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Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 2

Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 2

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/03/17

Na semana passada, falamos sobre a jornada de compra na hotelaria, mostrando o caminho que o consumidor de viagens percorre entre o despertar do desejo de fazer as malas e cair na estrada até o momento em que ele pesquisa as possibilidades de tornar esse sonho realidade.

jornada de compra hotelariaSe você não viu esse texto, recomendamos que o leia para entender o que seu hotel deve fazer nas fases 1 e 2 da jornada de compra na hotelaria para atrair mais hóspedes:

Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte 1

No artigo de hoje, vamos continuar falando sobre a jornada de compra na hotelaria, explicando como o seu hotel ou pousada pode conquistar hóspedes nas fases seguintes –  fechamento das reservas e a experiência da viagem.

As etapas finais da jornada de compra na hotelaria

jornada de compra hotelariaAções para a etapa 3: Fazendo as reservas

Esse é um momento crucial para que o hóspede efetivamente faça a reserva em seu hotel. Nessa fase, seu negócio precisa se preocupar em facilitar ao máximo o processo.

Quanto mais prático e rápido for para o viajante fazer a reserva, maiores serão as possibilidades de ele escolher o seu estabelecimento.

Veja algumas maneiras de fazer isso:

Incentive a reserva feita pelo seu site

jornada de compra hotelariaEstar presente em sites de agências online é importante para que seu hotel seja encontrado pelo cliente. No entanto, também é crucial que seu negócio incentive o hóspede a fazer a reserva diretamente no site do seu estabelecimento, para construir uma relação mais próxima com ele.

  • Clique aqui e entenda como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site.

Tenha um site eficiente

jornada de compra hotelariaSe você conquistou o cliente nas fases anteriores e fez ele chegar até o seu site, não é nesta etapa da jornada de compra da hotelaria que você vai querer arruinar suas chances de conquistar esse hóspede, certo? Cuide para que o seu site seja eficiência, rápido e dinâmico.

  • Clique aqui para conhecer ações básicas para ter um site eficiente.
  • E clique aqui para saber como aumentar a taxa de conversão do site.

Conte com a ajuda da tecnologia para agilizar o processo

jornada de compra hotelariaDepois de tanto pesquisar, o cliente quer é fechar logo essa viagem. Para aumentar a eficiência desse processo, seu hotel ou pousada pode (e deve) contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas que agilizem essa etapa.

  • Clique aqui para saber como escolher a melhor ferramenta de gestão de reservas para o seu hotel ou pousada.

Evite os principais atritos que afastam os clientes

jornada de compra hotelariaEntenda que os esforços para garantir a satisfação do cliente devem começar bem antes de ele entrar no quarto do seu hotel. Toda interação entre o viajante e o estabelecimento precisa ser agradável e fácil. Quanto menos atritos nessa etapa, maiores serão as chances de você transformar o viajante em seu hóspede.

  • Clique aqui e descubra como remover os obstáculos que afastam os hóspedes do seu estabelecimento.

Faça parcerias com agências de viagens

jornada de compra hotelariaUma outra maneira de conquistar mais hóspede nessa etapa da jornada de compra da hotelaria é aliando-se a agências de viagens. Assim, quando ele buscar orientação sobre onde se hospedar na sua região, se a agência de viagem tiver uma parceria com seu hotel, ela irá indicar o seu estabelecimento.

  • Clique aqui e entenda como fazer parceria com agências de turismo e até mesmo com outros hotéis de sua região pode ser benéfico para o seu negócio.

jornada de compra hotelariaAções para a etapa 4: Vivendo a viagem

Neste ponto, o viajante já escolheu o hotel para se hospedar, mas nem por isso a jornada terminou. Essa é uma etapa crucial para o sucesso do processo. É nessa fase que o seu negócio tem a oportunidade de verdadeiramente conquistar o cliente, fazendo com que ele volte e com que recomende seu estabelecimento.

As ações listadas a seguir irão ajudá-lo nesse sentido:

Prepare sua equipe

jornada de compra hotelariaSe você quer ter hóspedes felizes e satisfeitos, precisa ter profissionais igualmente felizes, satisfeitos e muito bem preparados. Motivar e treinar sua equipe constantemente é crucial para conquistar os clientes nesta etapa.

  • Clique aqui e saiba como treinar os colaboradores do seu hotel.
  • E clique aqui para ter acesso a dicas sobre como motivar os profissionais do seu estabelecimento.

Proporcione uma experiência marcante

jornada de compra hotelariaDurante a estadia, todos os esforços devem estar direcionados a manter o hóspede contente e proporcionar a melhor experiência possível. É a excelência no atendimento e nos serviços que fará o viajante ter vontade de retornar ao seu estabelecimento.

  • Clique aqui e confira cinco dicas para proporcionar uma experiência marcante.
  • E clique aqui para conhecer sete exemplos de como fazer isso.

Tenha um programa de fidelidade

jornada de compra hotelariaO fato de o seu estabelecimento oferecer um programa de fidelidade contará muitos pontos a seu favor. Vendo que há vantagens em ser fiel ao seu hotel ou pousada, o hóspede estará mais convencido de que vale a pena voltar.

  • Clique aqui e saiba como montar um programa de fidelidade para hotelaria.

Acompanhe as tendências

jornada de compra hotelariaConhecer seu público e saber o que é importante para ele é fundamental para oferecer uma estadia satisfatória. Nesse sentido, acompanhar as tendências de mercado é muito importante para estar alinhado às preferências dos hóspedes atuais.

  • Clique aqui para conhecer cinco tendências do setor hoteleiro para 2017.

Ofereça Wi-Fi

jornada de compra hotelariaAs pessoas estão conectadas o tempo todo. Durante uma viagem não é diferente. Elas querem manter contato com os amigos e também desejam compartilhar suas experiências nas redes sociais. Ao oferecer Wi-Fi, seu hotel está atendendo uma necessidade básica do hóspede da atualidade.

  • Clique aqui e saiba mais sobre a importância do Wi-Fi e o que o seu negócio deve levar em consideração para definir se cobra uma taxa à parte ou não por esse serviço.

Gerencie os processos de perto

jornada de compra hotelariaAo ter cuidado extra com todos os processos do seu hotel ou pousada, você diminui as possibilidades de erros. Isso, consequentemente, contribui para deixar os hóspedes mais satisfeitos com o atendimento e os serviços oferecidos pelo estabelecimento.

  • Clique aqui e aprenda dicas sobre como gerenciar os processos do seu hotel ou pousada.
  • E clique aqui para conhecer 12 ferramentas que irão ajudar na gestão do seu negócio.

Mantenha contato depois que o cliente for embora

jornada de compra hotelariaA conquista do cliente não termina depois do check-out. Para ajudá-lo a manter viva a mágica da experiência que ele teve durante a viagem e incentivá-lo a voltar, seu hotel ou pousada precisa continuar em contato com o hóspede mesmo depois que ele for embora.

  • Clique aqui e aprenda cinco ações que irão contribuir para que o viajante volte a se hospedar em seu estabelecimento no futuro.

Queremos saber:

  • jornada de compra hotelariaO que achou das dicas para atrair e conquistar hóspedes durante a jornada de compra na hotelaria?
  • Você já aplicou alguma dessas ações aí em seu negócio? Quais foram os resultados?
  • Quais são suas principais dificuldades para conseguir atrair clientes para o seu hotel ou pousada?
  • Ficou com alguma dúvida?

Deixe suas opiniões, impressões e perguntas nos comentários aqui embaixo. Assim, poderemos criar mais conteúdo com informações e dicas para ajudá-lo a manter os quartos do seu estabelecimento sempre ocupados!

Sucesso!

Imagens: FreepikFlaticon

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