Se você der uma olhada nos artigos publicados aqui no Blog do Varejo, vai ver que um tema específico está em sendo constantemente tratado: o marketing de conteúdo para o varejo e sua utilização como ferramenta para conquistar e fidelizar clientes.
Ainda tem dúvida em relação a utilização dessa técnica? Este artigo vai ajudá-lo! Confira a seguir informações e dicas para que você possa entender como funciona o marketing de conteúdo e como sua loja pode colocá-lo em prática para aumentar seus resultados em vendas.
O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa.
O foco principal é fortalecer relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros.
Funciona assim: a empresa fornece um conteúdo interessante, que ajuda no cotidiano daquele grupo de pessoas e que tenha a ver com o seu negócio. Dessa forma, a marca fica gravada de maneira positiva na memória do consumidor.
Ao oferecer conteúdo qualificado, ou seja, que tenha a ver com as necessidades e preferências do seu público, sua loja se beneficia porque:
Saiba mais!
Nos dois artigos abaixo você encontra importantes para entender melhor como funciona o marketing de conteúdo para o varejo e qual é a importância dele no processo de compra e venda da atualidade:
A seguir, veja algumas maneiras de utilizar o marketing de conteúdo no varejo, direcionando as informações para diferentes propósitos:
Quando a loja ajuda um consumidor, seja ele cliente ou não, sua marca ficará gravada positivamente na memória dele. Assim, no futuro, isso contará muitos pontos a seu favor e a probabilidade de ele escolher o seu estabelecimento para fazer compras aumentará significativamente.
Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode ajudar seu cliente:
Educar o cliente significa oferecer informações importantes para que ele consiga usar um produto ou resolver algum problema. Ao educar um consumidor, novamente, sua loja estará ajudando ele.
Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode ser útil para educar o consumidor:
Conteúdos com esse objetivo podem estar relacionados aos tópicos anteriores, mas também levam em conta a divulgação de informações que reforcem os valores defendidos pela loja.
Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode criar autoridade e engajamento:
Está se perguntando como vai conseguir reunir as informações necessárias para conseguir produzir conteúdo qualificado para o seu público? Saiba que a solução pode estar mais perto do que você imagina! Veja a seguir algumas fontes para conseguir inspirações de temas para suas ações de marketing de conteúdo para o varejo:
Para começar, os próprios profissionais da equipe de vendas poderão indicar informações valiosas. Eles estão em contato direto com os consumidores e saberão informar quais são as principais dúvidas, objeções e preferências dos clientes na hora do atendimento na loja. Só isso já vai indicar temas superimportantes a serem abordados no conteúdo produzido por sua loja.
Exemplo: se os vendedores informam que muitos clientes têm dúvidas sobre a diferença entre dois modelos específicos de smartphones, que tal fazer um texto ou vídeo explicando isso?
Outra fonte importante de informação é o setor de Serviço de Atendimento ao Consumidor. Entender o que faz os clientes ligarem para o SAC – seja para tirar dúvidas ou reclamar – vai mostrar temas que podem ajudar o cliente mais diretamente.
Exemplo: você pode selecionar as principais dúvidas dos consumidores e criar uma página de perguntas mais frequentes, evitando que o cliente tenha que ligar para esclarecer algo – facilitando a vida dele e também a dos profissionais do SAC.
Ao observar o que os seus clientes comentam e publicam nas redes sociais, sua loja entenderá mais sobre as necessidades e preferências deles, podendo criar conteúdo mais alinhado ao perfil do seu público.
Exemplo: digamos que você observou que alguns dos seus clientes estão reclamando do computador que está muito lento. Sua loja pode criar um conteúdo falando sobre os motivos que fazem o computador ficar travando, indicando soluções e modelos novos para comprar.
Os colaboradores da sua loja podem ajudar – e muito – no desenvolvimento do conteúdo. Afinal, a experiência e o conhecimento deles são essenciais para a construção de conteúdo qualificado. Porém, é fundamental que as informações sejam produzidas e gerenciadas da forma correta.
Por isso, caso você mesmo não tenha tempo de cuidar dessas tarefas e/ou nenhum outro colaborador tenha disponibilidade e conhecimento para focar nisso, é melhor contratar um profissional. Pode ser um colaborador para atuar internamente ou uma empresa ou agência especializada nessa área.
Os artigos a seguir trazem dicas importantes sobre como sua loja pode colocar o marketing de conteúdo em prática aí em sua loja. Não deixe de ler!
Agora, é hora de colocar em prática!
O marketing de conteúdo pode ajudar sua marca se destacar e gerar mais vendas para o seu negócio. As informações deste artigo vão ajudá-lo a desenvolver conteúdo qualificado para ajudar os consumidores e fortalecer o relacionamento entre sua loja e seu público.
Se tiver alguma dúvida ou consideração a fazer sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Suas perguntas e opiniões são muito importantes para que nós, da Gazin Atacado, possamos também produzir conteúdo para ajudar você, lojista, a ter resultados cada vez melhores. Essa é a missão do Blog do Varejo!