Nossas Sugestões

4 histórias de turismo gastronômico para você se inspirar

4 histórias de turismo gastronômico para você se inspirar

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/10/19

Conhecer histórias de turismo gastronômico o ajudará a entender como aproveitar o crescimento dessa modalidade para impulsionar seu estabelecimento. Sabendo disso, apresentamos neste artigo quatro cases inspiradores. Confira!

O turismo gastronômico é uma tendência que se torna cada dia mais relevante.

Prova disso é que estudos divulgados pela World Food Travel Associaion (WFTA) apontam que, atualmente, a gastronomia ocupa a terceira colocação entre os principais motivos que levam turistas a viajar. Além disso, é importante destacar também que:

83% dos participantes do levantamento disseram que, para eles, comer e beber ajudam na compreensão local na cultura de um destino.
93% dos viajantes podem ser considerados food travellers (viajantes que participaram de uma experiência de consumo de alimentos e bebidas).
Cerca de 70% dos viajantes que tiveram experiências gastronômicas em viagens compraram produtos para levar para casa.

Ou seja, estes dados mostram a importância dessa modalidade não apenas para o mercado turístico, mas também para o hoteleiro!

Nesse sentido, estabelecimentos que oferecem atrações voltadas à gastronomia e a iniciativas relacionadas ao turismo gastronômico têm se destacado.

Sabendo disso, apresentamos a seguir casos de hotéis e organizações que estão utilizando o turismo gastronômico para impulsionar o turismo em suas respectivas regiões. Além disso, na sequência, falamos sobre as reflexões que essas histórias de turismo gastronômico podem proporcionar para você.

Esperamos que após ler o artigo, você possa se inspirar para começar a desenvolver o mesmo tipo de projeto em sua região!

Vamos lá?

Leia também!

3 tendências do turismo gastronômico que podem ser aliadas de hotéis e pousadas
8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes

Histórias inspiradoras relacionadas ao turismo gastronômico

Histórias inspiradoras para atrair mais clientes utilizando o turismo gastronômico

Histórias de turismo gastronômico para você se inspirar:
#1 Canadá e o incentivo governamental ao turismo gastronômico

histórias de turismo gastronômico – CanadáO Canadá é um país conhecido por sua hospitalidade e por ser um lugar de oportunidades àqueles que topam encarar as baixas temperaturas (consideradas por muitos o grande problema local, veja bem!) na esperança de ter uma vida melhor.

Mas, quando o assunto é culinária, são poucas as pessoas que sabem responder com precisão o que se come e o que se produz no país. Com exceção dos experts em gastronomia mundial, é claro.

Essa questão tem muito a ver, aliás, com o tamanho territorial do Canadá. Afinal, por ser tão grande, o país sofre com uma certa crise de identidade nesse sentido. O que afeta até mesmo o marketing feito para atrair turistas, uma vez que é muito mais complicado sintetizar as características turísticas de um território tão grande.

Pensando em mudar essa realidade, o departamento de turismo do país começou a realizar uma série de ações visando afirmar sua identidade cultural e, em conjunto, gastronômica.

Inclusive, recentemente, Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, participou de uma ação que teve como objetivo promover o turismo gastronômico local.

No vídeo abaixo (com legendas em inglês disponíveis), Trudeau bate um papo com a chef Kristen Kish. Na conversa, ele aproveita para falar sobre a cultura diversificada da culinária do país e suas regiões, ressaltando ainda que se um turista deseja conhecer a fundo a comida canadense e sua cultura, ele tem que conhecer tanto as grandes cidades, como o interior do país.

Leia também!

Como atrair mais turistas para a sua região fazendo marketing de conteúdo
5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região

Histórias de turismo gastronômico para você se inspirar:
#2 Descobrindo o Texas (e sua comida)

Territorialmente, o Texas é o maior estado dos Estados Unidos. Bastante conhecido no Brasil pela cultura faroeste, o estado também possui uma culinária muito característica.

Para atrair mais turistas à região, a secretaria de Turismo do Texas criou a campanha Discover More Texas – projetada para que turistas conheçam a parte mais inusitada do Texas. Há, inclusive, uma área toda dedicada à gastronomia local: a Texas food favorites

Nela, é possível conhecer, por exemplo, restaurantes de comida típica, lugares perfeitos para jantares especiais, regiões vinicultoras do Texas e culinária surpreendente. Bacana, não?

Por meio de conteúdo divulgado nas redes sociais, a campanha obteve um engajamento muito grande, alcançando mais de duas milhões de pessoas através da hashtag #DiscoverMoreTexas.

Outro exemplo de que o marketing do turismo gastronômico pode atrair novos turistas a região, quando bem realizado.

Leia também!

A relevância das redes sociais no mercado de viagens
4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais

Histórias de turismo gastronômico para você se inspirar:
#3 Culinária como arma em um duelo com gigantes

A Itália é um dos países mais visitados por turistas no mundo. Afinal, sua cultura e sua história são mundialmente, assim como sua gastronomia. Aliás, você conhece alguém que não goste de comida italiana? Difícil, não é mesmo? Pois a culinária italiana é uma das mais apreciadas em todo o mundo.

Então, supostamente, não deveria haver nenhuma dificuldade para cidades italianas atraírem turistas, certo?

Contudo, muitos viajantes optam por conhecer apenas cidades mais famosas – como Roma, Milão e Veneza, por exemplo – em sua visita ao país.

Dessa forma, uma região do sul da Itália – Apúlia – sabia que deveria usar uma estratégia diferente para se destacar. A tática escolhida foi focar na culinária local.

No site da campanha é possível encontrar um “menu de emparelhamento” de pratos de diferentes locais da Apúlia, um pequeno vídeo da preparação de cada prato e a localização regional em que é servido, além de outras informações.

Além disso, a campanha Puglia Travel Flavours apoiou o turismo sustentável, incentivando os viajantes a olharem além dos destinos turísticos italianos mais convencionais e explorar a região da Apúlia através da culinária.

Leia também!

Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
Uso de plástico na hotelaria: por que seu hotel deveria se preocupar com essa questão
Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

Histórias de turismo gastronômico para você se inspirar:
#4 Rota do queijo e rota do café no Brasil

Nosso país é conhecido por sua diversidade cultural. E na culinária isso não é diferente. Em cada estado existe pelo menos um alimento típico.

Ou seja, não faltam oportunidades para estabelecimentos hoteleiros que querem usar essa variedade gastronômica que é um atrativo para turistas não só brasileiros, mas também estrangeiros, a seu favor.

Aliás, já há muitas histórias de turismo gastronômico nacional. Inclusive, duas delas merecem destaque…

Em Minas Gerais, por exemplo, a Rota do Queijo engloba 23 cidades que, de alguma forma, estão conectadas a esse que é um dos principais produtos mineiros. Criada pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, a Rota do Queijo oferece uma oportunidade aos turistas de saberem mais sobre a cultura mineira.

Além disso, no Ceará, existe outra rota que também leva cultura, comida e conhecimento aos turistas – além de oportunidades aos gestores hoteleiros. Trata-se da Rota Verde no Café. Pois é, em um estado conhecido pela beleza de suas praias, existe também um turismo voltado a contar e mostrar a história deste que já foi o principal produto da economia nacional. Legal, né?

Mosteiros, fazendas e sítios fazem parte deste roteiro em que o turista pode:

– Saber mais sobre a história da produção cafeicultora no Brasil.
– Acompanhar de perto a produção de alguns dos cafés mais deliciosos do país.
– E, é claro, experimentar o verdadeiro café brasileiro.

O que fazer agora que você conhece essas histórias de turismo gastronômico?

histórias de turismo gastronômico

Você deve concordar que são boas histórias de turismo gastronômico/iniciativas, não é mesmo?

Porém, para que elas realmente façam a diferença no seu dia a dia como gestor hoteleiro, o ideal é que você não feche este artigo sem antes pensar sobre como esses cases podem podem inspirá-lo a atrair para o seu estabelecimento/para a sua região, viajantes que valorizam essa modalidade de turismo.

Neste sentido, o roteiro de perguntas abaixo é um bom ponto de partida para essas suas reflexões!

– Qual é a principal atração culinária da sua cidade/região?
– De que forma você pode atrair mais clientes para o seu estabelecimento utilizando o turismo gastronômico?
– Com que órgãos/empresas você pode fazer parceria para usar os atrativos gastronômicos da sua região para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento?

Quer saber mais dicas sobre o assunto? Deseja falar sobre a sua experiencia na área? Deixe um comentário e nos ajude a enriquecer esse debate!

Sucesso!

Imagens: Icons made by Freepik from www.flaticon.com

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 1
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "4 histórias de turismo gastronômico para você se inspirar"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo