Nada melhor que olhar para trás e perceber todas as realizações que fizemos, não é mesmo? Observando como foi o ano de 2015 aqui no Blog do Varejo, percebemos que conseguimos cumprir nossa missão de oferecer conteúdo de qualidade sobre as diversas áreas do varejo, para ajudar você, lojista, a melhorar sua gestão, o relacionamento com sua equipe e com seus clientes e, consequentemente, a aumentar suas vendas.
Para terminar esse ano com chave de ouro, reunimos em um só post todos os conteúdos publicados durante 2015 aqui no blog. Pode salvar essa página aí em seus favoritos e, sempre que precisar, consulte ela, pois é bem provável que algum desses 143 textos possa ajudá-lo ao longo do novo ano.
Os posts estão divididos em temas, para facilitar sua busca. Confira a seguir o que foi falado aqui no blog sobre: gestão de vendas, atendimento ao cliente, relacionamento com o público, gestão da loja, gestão da equipe, liderança, tendências, marketing e comunicação, e-commerce, ações para datas especiais, guias e vídeos. Para ler cada post, basta clicar nos títulos.
Boa leitura!
O processo de vendas envolve diversas etapas que começam muito antes de o cliente entrar na loja e que continuam depois que ele vai embora! Levando isso em conta, ao longo deste ano, mostramos como gerenciar as vendas de sua loja de maneira estratégica, pensando em cada uma das etapas comerciais.
- A importância de conhecer o mercado para vender mais – e melhor
- Entenda as necessidades do consumidor e venda mais
- Um “cliente oculto” pode ajudar sua loja a vender mais
- O que os bombeiros podem ensinar para os vendedores
- Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem em sua loja
- Dê motivos para os clientes irem até sua loja
- Dê motivos para os clientes continuarem comprando em sua loja
- Como quebrar as barreiras psicológicas que afastam os seus clientes
- Reciprocidade em vendas: dê algo para o seu cliente antes de vender!
- A psicologia dos preços – como precificar de maneira estratégica para vender mais
- Como reconquistar os compradores que foram para a web
- Métricas do varejo online que podem ser utilizadas nas lojas físicas
- Dicas simples e práticas para montar uma vitrine encantadora
- Entenda o papel do Merchandising para o sucesso de sua loja
- A criatividade no Merchandising e a experiência do consumidor
- Vitrine, o vendedor silencioso
- A rota do cliente dentro da loja
Com a expansão do varejo online, cada vez mais, a experiência de compra na loja física é o que irá garantir a fidelidade de seus clientes – e o atendimento tem papel fundamental nisso. Leia os posts abaixo e saiba como oferecer um atendimento encantador e eficiente:
- 6 grandes erros que estão matando suas vendas
- O que significa oferecer um “atendimento personalizado” e como fazer isso?
- A importância das perguntas para o bom atendimento no varejo
- Simpatia X Empatia nas vendas
- Como lidar com clientes “chatos”?
- Como proporcionar uma experiência de compra marcante em sua loja
- Como identificar ou provocar o momento ideal para fechar a venda
- Não apenas satisfaça, encante seus clientes
- 6 princípios de persuasão que ajudarão a aumentar suas vendas
- Como ler a linguagem corporal dos clientes
- Os 5 piores erros na hora de negociar e os 5 Cs da negociação
- A importância de ouvir o outro para o sucesso da negociação
- Três efeitos psicológicos que irão lhe ajudar na negociação
- Palavras mágicas para ativar o lado emocional de seus clientes
Para garantir um bom relacionamento com o o público, sua marca precisa estar em constante contato com os clientes, ajudando-os a resolver seus problemas e atendendo necessidades. É o que mostram os posts sobre esse tema trabalhados aqui no blog em 2015:
- Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos
- Faça do SAC o seu aliado no relacionamento com o consumidor
- Os 10 piores erros do SAC
- Como recuperar clientes perdidos
- 5 razões pelas quais os consumidores não estão comprando de você
- Como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos
- Como fortalecer o relacionamento com o seu público
- Como transformar compradores em verdadeiros fãs de sua loja
O gestor da loja precisa pensar e agir de maneira estratégica para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Nos textos a seguir você tem acesso a algumas dicas para isso:
- 5 ações que todo lojista precisa fazer para começar o ano com o pé direito
- A lucratividade é o resultado do equilíbrio em suas operações
- Ponto de equilíbrio: saiba a importância desse indicador para a sustentabilidade de seu negócio
- O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial
- Qual é o nível ideal de estoque da loja?
- Como planejar a expansão do seu negócio
- Meta ESMART – saiba o que é e como ela pode ajudar sua loja a vender mais
- 7 passos para desenvolver um Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
- A importância do Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
- Como montar um mix de produtos ideal para sua loja
- Conheça a matriz SWOT e saiba como ela pode lhe ajudar a vender mais
- 6 dicas simples e práticas para evitar roubos em sua loja
- Entenda a importância do POP – procedimento operacional padrão
- Como desenvolver seu procedimento operacional padrão (POP)
- Procedimentos operacionais padrões e temas de treinamentos para cada área de sua loja
- Saiba qual é o propósito de sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes
- Pelo segundo ano consecutivo, Gazin é a 4ª Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil
- Os funis do varejo – Parte 1: Funil de Clientes
- Os funis do varejo – parte 2: Funil da Equipe
- Os funis do varejo – parte 3: Funil Financeiro
- 8 erros de gestão que estão deixando sua loja no vermelho
- 6 dicas básicas para uma Gestão Financeira eficiente
- Falta de profissionalização da gestão pode ocasionar perdas no varejo
Nós sabemos que gerenciar os profissionais de sua loja não é uma tarefa nada fácil. Por isso, ao longo de 2015, escrevemos diversos artigos para ajudá-lo nessa missão. São eles:
- 6 dicas para reter talentos e diminuir o turnover de sua loja
- 6 dicas para aumentar a produtividade de sua equipe de vendas
- Como medir a produtividade dos vendedores
- Dinâmicas de grupo para integração da equipe
- Como dar feedback a seus vendedores
- Como eliminar a negatividade na equipe de vendas
- 7 hábitos dos vendedores de Alta Performance
- 4 dicas sobre como preparar a equipe para convencer os clientes
- 5 maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada
- O que é uma entrevista de desligamento e qual é a sua importância
- Dinâmica de grupo para selecionar os melhores candidatos
- A importância da comunicação interna para os bons resultados em vendas
- Como anunciar uma vaga de emprego em sua loja
- Aprenda com Walt Disney a reconhecer os profissionais de sua loja
- Dinâmica de grupo para estimular a criatividade do vendedor
- 7 frases que vendedores NUNCA devem falar
- 4 dicas para aumentar a produtividade em sua loja
- 7 grandes erros na hora de dar feedback
Uma liderança forte é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, também abordamos esse tema por aqui em 2015. Confira os posts que podem ajudar você a ser um líder cada vez melhor:
- Os 5 piores erros do líder de vendas
- Você é um líder prestativo?
- Comunicação comportamental: entender o outro é a chave para um bom relacionamento
- Como gerenciar melhor o seu tempo
- Como se comunicar melhor em público
- A comunicação do líder e a retenção de talentos
- Marketing Pessoal e Liderança
- Academia do Varejo – conhecimento que dá resultado na prática
Ajudamos sua loja a seguir as mudanças do mercado apresentando sempre as principais tendências do varejo:
Saber se comunicar com o público é fundamental para garantir a fidelidade dos clientes atuais e também chamar a atenção de novos potenciais consumidores. Veja algumas dicas importantes nesse sentido:
- Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações
- 4 erros de comunicação que podem estar afastando seus clientes
- Pesquisa de mercado no varejo: como e o que analisar em lojas concorrentes
- Como montar um plano de Marketing para sua loja
- Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança de seus clientes
- Como o neuromarketing pode ajudar sua loja a vender mais
- Como usar o neuromarketing para seduzir o cliente
Em 2015, mostramos que pequenos varejistas também podem vender pela web e apresentamos dicas poderosas para quem quer conquistar bons resultados dessa forma. Estes foram os posts sobre e-commerce que publicamos ao longo do ano:
- Loja física + loja virtual: como administrar?
- 3 dicas de marketing para vender mais na web
- Multicanal e Omnichannel – entenda esses conceitos e saiba qual é a importância deles
- 5 motivos para você começar a vender pela internet
- E-commerce no Brasil: avaliação de 2014 e expectativa para 2015
- Os 6 principais erros no e-commerce
- Cross-docking: como vender pela internet sem estoque extra
- Abandono de carrinho: 5 fatores que fazem os clientes desistirem de comprar no e-commerce
- 5 dicas práticas para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce
- Como agregar valor aos seus produtos vendendo online
- A experiência do usuário no e-commerce – o que é e como aplicar em sua loja online
- Como reverter o abandono de carrinho no e-commerce
- Parceiro Gazin: venda na internet de maneira eficiente e descomplicada
- Parceiro Gazin: gerando oportunidades de negócios online para micro e pequenos lojistas
- Como sua loja online pode ir além das expectativas do consumidor
- Pesquisa revela como o consumidor compra na internet
- 5 dicas para passar credibilidade em sua loja virtual
- O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar sua loja na web
- 5 maneiras de aumentar o ticket médio de sua loja online
- 6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
- 6 canais de comunicação que sua loja online precisa oferecer
- Os hábitos de compra de homens e mulheres na internet
Também mostramos como sua loja pode aproveitar algumas datas especiais, como o Natal, o Dia das Mães etc., para se aproximar do seu público e impulsionar as vendas. Estas dicas são preciosas para você aproveitar as melhores épocas de venda de todo ano:
- Entendendo e atendendo os verdadeiros clientes no Dia das Mães
- 5 motivos para preparar sua loja para o Dia das Mães
- 10 dicas práticas para você vender mais no Dia das Mães
- Como treinar sua equipe para o Dia das Mães
- 4 ideias de promoções para o Dia dos Namorados
- Dicas de presentes para o Dia dos Namorados
- Como aproveitar o Dia dos Namorados para vender mais
- 6 erros que você deve evitar para vender mais no Dia dos Pais
- 4 grandes erros dos lojistas na Black Friday
- 3 motivos para aproveitar a Black Friday em 2015 e driblar a crise no varejo
- 7 dicas para aproveitar a Black Friday para vender mais
- 4 dicas para planejar suas vendas de final de ano
- 5 erros que podem prejudicar suas ações de merchandising no Natal
- 14 dicas para usar o merchandising para vender mais neste Natal
- 5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para o cliente
- A importância da embalagem para as vendas de Natal
Além dos posts usuais, ao longo do ano, também oferecemos alguns conteúdos diferenciados e mais aprofundados – tais como os materiais em vídeo e guias gratuitos para download. Foram eles:
- Guia gratuito: 30 dicas práticas de atendimento para o varejo
- E-book gratuito: Guia de Merchandising para Varejo
- Guia do e-commerce para o pequeno varejista: como começar sua loja online e como vender mais na web
- Vídeo: Lições de vendas de um dos maiores grupos varejistas do Reino Unido
- Vídeo: 5 motivos para começar a vender pela internet
Imagens: FreepikMuita coisa boa, não é mesmo? Esperamos que esses conteúdos tenham ajudado você de alguma forma durante 2015 e que eles possam ainda ser úteis para fazer um 2016 incrível em sua loja!
Nos vemos no ano que vem! Até lá, Feliz Natal e um excelente fim de ano!