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Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão

Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/09/18

Qual é a relação entre diversidade e inclusão e empresas de varejo?

Se a sua resposta foi “nenhuma”, está na hora de rever sua visão!

Estudos indicam que mudanças no comportamento do consumidor estão exigindo que cada vez mais as marcas se posicionem em relação a questões sociais – como a diversidade e a inclusão de minorias, por exemplo –, seja na forma de se comunicar com seus públicos, em sua cultura e processos internos ou por meio dos produtos e serviços que ela oferece.

Aprenda mais a seguir!

O futuro do varejo

realidade virtual na hotelaria

Este é o quinto e último artigo da série sobre os principais movimentos e mudanças no comportamento do consumidor que estão moldando o futuro do varejo. Até o momento, exploramos as seguintes tendências:

1) Ponto de venda mágico. Promover experiências de compra marcantes, onde quer que o cliente esteja.
2) Deep retail. Quando as lojas conhecem os clientes melhor do que eles mesmos.
3) Cultura interna como marca. A forma como a empresa trata os funcionários e se relaciona com sua comunidade pesa na decisão do consumidor.
4)  A-commerce: a evolução da automação no varejo

Este material está sendo desenvolvido com base em um relatório da TrendWatching, uma das principais empresas de análise de tendências do mundo.

Hoje, iremos explorar a tendência Practical post-demographics. Basicamente, ela indica que diversidade e inclusão não são consideradas diferenciais, mas sim uma obrigação das empresas.

Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão

Diversidade de raças, igualdade de gênero, quebra dos padrões de beleza e luta contra o preconceito LGBTQ+. Estas são apenas algumas das pautas que os clientes levam em conta na hora de escolher uma marca.

Isso mesmo! 

Além de avaliarem os produtos e serviços que as empresas oferecem, os consumidores atuais levam em conta a forma como as organizações se posicionam em relação a determinadas questões sociais e a maneira como se relacionam com seus colaboradores e seus públicos durante o processo de decisão de compra.

a diversidade e a inclusão

Na prática, isso significa que:

 Você precisa considerar questões relacionadas à diversidade e à inclusão quando estiver desenvolvendo estratégias de comunicação.
→ Não há mais como pensar em público-alvo levando em conta apenas os fatores demográficos tradicionais – como idade, sexo e região, por exemplo.
→ Questões como valores e causas defendidas pelos clientes também devem ser analisadas na hora de segmentar seu público.
→ Além disso, é crucial que diversidade e inclusão estejam presentes nos seus processos organizacionais. Neste setngido, analise: Sua empresa possui um time diverso em termos de gênero e raça, por exemplo?
 Lembre-se de que os consumidores atuais são verdadeiros detetives. Ou seja, eles investigam a cultura interna da empresa durante o processo de decisão de compra.

Dica de leitura! 
Quatro lições que aprendemos sobre marketing e inclusão

Marcas que praticam diversidade e inclusão em seus processos

diversidade e inclusão

Por muito tempo, uma certa imagem era o padrão em comerciais de cerveja: mulheres expondo o corpo como forma de atrair a atenção dos consumidores.

Sabendo que cada vez mais o público feminino está buscando igualdade e lutando para combater mensagens machistas, a Skol buscou se reposicionar como marca. Para isso, a empresa criou uma série de campanhas alinhadas a valores feministas, incluindo mensagens que combatem o preconceito contra as mulheres de uma forma geral.

Outro exemplo vem da empresa financeira Nubank, que criou uma bandeira para que varejistas entrassem na luta contra o preconceito LGBT:

Bacana, não?

Como inclusão e diversidade podem fazer parte da SUA loja

Agora que você já sabe que diversidade e inclusão são fatores importantes na avaliação do consumidor sobre uma marca, é hora de incluir essa questão em seus processos.diversidade e inclusão

Para isso:

Liste os valores e as questões sociais que fazem mais sentido para sua empresa e para seus clientes. Não adianta sair defendendo várias causas de uma vez só, se elas não estiverem alinhadas com sua marca e com o seu público.
→ Avalie como você pode trabalhar essas questões em seus processos, em diferentes áreas. Se escolheu focar na inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, pense nas oportunidades de trabalho que pode oferecer a esse público.
→ Analise a forma como sua loja se comunica com os clientes e verifique o que precisa ser mudado. Se está defendendo a igualdade de gênero, por exemplo, avalie essa questão em suas peças de marketing e na forma como trata as mulheres dentro da empresa. Elas têm oportunidade de crescimento iguais às dos homens?

Fazendo essas reflexões e iniciando um processo de transformação, em breve inclusão e diversidade serão ingredientes parte da receita de sucesso da sua empresa. Consequentemente, os consumidores preocupados com essas questões valorizarão ainda mais a sua marca, o que os ajudará a querer comprar sempre aí e a indicar sua loja para amigos e conhecidos. É o que você quer, não?

Leia também!

Os artigos abaixo o ajudarão a entender a importância de a empresa ter valores bem estabelecidos. Leia-os e saiba como trabalhar essas questões para engajar seu público e fazer as pessoas se identificarem com sua marca:

»» Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes
»» A importância da cultura organizacional em pequenas empresas
»» Cultura interna como marca
»» Branding no varejo – como trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica
»» Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança de seus clientes
»» Como fortalecer a conexão com seu público e tornar-se amigo dos seus clientes
»» Como ser uma empresa amada pelos clientes
»» Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Não deixe esse conhecimento escapar!

Compartilhe essas informações com sua equipe e, juntos, pensem em maneiras de trabalhar essa tendência em sua loja e posicionar sua marca em relação a questões sociais que são relevantes para o seu público.

Sucesso!

InformaçõesTrendwatching   |    Imagens: Bigstock; Freepik; Divulgação (poster Skol)

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