Muitos pequenos empresários veem a inovação no varejo como algo restrito apenas para grandes redes. Mas inovar não é uma opção! Pelo contrário. É um requisito básico para se alinhar às expectativas do consumidor e manter sua empresa relevante no mercado – seja qual for o tamanho do seu negócio.
Neste artigo, você vai entender por que deveria se preocupar em inovar e de que maneira isso pode impactar seus resultados.
A maneira como você entende e percebe esse conceito pode fazer toda a diferença na gestão do seu negócio.
Ao enxergar a inovação apenas como processos e ideias que geram transformações radicais e totalmente novas, inovar torna-se algo intimidador e parece fora do alcance de pequenas empresas.
No entanto, a inovação não se restringe a ideias mirabolantes e que exigem grandes investimentos! Novas formas de realizar determinadas tarefas, por exemplo, também são formas de inovar.
Resumidamente, podemos dizer uma ideia pode ser considerada inovação se ela:
— Oferecer um novo olhar sobre processos, produtos e mercados.
— Atender a uma necessidade e/ou resolver algum problema.
— Gerar valor para determinados públicos.
— For viável economicamente e trouxer retornos financeiros e/ou outros tipos de ganhos (economia de tempo, por exemplo).
Se respondeu sim a essas perguntas, seja qual for o tamanho da sua loja, você precisa se preocupar em inovar!
Com tantas transformações acontecendo no mercado – e de forma cada vez mais rápida –, é impossível pensar em gerir uma empresa da mesma forma de sempre, sem se adaptar às mudanças do seu setor e dos seus clientes.
Estamos vivendo a era da inteligência artificial, da realidade virtual, do mobile e do big data. Todas essas tecnologias impactam os processos no varejo e a forma como as lojas interagem com os clientes. Sendo assim, para continuar atuante no mercado, o seu negócio precisa acompanhar e entender essas e outras tendências.
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A inovação no varejo ajuda a posicionar sua empresa no mercado e também pode gerar grandes resultados em termos de produtividade e eficiência.
Para entender este raciocínio, basta pensar, por exemplo, que até alguns anos atrás, muitos lojistas realizavam o controle do caixa em anotações feitas à mão. Hoje, eles têm acesso a diversas ferramentas digitais que tornam esse processo mais ágil e seguro.
E assim funciona também com outras ferramentas que têm o potencial de gerar processos inovadores em sua loja e, com isso, aumentar a produtividade do seu time.
Outro exemplo de inovação que pode impactar a performance do seu negócio é a forma de treinar seus profissionais. Atualmente, por meio da internet, os colaboradores podem ser capacitados de maneira muito mais dinâmica e flexível – sem precisar que toda a equipe pare para efetuar o treinamento.
Já pensou, por exemplo, fazer um grupo no WhatsApp com seus vendedores e enviar dicas diárias retiradas aqui do Blog do Varejo? Essa é uma forma inovadora de ajudar os profissionais a adquirirem mais conhecimento e, com isso, melhorar o desempenho deles e os resultados do seu negócio.
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A tecnologia impulsiona a inovação no varejo apenas quando essas ferramentas são adotadas pelos consumidores!
Ou seja, é preciso inovar para atender às novas demandas e expectativas dos clientes, que são geradas pelas transformações tecnológicas.
Alguns exemplos que confirmam isso:
— O consumidor atual realiza suas pesquisas antes de comprar na internet, em diferentes plataformas – redes sociais, fóruns, vídeos, smartphone, computador etc. Se você não inovar na forma de posicionar sua marca e não estiver presente nesses canais, perderá oportunidades de vendas.
— Quando se trata de receber ofertas de empresas, o consumidor atual valoriza a comunicação mais direcionada às suas preferências e necessidades. Se você insistir em promover ações de marketing generalizadas (como antigamente), logo passará despercebido pelos clientes.
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Outra ótima razão pela qual sua loja deveria se preocupar em inovar é que esse posicionamento inovador irá atrair profissionais alinhados com as principais tendências do mercado e preparados para se adaptar às mudanças que estão acontecendo e também às que ainda estão por vir.
Se a sua empresa tem uma cultura mais tradicional e pouco adepta a inovações, irá atrair profissionais que possuem o mesmo perfil. Com isso, ficará cada vez mais difícil ajustar a sua loja às transformações do mercado e dos consumidores. Consequentemente, a sobrevivência do seu negócio em longo prazo ficará ameaçada.
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Esperamos que essas informações o ajudem a entender que a inovação no varejo é mais do que uma alternativa, e sim algo obrigatório para as empresas que desejam atender às demandas dos clientes e se destacar no mercado.
Leve essas informações em consideração, acredite no potencial da inovação e trabalhe para inovar, dia após dia, e prosperar. Acredite: seus clientes, seu caixa e seu futuro agradecem!