É gestor de hotelaria e quer aumentar a satisfação de seus hóspedes e o faturamento do seu estabelecimento? Este artigo – que é o segundo da série sobre indicadores que todo gestor de hotelaria deve acompanhar – pode ajudá-lo! Siga a leitura e entenda por quê.
No primeiro artigo desta série (para ler, clique aqui), falamos sobre:
1 – Oferta e demanda.
2 – Ocupação e faturamento.
3 – Previsão de reservas.
4 – ROI.
Hoje, dando continuidade ao debate, apresentaremos outros quatro indicadores que, ao passarem a ser monitorados e analisados, podem dar mais clareza e eficiência ao seu trabalho. Acompanhe!
Entender a forma como seus clientes se comportam é fundamental para gerenciar os recursos e as ofertas do seu estabelecimento de maneira mais estratégica e eficiente. Neste sentido, é interessante avaliar informações como:
Por que isso é importante?
Conhecer as preferências e o comportamento dos clientes no processo de reserva e durante a estadia o ajudará a entender quais são os serviços e as ações em destaque e quais são as áreas que merecem mais atenção. Isso, por sua vez, facilitará sua jornada rumo ao aprimoramento de tudo que seu estabelecimento se propõe a entregar.
Este com certeza é um dos indicadores mais importantes na gestão hoteleira. Afinal, ao analisar o feedback dos hóspedes e o índice de satisfação, é possível ter insights poderosos sobre como melhorar a gestão e a imagem da marca.
Assim, na hora de monitorar estes indicadores, preocupe-se em analisar informações como:
⇒ Aprenda mais! 4 formas de medir a satisfação de seus hóspedes
Por que isso é importante?
A partir dessa análise, será possível entender, por exemplo, se existe uma necessidade de treinamento para os profissionais; se algum processo precisa ser melhorado; se existe algum serviço ou área em destaque, que pode ser trabalhado de forma mais acentuada como um diferencial do hotel ou pousada; e assim por diante..
Este indicador pode ser medido a partir de outras informações citadas no primeiro artigo desta série, tais como previsão de reservas, oferta e demanda e desempenho do estabelecimento.
Funciona assim:
Na prática!
⇒ Aprenda mais! Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras
Por que isso é importante?
Esse tipo de análise pode destacar seu estabelecimento no mercado. Afina, com essas informações, será possível oferecer um serviço que atenda uma necessidade do hóspede antes mesmo de ele pensar nessa questão!
Acompanhar de perto o índice de cancelamentos do seu estabelecimento é fundamental para poder identificar possíveis problemas no processo de reserva ou uma necessidade de ajuste no posicionamento do estabelecimento.
Se este indicador estiver muito alto, pode ser, por exemplo, que o preço da diária esteja muito acima da média do mercado, ou que a política de cancelamento precisa ser revista.
⇒ Aprenda mais! 7 dicas sobre como evitar e lidar com cancelamentos de reservas
Por que isso é importante?
A falta de monitoramento desse indicador pode fazer com que o seu estabelecimento perca muitas oportunidades. É importante analisar isso diária ou semanalmente para não descobrir os resultados apenas quando já for tarde demais para reverter a situação – ou quando a empresa já tiver perdido muito dinheiro.
Estes são alguns dos principais indicadores que todo gestor de hotelaria precisa acompanhar!
Esperamos que essas informações o ajudem a gerenciar o seu estabelecimento de maneira mais estratégica e eficiente!
Agora, é com você! Use essas informações a seu favor para tornar sua gestão cada vez mais eficiente.
Sucesso!
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