Você sabia que o Brasil já tem 51.3 milhões de consumidores online? Ou seja, grande parte dos seus clientes preferem comprar na comodidade de seus lares! Mas você não precisa se desesperar, porque as lojas físicas ainda possuem papel importante no consumo, especialmente no que se refere à “experiência do consumidor”. Na loja, ele pode experimentar, vivenciar na prática o produto, além de poder contar com ajuda de especialistas – os vendedores.
Mas o fato é: sua marca precisa garantir sua presença online para não perder a sua parcela de consumidores digitais. Porém, ter uma loja na rua e outra na internet exige alguns cuidados especiais. Sabendo disso, reunimos algumas dicas sobre como fazer a administração e a integração entre a loja física e a loja virtual. Acompanhe.
Apesar de atuarem de forma integrada, o e-commerce e a loja física precisam ter estratégias de ações diferenciadas, já que estão em ambientes distintos. Para conseguir determinar quais serão as estratégias de cada uma das lojas, defina, de forma individual:
Depois, pense nas ações integradas, tais como:
As operações de vendas precisam estar integradas, principalmente por conta do estoque e da logística. Da mesma maneira que são contabilizados os produtos que saem do estoque pela loja física, isso também deve ser realizado na loja online. Do contrário, você pode acabar vendendo um produto na internet e ele não estar mais disponível para a venda. Isso vai gerar atrasos, incômodos e insatisfação do cliente. Além disso, para evitar esses mesmos problemas, o cronograma de entregas de produtos precisa levar em conta as vendas do ambiente físico e também do virtual.
Apesar de ter alguns fatores que são específicos de cada tipo de loja, a comunicação também precisa estar integrada, especialmente no que diz respeito às informações dadas para o cliente sobre os produtos e sobre a loja. A linguagem e a mensagem passada devem ser as mesmas em todos os ambientes. Se o seu consumidor não encontrar informações satisfatórias ou não achar a loja online interessante, ele não vai ter vontade de conhecer a loja física – e vice-versa. É importante, também, que em todos os meios haja referências para os outros canais, sempre incluindo, por exemplo, o endereço da loja física e da virtual.
A tecnologia é um fator primordial para a integração entre o online e o offline. Ela será a base de toda a junção da operação. Por isso, a escolha da plataforma virtual a ser utilizada deve levar em consideração a possibilidade de integrar, em um mesmo local, as informações distintas e unificadas de cada uma das lojas. Se, por exemplo, o estoque não estiver integrado, não há como saber com certeza se o produto está disponível mesmo ou se ele já foi vendido na outra loja.
Tudo o que falamos aqui são passos necessários para o sucesso de uma loja na web. Mas…
E se você pudesse ter uma ajuda nesses processos, com algo que facilitasse essa integração? A Gazin Atacado pensou nisso!
Para facilitar a vida dos pequenos e médios lojistas, criamos o programa “Parceiro Gazin”, em que você pode ter sua loja virtual com os produtos Gazin e fazer suas vendas na web contando com toda a estrutura da Gazin para isso.
Nesse programa, você não precisa ter estoque, já que utiliza o estoque da Gazin e, somente depois que o cliente faz a compra do produto, é que ele é faturado para sua loja. Além disso, a loja online disponibilizada pelo programa “Parceiro Gazin” pode ser personalizada com sua marca e foi desenvolvida com alta tecnologia, para deixar sua loja em destaque na internet. Veja como funciona:
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Boas vendas!