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Guia para entender a jornada de compra na hotelaria

Guia para entender a jornada de compra na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/03/17

No artigo sobre como remover os obstáculos que afastam os hóspedes do seu hotel (leia clicando aqui), nós falamos brevemente sobre a jornada de compra na hotelaria. 

Neste artigo, vamos nos aprofundar nesse tema, mostrando como o seu hotel ou pousada pode conquistar clientes durante as diferentes etapas da jornada de compra do consumidor de viagens.

As etapas da jornada de compra na hotelaria

Antes de efetivamente embarcar em busca de novas aventuras, as pessoas percorrem um caminho prévio em busca da concretização da viagem. No contexto atual, essa jornada geralmente começa e é desenvolvida no ambiente online.

A jornada de compra na hotelaria* é dividida nas seguintes etapas:

  1. jornada de compra na hotelariaSonho/desejo: quando algo desperta a vontade de viajar para algum lugar.
  2. Planejamento: quando a pessoa começa a pesquisar possíveis caminhos para realizar o sonho/desejo de viajar.
  3. Reservas: depois de muito pesquisar, o viajante escolhe o destino, a companhia de viagem e o local onde irá se hospedar.
  4. A viagem: é o momento em que todo o planejamento é colocado em ação e o sonho começa a sair do campo do planejamento.

*Essas etapas são, em geral, referentes às viagens de lazer.

Entenda a seguir como conquistar hóspedes durante essa jornada de compra:

jornada de compra na hotelariaAções para a etapa 1: Sonhando com a viagem

Antes de um viajante decidir que ele quer viajar, alguma coisa ou alguém faz despertar nele a vontade de fazer as malas e cair na estrada.

Por isso, para atingir os hóspedes nessa fase, seu hotel ou pousada precisa realizar ações para que as pessoas tenham vontade de viajar até sua cidade e se hospedar em seu estabelecimento.

Algumas maneiras de fazer isso:

Incentive os hóspedes a compartilharem suas experiências

jornada de compra na hotelariaQuando seus hóspedes compartilham nas redes sociais os bons momentos que estão vivendo em seu hotel, pode ter certeza de que estarão plantando em alguma pessoa da sua rede de contatos a vontade de estar ali também.

  • Clique aqui e conheça os exemplos de quatro hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais e inspire-se para aplicar essas ações também em seu negócio.

⇒ Utilize o Marketing de Influência

jornada de compra do viajanteDa mesma forma, quando influenciadores digitais falam sobre o seu negócio, eles estão incentivando as pessoas a também vivenciarem a mesma experiência que eles. Uma foto ou vídeo de um influenciador em seu hotel pode ser o suficiente para que os seguidores dele queiram se hospedar em seu estabelecimento também.

  • Clique aqui e saiba mais sobre como usar o Marketing de Influência na hotelaria.

⇒ Divulgue conteúdo sobre a sua região

jornada de compra do viajanteAo fornecer informações qualificadas sobre a sua região, seu hotel estará incentivando os viajantes a visitarem sua cidade. E, como foi o seu hotel que despertou a vontade de viajar, as chances de o cliente escolher o seu estabelecimento como local de hospedagem serão muito maiores.

  • Clique aqui e entenda como usar o marketing de conteúdo para atrair e conquistar mais hóspedes.

⇒ Use o storytelling

jornada de compra do viajanteUma boa história tem o poder de encantar as pessoas e fazer elas sonharem. Por isso, contar histórias sobre o seu hotel ou sobre a sua região também pode ser uma excelente maneira de incentivar os viajantes a conhecerem o seu estabelecimento e a sua cidade.

  • Clique aqui para aprender o que é storytelling e como você pode utilizar essa técnica para divulgar o seu hotel ou pousada.

Ações para a etapa 2: Planejamento viagem

jornada de compra na hotelariaApós receber a inspiração que fez despertar o desejo de viajar, o seu possível hóspede estará motivado o suficiente para começar a pesquisar possíveis maneiras de transformar esse sonho em realidade. Nesta fase, ele busca informações que o ajudem a decidir para onde ir e onde se hospedar.

Estas são algumas ações que podem ajudar seu a hotel a atrair clientes nessa etapa:

⇒ Esteja bem posicionado no Google

jornada de compra na hotelariaAtualmente, o Google é uma das principais fontes de pesquisas dos viajantes. Por isso, estar bem posicionado quando nessa ferramenta de busca quando é essencial para atrair mais hóspedes para o seu hotel.

  • Clique aqui para saber como aumentar as chances de o seu hotel ser encontrado no Google.
  • clique aqui para entender como os anúncios no Google podem aumentar a visibilidade de sua marca.

⇒ Esteja presente nos principais sites de busca de hotéis

jornada de compra na hotelariaOutra fonte de pesquisa dos consumidores de viagens na hora de procurar por hotéis são as OTAs (as online travel agencies – agências de viagem on-line). Estar presente nesses canais é muito importante para que, durante o planejamento, o viajante possa encontrar o seu estabelecimento.

  • Clique aqui e entenda por que seu hotel ou pousada deve estar em sites como TripAdvisor e Booking.com.

⇒ Tenha uma boa pontuação no TripAdvisor

jornada de compra na hotelariaAlém de estar nessas plataformas, é importante criar estratégias para que, assim como no Google, seu hotel também esteja bem posicionado nos buscadores especializados. O TripAdvisor conta com um sistema de pontuação que destaca os estabelecimentos mais bem avaliados de determinada região.

  • Clique aqui e saiba como aumentar a pontuação de seu hotel ou pousada no TripAdvisor.

⇒ Forneça informações e serviços direcionados

jornada de compra na hotelariaEscolher onde ficar é uma tarefa que demanda tempo do cliente, pois exige muitas pesquisas e avaliações antes de decidir o lugar ideal para se hospedar. Seu hotel ou pousada pode facilitar essa decisão oferecendo pacotes de promoções direcionadas às diferentes necessidades de seu público.

  • Clique aqui e saiba como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes.

⇒ Use as avaliações dos seus hóspedes a seu favor

jornada de compra na hotelariaNa hora de decidir em qual hotel se hospedar, uma das questões que os viajantes mais levam em consideração são as avaliações de outros hóspedes. Os feedbacks positivos dão mais credibilidade para sua marca, aumentando as chances de o seu estabelecimento ser escolhido por novos clientes.

Além disso, quanto melhor avaliada sua marca for, melhor posicionada ela estará nas ferramentas de buscas e também em sites especializados em avaliações (como o TripAdvisor, por exemplo).

  • Clique aqui e conheça as ações que seu hotel precisa colocar em prática para conseguir mais feedbacks dos hóspedes.

⇒ Esteja presente no mobile

jornada de compra na hotelariaVocê sabia que 94% dos viajantes a lazer planejam suas viagens utilizando mais de um dispositivo – computadores, smartphones e tablets?

Se você quer ser encontrado por novos clientes, precisa adaptar suas estratégias para atingir essa importante parcela do público que utiliza dispositivos móveis.

  • Clique aqui para entender mais sobre a importância do mobile na hotelaria e o que seu hotel ou pousada precisa fazer para aumentar as reservas feitas por smartphones e tablets.

⇒ Destaque seus diferenciais

jornada de compra na hotelariaQuando o cliente está planejando uma viagem, ele busca hotéis e regiões que se destaquem. Por isso, você precisa avaliar: o que o seu hotel tem que os outros não têm? O que seu estabelecimento e/ou a sua cidade oferece que pode convencer o viajante a escolhê-lo como destino?

Destaque esses diferenciais (do seu estabelecimento e da sua região) nas ações de comunicação e marketing para atrair os clientes nessa fase.

  • Clique aqui e saiba como o fato de você ser um pequeno ou médio hotel ou pousada pode ser uma grande vantagem para o seu estabelecimento.

Muitas dicas e ações para colocar em prática, não é mesmo?

Mas ainda não acabamos! Clique aqui e confira a segunda parte deste artigo, onde revelamos quais são as ações que ajudarão o seu hotel ou pousada a conquistar mais hóspede nas duas fases seguintes da jornada de compra na hotelaria:

  • a etapa três, em que o hóspede efetivamente faz sua reserva;
  • e a etapa quatro, quando ele está vivenciando a viagem.

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Sucesso!

Imagens: FreepikFlaticon

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