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Lições de vendas do Papai Noel

Lições de vendas do Papai Noel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/11/14

*Esta matéria faz parte da edição especial de Natal da revista da Gazin Atacado. Se você não é cliente e ainda não recebe, mas gostaria de receber, preencha o formulário abaixo:

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Lições de vendas do Papai Noel

Será que é possível aprender sobre vendas com o Papai Noel? Nós achamos que sim! A imagem que ele representa e a forma como se relaciona com as pessoas têm muito a nos ensinar sobre vendas. Acredite: você vai aprender muito com o “bom velhinho”. Selecionamos aqui sete grandes dicas que são a prova disso. Acompanhe!

1) Ouvir seus consumidores

Quem nunca viu uma criança escrever sua carta para o Papai Noel? Pois essa é a chave do sucesso na entrega dos presentes. Ele ouve seu público. E você, saberia dizer quais são os desejos e necessidades de seus consumidores? Faça como Noel e não menospreze a voz do seu público: ouça-o sempre e esteja sempre disponível, com um canal aberto para a comunicação.

Dica prática – Incentive seus clientes a comentarem suas experiências de compra, sejam boas ou ruins. Pode ser pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais.

2) Liderança responsável

Já notou que há uma condição para que o Papai Noel entregue os presentes? É preciso ter sido “um bom menino”. Que pais que nunca utilizaram esse poderoso argumento para cobrar bom comportamento de seus filhos? Você pode copiar essa lógica ao liderar sua equipe.

Dica prática – Ofereça bônus, comissões extras e presentes como incentivo aos vendedores que atingirem metas financeiras e comportamentais.

3) Planejamento é tudo!

Você há de convir que a tarefa do Papai Noel não é fácil: entregar presentes para todas as crianças do mundo. Sua tarefa aí em sua loja pode não ser assim tão grande, mas como Noel você também precisa de planejamento para suas ações. Não importa quanto trabalho você tenha, é preciso sempre parar para planejar antes de começar a executar qualquer coisa.

Como está seu planejamento para o Natal? Já definiu as metas? Já pensou nas promoções que vai fazer?

Dica prática – Fique de olho aqui no blog nas próximas semanas reuniremos excelentes dicas para lhe ajudar nesse período que antecede o Natal!

4) Entrega confiável

Uma coisa é certa para as crianças no Natal: o Papai Noel vem. Mesmo que não o vejam, elas sabem que o velhinho passou por lá quando veem o presente que “ele” deixou.

Sua loja precisa ser tão confiável quanto o bom velhinho. Cumpra as promessas que você faz a seu cliente. Se falou que entregaria em uma semana, não estoure o prazo. Caso você atrase, seu cliente pode deixar de entregar o presente para alguém especial, e o dano que isso vai causar na relação dele com sua loja será muito grande. A decepção é a mesma de uma criança que espera o presente do Papai Noel e ele não vem.

Dica prática – Para minimizar a tradicional correria de última hora incentive os clientes a fazerem as compras antes dos dias que antecedem o Natal. Essa é uma solução boa para eles, que terão mais tranquilidade para comprar e, para você, que conseguirá organizar melhor as entregas.

5) Aproveite bem sua equipe

Além das oito renas que usa para fazer as entregas, o bom velhinho ainda conta com a ajuda de elfos para fazer a produção e organização dos brinquedos e cartas. Nem mesmo sendo de outro mundo alguém consegue fazer tudo sozinho – você também não. Lembre que ninguém nunca construiu um império sozinho, Nem mesmo o Papai Noel.

Dica prática – Pense sempre em equipe, saiba delegar tarefas para seus vendedores, compartilhe dúvidas opiniões e também divida as conquistas. Isso contribui para o maior engajamento de todos, facilita sua vida ao descentralizar as tarefas e se reflete em resultado de vendas.

6) Marca forte é fundamental

Você pode pensar no Papai Noel como uma marca. Ele tem cores e formas definidas: usa vermelho e branco, seu famoso gorrinho, a barba e o barrigão estão sempre lá. Até slogan ele tem “HO HO HO! Feliz Natal”. Qualquer um reconhece o Papai Noel, sua marca é forte, consistente e passa apenas mensagens positivas. O que a sua marca diz sobre sua loja?

Dica prática – Associe sua marca aos Valores que gostaria que seus clientes percebessem. Faça isso por meio da sua comunicação e ações. Aproveite o clima de Natal para promover ações beneficentes e espalhar compaixão e amor. Mas não concentre as ações apenas nessa época. Construa uma marca baseada em Valores o ano todo. Você só tem a ganhar com isso.

7) Encantar é imprescindível

Com sua marca forte, seu sorriso cheio de bondade, sempre disposto a dar um abraço em quem quer que seja, o Papai Noel encanta a todos.

O que sua loja está fazendo para encantar os clientes? É claro que você não precisa literalmente imitar o bom velhinho e abraçar cada um de seus consumidores. Mas você prepara sua equipe de vendas para oferecer atendimento especial a cada um que entra na loja?

Dica prática – Crie o hábito de treinar a equipe de vendas periodicamente. Somente dessa forma você conseguirá repetir o sucesso do bom velhinho no que diz respeito a encantar o público. Não sabe como nem o que treinar? A revista VendaMais produziu uma série de e-books gratuitos sobre treinamento. Os materiais são riquíssimos e recheados de dicas práticas: Acesse: www.vendamais.com.br/ebooks-treinamento

Leve essas dicas em consideração e siga o caminho do bom velhinho. Seu Natal será inesquecível.

Boas vendas!

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