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Instagram como canal de vendas para o varejo

Instagram como canal de vendas para o varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/11/18

80% dos mais de 1 bilhão de usuários do Instagram seguem empresas nessa rede. Ou seja, além de se conectarem com outras pessoas, os usuários da ferramenta também a utilizam para encontrar inspirações e informações de compras. Está na hora, portanto, de aprender a utilizar o Instagram como canal de vendas para sua loja. Nós podemos ajudá-lo nessa missão. Vamos lá?

Instagram como canal de vendas

O Instagram nasceu como uma plataforma para compartilhamento de imagens. Hoje, porém, atua de maneira muito mais ampla…

Atualmente, além de conectar pessoas com interesses em comum, o Instagram também é utilizado como um canal para conectar consumidores e marcas!

Instagram como canal de vendas

De acordo com o Instagram, por mês, mais de 90 milhões de contas usam tags nas publicações para encontrar produtos dentro da plataforma.

E ainda, segundo a rede, mensalmente mais de 150 milhões de pessoas trocam mensagens com empresas via Instagram Direct.

Percebendo o potencial do Instagram como canal de vendas, o Instagram passou a oferecer diversas funcionalidades às marcas para tornar a interação com os clientes cada vez mais efetiva e também para facilitar a compra de produtos dentro da plataforma.

3 dicas para você aproveitar o potencial do Instagram como canal de vendas

1 – Tenha um perfil comercial

Instagram como canal de vendas

Assim como no Facebook, no Instagram, há diferença entre ter um perfil individual e uma página. E, por lá, também é importante que sua marca se posicione por meio de um perfil comercial, e não pessoal. Afinal, com um perfil de empresa, você terá acesso a algumas ferramentas que facilitam o uso do Instagram como canal de vendas e marketing.

Alguns recursos exclusivos do perfil comercial são:

 Informações analíticas sobre os posts, com indicações dos números de visitantes e publicações mais populares.
 Adição de informações a respeito de sua empresa no perfil, tais como horário de funcionamento, localização e número de telefone.
 Gerenciamento das mensagens recebidas pelos clientes via Instagram Direct.
 Divulgação de anúncios na plataforma, impulsionando posts do seu perfil.

Instagram como canal de vendas

Quer saber como converter um perfil pessoal para um perfil comercial? Clique aqui.

Aprenda mais!
6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online

2 – Aproveite o poder dos vídeos – por meio dos Stories e do IGTV

Instagram como canal de vendas

O Instagram Stories possibilita que os usuários publiquem vídeos curtos e temporários (que são apagados depois de 24h). Os posts do Stories podem ser veiculados no perfil da marca ou enviados a seguidores específicos.

Ao “fazer stories” no perfil da sua loja, o conteúdo aparecerá no topo do Instagram. Ali, terá grande chance de ser visto pelos seguidores. Além disso, você pode ainda salvar alguns dos Stories para que o conteúdo apareça permanentemente no topo do seu perfil.

Segundo o Instagram, todos os dias 400 milhões de contas usam o Stories e ⅓ dos posts mais visualizados nos Stories são de empresas.

Além de se comunicar com os seus seguidores por meio dessa função, há também a possibilidade de aumentar o alcance de sua marca, promovendo anúncios de Stories, que são exibidos a um público específico.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Instagram Stories? Clique aqui.

Além dos Stories, outra forma de explorar os vídeos dentro do Instagram é por meio do IGTV, que permite a publicação de vídeos mais longos e perenes.

Quer saber como criar um canal para sua loja e carregar vídeos no IGTV? Clique aqui.

Aprenda mais!
Como usar vídeos curtos nas redes sociais

3 – Inclua o botão de compras em seus posts

Instagram como canal de vendas

Por fim, um dos recursos mais efetivos para utilizar o Instagram como canal de vendas é o botão de compras. Afinal, essa função permite que os usuários cliquem na imagem postada pela sua loja para ter mais informações sobre o produto exibido e também ser direcionado para a página de compra na web.

O Instagram afirma que mais de 200 milhões de contas visitam um ou mais perfis comerciais diariamente. Nesse contexto, o botão de compras potencializa significativamente as oportunidades de vendas dentro da plataforma.

Atualmente, é possível adicionar o botão de compras dentro das imagens postadas no perfil e também nos vídeos do Instagram Stories. Futuramente, a empresa planeja disponibilizar uma função de compras também na área “Explorar” da rede.

Quer saber como configurar o recurso de compras em suas publicações? Clique aqui.

Aprenda mais!
Guia: como usar as redes sociais no varejo

Gostou do que leu aqui e quer iniciar uma nova fase utilizando o Instagram a favor da sua loja?

Então, não deixe essa ideia esfriar!

Compartilhe essas informações com sua equipe agora mesmo e agende uma reunião para vocês trocarem ideias sobre essa ferramenta. Depois, crie estratégias eficientes para utilizar o Instagram como canal de vendas e marketing e, assim, aumentar o alcance e o faturamento da sua loja.

Você só tem a ganhar!

Sucesso!

ImagensInstagram Business Blog; Unplash; Freepik

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