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Conheça a jornada de compra online e venda mais pela internet

Conheça a jornada de compra online e venda mais pela internet

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/08/17

Seja para fazer compras pela internet ou em lojas físicas, os consumidores atuais sempre passam pelo ambiente digital. No entanto, o caminho que o cliente faz para comprar na web tem suas particularidades. É o que chamamos de jornada de compra online. 

Sabendo da importância de você entender como esse caminho funciona, explicamos o conceito a seguir e revelamos qual é a rota que você precisa percorrer para atrair e conquistar mais clientes para o seu e-commerce. Acompanhe!

O que é a jornada de compra

jornada de compra onlineChama-se “jornada de compra” o caminho que os consumidores realizam entre identificar uma necessidade ou desejo, pesquisar um produto ou serviço para suprir essa questão, escolher uma marca e criar um relacionamento com ela.

Sua missão nessa jornada deve ser encontrar o cliente no meio desse caminho, atraindo ele para sua loja e conquistando a confiança dele para que ele retorne e recomende sua marca.

A jornada de compra do cliente está dividida em três fases:

jornada de compra online

  • Estágio de Consciência: o cliente percebe – e expressa – sintomas de um problema ou uma necessidade que possivelmente tenha.
  • Estágio de Consideração: o consumidor tem claramente definido seu problema ou necessidade.
  • Estágio de Decisão: o usuário tem definida sua estratégia de solução, método ou abordagem para solucionar o problema ou necessidade que ele tem.

Para aprender mais sobre a jornada do cliente, CLIQUE AQUI e leia o artigo especial sobre esse tema.

A jornada de compra online

jornada de compra onlineSegundo o IBGE, o varejo registrou queda de 6,2% no ano passado. Por outro lado, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 7,4% e movimentou R$44,4 bilhões em 2016, de acordo com relatório da Ebit.

Para aproveitar essa demanda crescente, é necessário conhecer profundamente a jornada de compra online – ou seja, o caminho que o consumidor percorre até efetuar uma compra em sua loja virtual.

Uma pesquisa da Global Webindex realizada com mais de 50 mil consumidores com idade entre 16 e 64 anos, descobriu quais são os cinco principais fatores que fazem os usuários online escolherem certas marcas ou sites para fazer compras pela internet. A seguir, conheça cada um desses fatores e aprenda mais sobre a jornada de compra online:

1 – Descobrindo uma marca

De acordo com a pesquisa, os usuários conhecem uma nova marca ou site de compras por meio de:

  • jornada de compra onlineSites de busca (46%);
  • Propaganda na televisão (41%);
  • Indicação de amigos (36%);
  • Anúncios online (32%);
  • O próprio site da marca ou produto (30%).

2 Investigando uma marca

Depois de ver pelas primeiras vezes a marca e criar interesse, o próximo passo do consumidor na jornada de compra online é investigar para ver se o site é bom e confiável.

Para isso, os usuários fazem os seguintes tipos de pesquisas:

  • jornada de compra onlineAcessam sites de busca (54%);
  • Analisam a opinião de outros consumidores (39%),
  • Fazem uma análise do que encontram nas redes sociais (37%);
  • Buscam no site do produto ou marca (35%);
  • Visitam sites de comparação de preço (29%).

3 – Motivação de compra

Depois da fase de descoberta e investigação, alguns benefícios específicos motivam a compra do produto on-line:

  • jornada de compra online62% das pessoas se interessam por frete grátis;
  • 39% dos consumidores gostam de ter um processo de pagamento rápido e fácil;
  • Outros 39% gostam de receber recompensas financeiras e incentivos, como descontos;
  • A política de devolução ou troca de produtos facilitada é importante para 37% dos entrevistados.

4 – Papel de uma marca

Você sabe o que o seu consumidor espera que a sua marca proporcione ao longo da jornada de compra online? Segundo a pesquisa, estas são as expectativas mais comuns:

  • jornada de compra onlineMelhorar conhecimentos e habilidades (28%);
  • Sentir-se valioso (25%);
  • Ter acesso a novos produtos e ideias (25%);
  • Ter acesso a produtos sustentáveis (25%);
  • Ter acesso a serviços e produtos que ajudem a simplificar ou organizar a vida diária (24%).

5 – Defensor da marca

A jornada de compra online não termina com o fechamento da venda. Depois de uma experiência positiva em sua loja, seu cliente pode se tornar um “advogado” de sua marca, recomendando seu e-commerce para os amigos e familiares.

Segundo a pesquisa, o que mais motiva seus clientes a defenderem uma marca é:

  • jornada de compra onlineTer acesso a produtos de alta qualidade (51%);
  • Receber recompensas, como descontos ou brindes (44%);
  • Encontrar algo relevante para seus interesses ou necessidades (35%);
  • Encantar-se com a marca (34%);
  • Ou receber um excelente atendimento (33%).

Dicas importantes

Os artigos linkados abaixo trazem dicas e informações importantes para que sua loja consiga acompanhar as movimentações do cliente atual na jornada de compra online:

Comportamento multicanal do consumidor

Apesar de muitas pessoas já possuírem smartphones, a jornada de compra on-line não se limita a este meio. A pesquisa procurou saber por quais dispositivos os usuários começaram a pesquisa do produto e por quais finalizaram as compras. E o que se descobriu foi que a grande maioria, 78%, utiliza todos os aparelhos! Ou seja, o processo de compra passa por smartphone, tablet, notebook e desktop.

Quer aprender como sua loja também pode atuar em diferentes canais e conquistar esse perfil de cliente que percorre a jornada de compra utilizando diversas plataformas?

jornada de compra online

Leia todos os materiais que já publicamos sobre estratégia multicanal:

Resumindo, para atrair e conquistar os clientes na jornada de compra online, sua loja precisa oferecer informações relevantes e um atendimento qualificado, estando presente nos diversos canais que seu público utiliza.

Um desafio e tanto, não é mesmo? Se tiver alguma dúvida em relação a esse processo, deixe um comentário aqui embaixo. Nossa missão é ajudá-lo a cumprir essa trajetória com sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

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