Algumas habilidades são fundamentais para quem deseja ter sucesso atuando em cargos de liderança na hotelaria. Destacamos estas:
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a ser um gestor exemplar em hotéis e/ou pousadas, preparamos este artigo. Se você já ocupa um cargo de liderança na hotelaria e quer melhorar sua performance, as dicas abaixo irão ajudá-lo a ser um gestor mais eficiente. Já se você está buscando uma promoção, entenda a seguir quais são as habilidades que precisa adquirir para conseguir alcançar seu objetivo.
Acompanhe e aproveite!
A forma como você se comunica com a equipe impacta a qualidade do atendimento que ela dará aos hóspedes. Afinal, quanto mais bem-informados os profissionais estiverem, mais eles vão poder ajudar os clientes.
Além disso, quando os colaboradores recebem uma boa comunicação do líder e ficam por dentro do que está acontecendo no estabelecimento, eles se sentem mais integrados à empresa e, consequentemente, mais motivados.
Para ser um bom líder na hotelaria é preciso entender muito bem o mercado. Neste sentido, é fundamental conhecer os diferentes perfis de hóspedes que seu estabelecimento pode receber. Afinal, assim você saberá como atender melhor cada grupo. Além disso, é essencial acompanhar as tendências do segmento de turismo e hotelaria para que sua equipe e seus processos estejam alinhados com os do mercado.
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Em um cenário cada vez mais competitivo, em que o seu estabelecimento não concorre apenas com empresas de hotelaria, mas também com novas modalidades de hospedagem (como Airbnb), é fundamental procurar formas de inovar constantemente.
E inovação não necessariamente tem a ver com colocar em prática ideias mirabolantes! Ações simples para melhorar a experiência do hóspede podem destacar sua marca.
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Gestores de hotéis ou pousadas não podem se sentir acomodados. Não é porque você alcançou um cargo de liderança na hotelaria que você já pode fechar os livros. Ter a consciência de que sempre há algo mais a aprender é fundamental para ser um líder exemplar.
Por isso, nunca pare de aprender! Seja para saber mais sobre o seu mercado, para melhorar sua performance como gestor ou para ajudar a equipe a ter um desempenho melhor.
Além de se preocupar com o seu autodesenvolvimento, o verdadeiro líder sabe da importância de oferecer ferramentas e informações para que a equipe também evolua.
Especialmente no mercado de hotelaria, onde o atendimento é parte crucial na experiência dos hóspedes, oferecer capacitação constante aos colaboradores é uma ação estratégica importante. Afinal, profissionais capacitados são garantia de clientes satisfeitos e bons resultados!
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A função do gestor é ajudar sua equipe a evoluir ao mesmo tempo em que otimiza recursos e traz resultados. É por isso que delegar tarefas é fundamental para quem deseja ter sucesso em cargos de liderança na hotelaria (e em qualquer segmento).
Centralizar as atividades só vai sobrecarregá-lo, além de atrapalhar o desenvolvimento dos profissionais, que não irão ter a oportunidade de aprender mais sobre os processos do hotel. Por isso, delegue tarefas e distribua responsabilidades. Você ficará mais tranquilo e sua equipe, mais produtiva!
Outro papel dos gestores é garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Assim, conhecer profundamente todos os procedimentos do hotel – sejam eles de sua responsabilidade ou não – ajudará você a ter uma visão mais ampla do negócio.
Dessa forma, ficará mais fácil entender quais são os métodos mais eficientes e identificar quais são as áreas que precisam de melhorias nos processos.
O bom líder de hotelaria sabe como utilizar a tecnologia a seu favor! Seja para agilizar os processos do hotel ou pousada, para facilitar a vida dos colaboradores e dos hóspedes ou para se comunicar de maneira mais eficiente com o público.
Essa capacidade está totalmente relacionada ao fato de o líder precisar estar constantemente buscando aprender mais e acompanhando as tendências e novidades do mercado. Assim, ele saberá qual tipo de tecnologia é ideal para o estabelecimento que lidera.
Essa é uma das dicas mais importantes sobre liderança na hotelaria: não olhe apenas para dentro, mas também para fora do negócio. Entender o que os hóspedes falam a respeito do estabelecimento pode ajudá-lo a conhecer melhor o público e a própria empresa.
Isso porque, muitas vezes, o líder não consegue ficar a par de tudo que acontece em todas as etapas da hospedagem. Os feedbacks dos hóspedes mostram a visão que o cliente tem do estabelecimento e também indicam as principais necessidades do público.
Como saber se sua equipe, o seu negócio ou você próprio está desempenhando um bom trabalho se não tiver indicadores como referência? Bons líderes sabem da importância de estabelecer metas e criar estratégias para alcançá-las.
Além disso, também é fundamental desenvolver maneiras de medir esses indicadores. Isso vai ajudar sua equipe a ter um direcionamento e também contribuir para que você busque evoluir sempre nos resultados.
Esperamos que essas dicas possam ajudar a melhorar o seu desempenho como líder e, consequentemente, a performance da sua equipe e os resultados do seu estabelecimento.
Se tiver alguma dica extra a acrescentar, deixe um comentário. Sua opinião é muito importante para nós!
Sucesso!