Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes
– Relaxar, conhecer pontos turísticos e visitar a família são as atividades preferidas dos brasileiros durante viagens.
– Cerca de 80% dos viajantes brasileiros não têm ideia do destino que querem visitar ou das atividades que buscam quando começam a planejar uma viagem.
– Para os viajantes brasileiros, um dos principais fatores que influenciam sua decisão de viagem é a oportunidade de viver uma experiência marcante, algo diferenciado e que marcará a vida deles.
Ou seja, os seus clientes querem relaxar e ter acesso a atividades turísticas tradicionais. No entanto, eles também querem ter a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis durante a viagem.
⇒ Para atender a essas expectativas dos viajantes brasileiros, você pode oferecer serviços e atividades que os ajudem a descansar, conhecer a cidade e viver experiências diferenciadas.
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Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
– Ferramentas de busca (como o Google) e sites de listagens de hotéis (como Expedia ou Booking.com) são as plataformas preferidas dos brasileiros na hora de pesquisar hospedagens.
– Os viajantes brasileiros são conquistados por anúncios com boas ofertas, mas que também contêm imagens de alta qualidade e conteúdo informativo.
– Os viajantes brasileiros utilizam o smartphone quando estão buscando inspirações e informações para viagens. Porém, o uso dessa plataforma se concentra especialmente durante a viagem.
Será que o seu hotel ou pousada está aparecendo nas buscas que os viajantes brasileiros realizam durante a fase de pesquisa para a viagem?
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Os artigos abaixo trazem dicas práticas nesse sentido. Não deixe de ler!
Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
6 ferramentas do Facebook para hotéis – como alcançar os viajantes nesta plataforma
O que os viajantes querem (e o que não querem) no processo de pesquisa e reserva online
Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
O poder das imagens na hotelaria
Marketing de conteúdo na hotelaria
Agora, é com você!
Reúna-se com sua equipe, analise esses dados e as dicas dos artigos listados ao longo do texto e, juntos, desenvolvam estratégias alinhadas às preferências e ao comportamento dos viajantes brasileiros.
Utilizando essas informações, você aumentará as chances de destacar sua marca e efetivamente alcançar seu público.
Sucesso!