Gerenciar seu hotel ou pousada com base em achismos não vai levá-lo a lugar nenhum. Se você quer destacar seu estabelecimento e conquistar resultados cada dia melhores, precisa fazer dos indicadores de performance seus aliados!
Afinal, eles o ajudam a entender quais são os pontos fortes e os pontos fracos do seu negócio. Assim, você consegue ter mais clareza do que precisa fazer para, por exemplo:
– Oferecer uma experiência cada dia melhor para seus hóspedes.
– Aumentar a lucratividade do seu estabelecimento.
– Enfrentar a baixa temporada sem grandes prejuízos.
– E assim por diante.
No entanto, verdade seja dita: pode surgir uma dúvida na hora de definir quais indicadores usar para avaliar a performance do seu estabelecimento. Afinal, há tantas opções, não é mesmo?
É para ajudá-lo nessa missão que estamos aqui! Tanto é que este não é o primeiro conteúdo sobre o tema que produzimos…
– Como medir a performance do seu hotel ou pousada
– 8 indicadores importantes para monitorar na hotelaria
Mas isso não significa que conseguimos “esgotar” o assunto. Pelo contrário. Ainda há muito “pano para manga”…
Inclusive, hoje vamos apresentar para você quatro indicadores de performance muito úteis na hotelaria:
– TRevPar
– RevPASH
– GOPPAR
– ALOS
Siga a leitura, entenda a importância de cada um desses indicadores de performance e saiba como monitorá-los!
Um dos indicadores mais utilizados na hotelaria para avaliar os resultados dos negócios é o TRevPAR. Afinal, ele aponta qual foi a receita total gerada a partir dos quartos e do espaço disponível no estabelecimento. Portanto, desempenha um papel importante no que diz respeito à gestão de receita – além de fornecer um panorama do desempenho geral do hotel ou da pousada.
Uma forma simples de classificar o TRevPAR é como a receita total por quarto disponível. Ou seja: você consegue avaliar o valor total da receita gerada pela propriedade, por quarto, independentemente de os quartos serem vendidos. Seu valor é demonstrar a eficácia com que o espaço está sendo usado para fins de geração de receita.
Para calcular o TRevPAR é bem simples, basta usar a seguinte fórmula: TRevPAR = Receita total/número de quartos disponíveis
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– Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras
– Manual do Revenue Management na hotelaria
Outro indicador importante para o setor hoteleiro é o RevPASH. Ele possibilita que você avalie a sua receita por hora de vagas disponíveis nos restaurantes do seu hotel. Ou seja, é utilizado como uma ferramenta de gerenciamento de receita para os restaurantes de hotéis (semelhante ao RevPAR, para quartos).
RevPASH = Receita total da saída/(assentos disponíveis x horário de funcionamento)
O RevPASH pode ser calculado a cada hora, diariamente, semanalmente ou mensalmente, como o gestor preferir, e seu resultado permite uma melhor compreensão e planejamento para o gerente do restaurante do seu hotel.
Neste sentido, o RevPASH é usado para apoiar restaurantes no planejamento da programação de mão de obra, compra de alimentos, ferramentas de marketing e orçamento durante períodos de ocupação mais baixa.
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GOPPAR é um acrônimo que significa lucro operacional bruto por quarto disponível. Portanto, é uma métrica particularmente útil para os proprietários de hotéis, pois fornece uma ideia do panorama geral em termos de quão valioso é o hotel como um ativo.
O GOPPAR é um indicador voltado a analisar o número de quartos disponíveis em seu hotel, e não os quartos que você vendeu. Além disso, ele também analisa o lucro operacional bruto, e não a receita gerada pela venda de quartos do hotel. Dessa forma, é um indicador muito bom para medir a eficácia do seu hotel em geral.
O monitoramento do GOPPAR permitirá identificar tendências no verdadeiro desempenho comercial de seu hotel ou pousada. Ele pode ser calculado continuamente, diariamente ou no final de um ano, dividindo seu lucro operacional total anual pelo número total de quartos diários que estavam disponíveis ao longo do ano.
A fórmula para calcular o GOPPAR é: lucro operacional bruto/quartos disponíveis.
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Caso você tenha interesse em avaliar a duração média da estadia dos seus hóspedes, o indicador mais efetivo é o ALOS. Com ele, você consegue medir a quantidade média de dias que os hóspedes ficam no seu estabelecimento durante um determinado período.
Duração média da estadia (ALOS) = Número de diárias/Número de reservas
– Diferentes maneiras de ofertar quartos na hotelaria
E aí, já sabe quais indicadores vai passar a monitorar?
Mãos à obra, e sucesso!
Incluir a análise de indicadores de performance nas suas atividades como gestor hoteleiro já é um grande passo rumo a melhorar a forma como gerencia seu estabelecimento. Porém, ficar “apenas” nisso não é suficiente.
Ao longo dos últimos anos, produzimos diversos conteúdos sobre outros assuntos importantes para o seu sucesso como gestor de um hotel ou de uma pousada. Aproveite que está por aqui para seguir seu processo de autodesenvolvimento, e leia também:
– Checklist da gestão na hotelaria
– 4 ações para aumentar a eficiência do seu hotel ou pousada
– 12 livros sobre gestão na hotelaria que você precisa ler
– 21 ferramentas para ajudar na gestão hoteleira