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3 lições que seu hotel pode aprender com o Uber

3 lições que seu hotel pode aprender com o Uber

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/08/16

Recentemente, falamos aqui no Blog da Hotelaria sobre o que o seu hotel ou pousada tem a aprender com o Airbnb – esse novo modelo de hospedagem que tem revolucionado o mercado de turismo e hospitalidade (se ainda não leu esse artigo, clique aqui para fazer isso agora mesmo).

Mas o Airbnb não está sozinho nessa! Existe uma outra empresa alinhada ao modelo dele e que também tem criado grandes transformações em seu segmento: é o Uber, um serviço de transporte privado, que usa a tecnologia como plataforma de comunicação e venda. Por meio do aplicativo móvel, os usuários do Uber podem chamar carros para levá-los a diferentes locais e fazer o pagamento pelo próprio aplicativo.

O app já está disponível em algumas cidades brasileiras. Procure pelo nome dele na loja de compras de seu smartphone para ver se a sua cidade é uma delas.

Talvez você esteja se perguntando: “e o que isso tem a ver a hotelaria?”

Calma, a gente responde!

A questão é que tanto o Uber quanto o Airbnb fazem parte de novos modelos econômicos, em que a tecnologia atua no sentido de facilitar a vida das pessoas e em que as marcas compartilham valores e grandes experiências com seus públicos.

Sabendo disso, apresentamos a seguir três importantes lições que seu hotel ou pousada pode aprender com o Uber para estar alinhado ao perfil do novo consumidor. Acompanhe!

1) Foco na simplicidade

lições-do-uber-para-a-hotelaria (2)A grande sacada do Uber é que ele facilita a vida de seus usuários. Quem nunca teve dificuldades em conseguir chamar um táxi ou mesmo encontrar um taxista que aceitasse cartão de crédito justamente quando estava sem dinheiro em espécie na carteira?

O foco do Uber é fazer esse processo ser o mais simples possível: com alguns cliques, você chama o carro (pode até já incluir o destino), vai até lá e pronto – o pagamento é feito pelo próprio sistema. Se precisar, eles enviam o recibo da corrida por e-mail. Nada de papel, nada de ter que esperar “a máquina pegar o sinal”. Tudo fácil e rápido, com base em ferramentas tecnológicas.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

Avalie, dentro de seus processos, o que pode ser facilitado. Entre as etapas pelas quais seu cliente passa, qual é a mais complicada? O check-in e o check-out, por exemplo, são os momentos em que os hóspedes precisam ficar ali na recepção esperando. Então, que tal desenvolver maneiras de deixar isso mais rápido e fácil:

  • Será que o formulário não está muito extenso?
  • Talvez precise de um computador mais ágil.
  • Ou pode ainda utilizar dispositivos móveis, como tablets, para poder pegar as informações dos hóspedes enquanto eles ficam confortavelmente sentados no sofá do lobby.

2) A importância da tecnologia

lições-do-uber-para-a-hotelaria (1)Todo o modelo de negócios do Uber é baseado em uma ferramenta digital, um aplicativo móvel em que todo o processo acontece. E isso, aliado ao item número 1, é o que faz o Uber ter tanto sucesso.

Porque os novos consumidores possuem, sim, um perfil digital, gostam de tecnologia. No entanto, ao mesmo tempo, nenhuma tecnologia sobreviverá se não tiver a conexão com o lado humano. As ferramentas digitais precisam focar em resolver um problema específico de seus públicos – e isso o Uber faz muito bem.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

As ferramentas digitais podem ser utilizadas na interação com os hóspedes.

  • Por exemplo: por meio de um aplicativo do hotel, o cliente pode fazer o cadastro antecipado, como um check-in prévio, que diminui o tempo de espera. A ferramenta pode ainda ajudar o hóspede a solicitar serviços de quarto.

Mas a tecnologia pode também ajudar a deixar os processos administrativos mais eficientes e rápidos.

  • Que tal usar um sistema para automatizar o check-out, ajudar a fechar as contas e também a gerenciar as reservas? Clique aqui e confira algumas opções de ferramentas que podem auxiliá-lo nesse sentido.

3) Excelentes serviços e experiências

lições-do-uber-para-a-hotelaria (3)Outro grande destaque do Uber é que ele fornece um serviço de alta qualidade aos usuários. Os carros estão sempre em boas condições, todos possuem ar-condicionado, os passageiros recebem água e doces de cortesia durante a corrida. Ao entrar no carro, o motorista já sabe quem você é, cumprimenta você pelo nome e já sabe para onde você vai.

Esses pequenos detalhes fazem um transporte via Uber muito mais agradável do que via táxi. Além disso, existe um sistema de avaliação que permite que tanto os motoristas avaliem os passageiros quanto vice-versa.

PARA APLICAR EM SEU HOTEL:

A experiência é o foco principal dos consumidores atuais – e com os viajantes não é diferente. Seja em uma viagem a trabalho ou a turismo, as pessoas escolhem se hospedar em determinado hotel esperando ter uma experiência marcante naquele local. O que você tem feito para fazer com que seus hóspedes tenham uma estadia inesquecível? Nós podemos ajudá-los nesse sentido! Confira nos artigos abaixo dicas para garantir que a experiência de seu hóspede em seu estabelecimento seja incrível e inesquecível:

Boas lições, não é mesmo?

Esperamos que elas possam ser úteis para que você consiga transformar a estadia em seu hotel em uma experiência inesquecível para seus hóspedes. Isso vai ajudá-lo a fidelizá-los e, consequentemente, a ter melhores resultados financeiros. Coloque as dicas em prática e depois nos conte que melhoras conseguiu observar. Seu sucesso é a nossa alegria!

Imagens: Freepik; Flaticon; Iconfinder

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  1. Cada vez que entro neste blog, sou surpreendida de forma positiva.
    Parabéns a equipe do Blog Gazin.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Muito obrigada, Sarah.

      Esperamos que volte sempre e que possa aprender muitas coisas novas para poder aprimorar seu negócio.

      Sucesso!

      Equipe Editorial Blog da Hotelaria

  2. bernardo disse:

    fantástico podemos aprender mto

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Bernardo. Ficamos felizes em saber. Continue nos acompanhando que muitas novas dicas serão publicadas nas próximas semanas e meses.

      Sucesso!

      Equipe Blog da Hotelaria