Um novo decreto que garante a acessibilidade de todas as pessoas em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos hoteleiros entrou em vigor este ano. Estamos falando da atualização da Lei de Inclusão! Entenda o que mudou e saiba como adaptar seu negócio lendo este artigo!
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) visa assegurar condições de igualdade e o exercício dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência, garantido sua inclusão social e cidadania.
Em março de 2018, o presidente assinou um decreto que regulamenta o artigo 45 da Lei de Inclusão.
Nele, especifica-se que todos os estabelecimentos hoteleiros devem garantir a acessibilidade a todas as pessoas.
O decreto prevê que o projeto arquitetônico de todas as áreas do estabelecimento devem respeitar as normas de acessibilidade em edificações de uso coletivo, estipuladas no Decreto nº 5.296 e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O objetivo?
Garantir que todos os hóspedes possam desfrutar das comodidades e dos serviços oferecidos nos estabelecimentos de hotelaria, independentemente de sua condição física, sensorial, intelectual ou mental.
O novo decreto já está em vigor. Ele é direcionado a estabelecimentos construídos a partir de 3 de janeiro de 2018.
Mas prédios construídos antes desta data também precisam se adaptar às exigências. Estabelecimentos construídos até 29 de junho de 2004 terão até quatro anos, contados a partir de março de 2018, para se adaptar.
De acordo com informações do Ministério do Turismo, os principais impactos deste novo decreto são:
⇒ CLIQUE AQUI e conheça mais detalhes sobre o novo decreto da Lei de Inclusão.
O hotel Ramada in Ajmer, na Índia, criou um kit especial para facilitar a estadia dos viajantes com deficiência visual.
O kit conta com materiais informativos em braile, telefone habilitado e até pavimento especial para o hóspede se orientar dentro do estabelecimento.
Então, além de atender às exigências da Lei de Inclusão, que tal fazer algo mais?
Pense em como você pode transformar a estadia das pessoas com deficiência uma experiência marcante e encantadora!
Quer ter acesso a mais ideias sobre como se preparar para receber pessoas com deficiência ou dificuldade motora (como os viajantes da terceira idade) e tornar isso um diferencial estratégico para o seu estabelecimento? Leia estes artigos:
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⇒ 4 dicas para atrair hóspedes da terceira idade
Agora é com você!
Leve tudo isso em consideração e adapte seu estabelecimento aos hóspedes que precisem de atendimento especial.
Sucesso!