No artigo sobre como remover os obstáculos que afastam os hóspedes do seu hotel (leia clicando aqui), nós falamos brevemente sobre a jornada de compra na hotelaria.
Neste artigo, vamos nos aprofundar nesse tema, mostrando como o seu hotel ou pousada pode conquistar clientes durante as diferentes etapas da jornada de compra do consumidor de viagens.
Antes de efetivamente embarcar em busca de novas aventuras, as pessoas percorrem um caminho prévio em busca da concretização da viagem. No contexto atual, essa jornada geralmente começa e é desenvolvida no ambiente online.
Antes de um viajante decidir que ele quer viajar, alguma coisa ou alguém faz despertar nele a vontade de fazer as malas e cair na estrada.
Por isso, para atingir os hóspedes nessa fase, seu hotel ou pousada precisa realizar ações para que as pessoas tenham vontade de viajar até sua cidade e se hospedar em seu estabelecimento.
Algumas maneiras de fazer isso:
Quando seus hóspedes compartilham nas redes sociais os bons momentos que estão vivendo em seu hotel, pode ter certeza de que estarão plantando em alguma pessoa da sua rede de contatos a vontade de estar ali também.
Da mesma forma, quando influenciadores digitais falam sobre o seu negócio, eles estão incentivando as pessoas a também vivenciarem a mesma experiência que eles. Uma foto ou vídeo de um influenciador em seu hotel pode ser o suficiente para que os seguidores dele queiram se hospedar em seu estabelecimento também.
Ao fornecer informações qualificadas sobre a sua região, seu hotel estará incentivando os viajantes a visitarem sua cidade. E, como foi o seu hotel que despertou a vontade de viajar, as chances de o cliente escolher o seu estabelecimento como local de hospedagem serão muito maiores.
Uma boa história tem o poder de encantar as pessoas e fazer elas sonharem. Por isso, contar histórias sobre o seu hotel ou sobre a sua região também pode ser uma excelente maneira de incentivar os viajantes a conhecerem o seu estabelecimento e a sua cidade.
Após receber a inspiração que fez despertar o desejo de viajar, o seu possível hóspede estará motivado o suficiente para começar a pesquisar possíveis maneiras de transformar esse sonho em realidade. Nesta fase, ele busca informações que o ajudem a decidir para onde ir e onde se hospedar.
Estas são algumas ações que podem ajudar seu a hotel a atrair clientes nessa etapa:
Atualmente, o Google é uma das principais fontes de pesquisas dos viajantes. Por isso, estar bem posicionado quando nessa ferramenta de busca quando é essencial para atrair mais hóspedes para o seu hotel.
Outra fonte de pesquisa dos consumidores de viagens na hora de procurar por hotéis são as OTAs (as online travel agencies – agências de viagem on-line). Estar presente nesses canais é muito importante para que, durante o planejamento, o viajante possa encontrar o seu estabelecimento.
Além de estar nessas plataformas, é importante criar estratégias para que, assim como no Google, seu hotel também esteja bem posicionado nos buscadores especializados. O TripAdvisor conta com um sistema de pontuação que destaca os estabelecimentos mais bem avaliados de determinada região.
Escolher onde ficar é uma tarefa que demanda tempo do cliente, pois exige muitas pesquisas e avaliações antes de decidir o lugar ideal para se hospedar. Seu hotel ou pousada pode facilitar essa decisão oferecendo pacotes de promoções direcionadas às diferentes necessidades de seu público.
Na hora de decidir em qual hotel se hospedar, uma das questões que os viajantes mais levam em consideração são as avaliações de outros hóspedes. Os feedbacks positivos dão mais credibilidade para sua marca, aumentando as chances de o seu estabelecimento ser escolhido por novos clientes.
Além disso, quanto melhor avaliada sua marca for, melhor posicionada ela estará nas ferramentas de buscas e também em sites especializados em avaliações (como o TripAdvisor, por exemplo).
Você sabia que 94% dos viajantes a lazer planejam suas viagens utilizando mais de um dispositivo – computadores, smartphones e tablets?
Se você quer ser encontrado por novos clientes, precisa adaptar suas estratégias para atingir essa importante parcela do público que utiliza dispositivos móveis.
Quando o cliente está planejando uma viagem, ele busca hotéis e regiões que se destaquem. Por isso, você precisa avaliar: o que o seu hotel tem que os outros não têm? O que seu estabelecimento e/ou a sua cidade oferece que pode convencer o viajante a escolhê-lo como destino?
Destaque esses diferenciais (do seu estabelecimento e da sua região) nas ações de comunicação e marketing para atrair os clientes nessa fase.
Mas ainda não acabamos! Clique aqui e confira a segunda parte deste artigo, onde revelamos quais são as ações que ajudarão o seu hotel ou pousada a conquistar mais hóspede nas duas fases seguintes da jornada de compra na hotelaria:
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Sucesso!