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Inovação no varejo – por que pequenas empresas precisam se preocupar em inovar

Inovação no varejo – por que pequenas empresas precisam se preocupar em inovar

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/10/18

Muitos pequenos empresários veem a inovação no varejo como algo restrito apenas para grandes redes. Mas inovar não é uma opção! Pelo contrário. É um requisito básico para se alinhar às expectativas do consumidor e manter sua empresa relevante no mercado – seja qual for o tamanho do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender por que deveria se preocupar em inovar e de que maneira isso pode impactar seus resultados.

Qual é a sua visão sobre inovação?

inovação no varejo

A maneira como você entende e percebe esse conceito pode fazer toda a diferença na gestão do seu negócio.

Ao enxergar a inovação apenas como processos e ideias que geram transformações radicais e totalmente novas, inovar torna-se algo intimidador e parece fora do alcance de pequenas empresas.

No entanto, a inovação não se restringe a ideias mirabolantes e que exigem grandes investimentos! Novas formas de realizar determinadas tarefas, por exemplo, também são formas de inovar.

Resumidamente, podemos dizer uma ideia pode ser considerada inovação se ela:

Oferecer um novo olhar sobre processos, produtos e mercados.
Atender a uma necessidade e/ou resolver algum problema.
Gerar valor para determinados públicos.
For viável economicamente e trouxer retornos financeiros e/ou outros tipos de ganhos (economia de tempo, por exemplo).

Aprenda mais sobre inovação:

A importância da inovação no varejo

inovação no varejo

  • Você tem clientes e quer mantê-los felizes e satisfeitos com sua marca?
  • Deseja manter-se atuante no mercado no futuro?
  • Pensa em melhorar a performance do seu negócio?
  • Quer atrair os melhores profissionais para trabalhar em sua empresa?

Se respondeu sim a essas perguntas, seja qual for o tamanho da sua loja, você precisa se preocupar em inovar!

Por que a inovação no varejo é tão importante

1 – Para manter sua empresa relevante no mercado

inovação no varejo

Com tantas transformações acontecendo no mercado – e de forma cada vez mais rápida –, é impossível pensar em gerir uma empresa da mesma forma de sempre, sem se adaptar às mudanças do seu setor e dos seus clientes.

Estamos vivendo a era da inteligência artificial, da realidade virtual, do mobile e do big data. Todas essas tecnologias impactam os processos no varejo e a forma como as lojas interagem com os clientes. Sendo assim, para continuar atuante no mercado, o seu negócio precisa acompanhar e entender essas e outras tendências.

Aprenda mais!

Como o pequeno varejo pode sobreviver ao futuro
→ Novos formatos de lojas no varejo
→ [Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo
→ NRF 2018 – Principais tendências para o varejo

2 – Para melhorar a performance do seu negócio

inovação no varejo

A inovação no varejo ajuda a posicionar sua empresa no mercado e também pode gerar grandes resultados em termos de produtividade e eficiência.

Para entender este raciocínio, basta pensar, por exemplo, que até alguns anos atrás, muitos lojistas realizavam o controle do caixa em anotações feitas à mão. Hoje, eles têm acesso a diversas ferramentas digitais que tornam esse processo mais ágil e seguro.

E assim funciona também com outras ferramentas que têm o potencial de gerar processos inovadores em sua loja e, com isso, aumentar a produtividade do seu time.

Outro exemplo de inovação que pode impactar a performance do seu negócio é a forma de treinar seus profissionais. Atualmente, por meio da internet, os colaboradores podem ser capacitados de maneira muito mais dinâmica e flexível – sem precisar que toda a equipe pare para efetuar o treinamento.

Já pensou, por exemplo, fazer um grupo no WhatsApp com seus vendedores e enviar dicas diárias retiradas aqui do Blog do Varejo? Essa é uma forma inovadora de ajudar os profissionais a adquirirem mais conhecimento e, com isso, melhorar o desempenho deles e os resultados do seu negócio.

Aprenda mais!

→ A tecnologia e o varejo
→ 10 ferramentas que podem ajudar na gestão de sua loja
→ 7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista
→ Como escolher um CRM para sua loja

3 – Para atender às demandas dos clientes

inovação no varejo

A tecnologia impulsiona a inovação no varejo apenas quando essas ferramentas são adotadas pelos consumidores!

Ou seja, é preciso inovar para atender às novas demandas e expectativas dos clientes, que são geradas pelas transformações tecnológicas.

Alguns exemplos que confirmam isso:

— O consumidor atual realiza suas pesquisas antes de comprar na internet, em diferentes plataformas – redes sociais, fóruns, vídeos, smartphone, computador etc. Se você não inovar na forma de posicionar sua marca e não estiver presente nesses canais, perderá oportunidades de vendas.
— Quando se trata de receber ofertas de empresas, o consumidor atual valoriza a comunicação mais direcionada às suas preferências e necessidades. Se você insistir em promover ações de marketing generalizadas (como antigamente), logo passará despercebido pelos clientes.

Aprenda mais!

→ Um novo varejo, para um novo consumidor
→ As principais demandas do consumidor atual
→ A importância da conveniência nos processos de compra no varejo
→ Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão

4 – Para atrair grandes talentos

inovação no varejo

Outra ótima razão pela qual sua loja deveria se preocupar em inovar é que esse posicionamento inovador irá atrair profissionais alinhados com as principais tendências do mercado e preparados para se adaptar às mudanças que estão acontecendo e também às que ainda estão por vir.

Se a sua empresa tem uma cultura mais tradicional e pouco adepta a inovações, irá atrair profissionais que possuem o mesmo perfil. Com isso, ficará cada vez mais difícil ajustar a sua loja às transformações do mercado e dos consumidores. Consequentemente, a sobrevivência do seu negócio em longo prazo ficará ameaçada.

Aprenda mais!

→ Como criar uma cultura de aprendizagem em sua loja
→ A importância da cultura organizacional em pequenas empresas
→ Vídeo: O jeito Gazin de motivar, engajar e desenvolver os profissionais
→ Vídeo: O segredo dos melhores vendedores

inovação no varejo

Esperamos que essas informações o ajudem a entender que a inovação no varejo é mais do que uma alternativa, e sim algo obrigatório para as empresas que desejam atender às demandas dos clientes e se destacar no mercado.

Leve essas informações em consideração, acredite no potencial da inovação e trabalhe para inovar, dia após dia, e prosperar. Acredite: seus clientes, seu caixa e seu futuro agradecem!

Imagens: Unplash; Freepik

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