fbpx

Nossas Sugestões

Lições da Gazin – a 5ª colocada no prêmio Great Place to Work

Lições da Gazin – a 5ª colocada no prêmio Great Place to Work

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/06/14

O que aprender com o Grupo Gazin, considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

Sabe aquelas pessoas que ficam tristes logo que acordam só de lembrarem de seus locais de trabalho? Pois é, com os profissionais que trabalham no Grupo Gazin não é assim!

Desde 2003 participamos da seleção Great Place to Work. Já estivemos na 10ª posição, na 6ª e, atualmente, somos a 5ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil (na categoria de organizações com mais de 5 mil profissionais), segundo a pesquisa. Além disso, a Gazin é também a 4ª melhor empresa para se trabalhar na América Latina.

 

A classificação acontece da seguinte maneira: alguns profissionais do Grupo são selecionados pelo Instituto Great Place to Work. Eles, então, respondem a uma pesquisa de clima que avalia todos os aspectos e dimensões das relações de trabalho na empresa: liderança, remuneração, trabalho em equipe, credibilidade, etc.

O questionário, com mais de 60 perguntas, é respondido de maneira on-line, em um sistema próprio. “É um processo totalmente legítimo. Esse é um título validado a partir das práticas que temos no dia a dia e que fazem com que os funcionários percebam a cultura da empresa de maneira positiva”, ressalta Sonia Maria Morro Rossi, psicóloga corporativa da área de Gestão de Pessoas do Grupo Gazin.

MAS QUAL SERÁ O SEGREDO PARA MANTER OS 7.380 FUNCIONÁRIOS DO GRUPO GAZIN FELIZES COM SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

Segundo Sonia, o segredo é: INSPIRAR AS PESSOAS.

Como fazemos isso? COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES.

Os funcionários da Gazin sabem tudo sobre a empresa: metas, números de lucratividade e de perdas, nível de satisfação do cliente, etc. Além disso, há um trabalho forte para orientar os profissionais para que eles trabalhem de acordo com os princípios, valores e ideologia do Grupo Gazin. “Esse é nosso grande diferencial. A pessoa realmente sente que ela tem importância dentro do grupo, ela sente-se valorizada. Temos o seguinte compromisso: promover resultados sustentáveis e valorizar as pessoas”, destaca Sonia.

Rumo ao topo

A meta do Grupo Gazin agora é chegar à primeira posição e ser considerada “A melhor empresa para se trabalhar no Brasil”. Para isso, Sonia conta que estão fazendo um trabalho intensivo de treinamento de lideranças.

“É uma jornada de desenvolvimento para que eles saibam representar melhor a cultura da Gazin: inspirando, falando a verdade com as pessoas, escutando com sinceridade, agradecendo o bom trabalho, desenvolvendo uma relação direta, cuidando das pessoas, participando dos processos seletivos, celebrando as conquistas e compartilhando os resultados”, ressalta a psicóloga do Grupo, completando que esse Prêmio do Great Place to Work é um selo de qualidade e reconhecimento. “Acreditamos que temos que ganhar dinheiro, temos que ter lucro, mas também queremos ter pessoas felizes trabalhando conosco, que se realizam, que fazem carreira e que têm prosperidade”, destaca.

Lições Gazin:

Para ajudar nossos clientes a também terem excelência no ambiente de trabalho e no relacionamento com seus profissionais, pedimos algumas dicas para a psicóloga corporativa da área de Gestão de Pessoas do Grupo Gazin.

Confira a seguir as dicas da Sonia para que sua loja também seja um ótimo lugar para se trabalhar:

  • O primeiro passo é desenvolver uma política clara de gestão de pessoas, que realmente defina como é que se vai trabalhar com as pessoas dentro da empresa;
  • É preciso colocar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. Mas são dois tipos de clientes que precisam ser levados em consideração: o cliente externo e também o cliente interno (que são os funcionários);
  • Comunique melhor para as equipes as suas intenções, a sua ideologia. Deixe claro e faça com que todos entendam muito bem qual é a cara que sua empresa quer ter no mercado;
  • Coloque o cliente como centro de referências para ações e comportamento dos funcionários. Porque a empresa que é excelente para trabalhar é uma empresa sólida e, para isso, ela precisa alcançar os seus objetivos e, para alcançar os objetivos, depende-se dos clientes;
  • Desenvolva, oriente e trabalhe uma cultura de alcance de metas e objetivos;
  • Cuidado na hora de selecionar quem irá trabalhar em sua loja. Contrate melhor as pessoas e, além disso, desenvolva melhor sua equipe. Não pense que treinamento é gasto, treinamento é investimento;
  • Dê feedback para seus funcionários, diga onde estão acertando e onde estão errando;
  • Compartilhe metas e informações sobre a empresa, celebre as conquistas.

Além disso, Sonia aconselha que os lojistas participem da seletiva do Great Place to Work. É um processo gratuito e, mesmo que não se classifique, já é algo muito positivo pois, através dele, é possível conseguir indicadores e ter uma avaliação de como a empresa está sendo percebida pelos funcionários. Ela indica ainda que entrem no site do Great Place to Work e confiram todas as práticas e dicas que podem ser implantadas em empresas de qualquer tipo e tamanho.

Agora que compartilhamos nossas práticas, que tal compartilhar as suas? O que você faz em sua loja para que ela seja o melhor lugar para se trabalhar?

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


8 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

8

comentários em "Lições da Gazin – a 5ª colocada no prêmio Great Place to Work"

Comentar