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Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/03/17

Se você der uma olhada nos artigos publicados aqui no Blog do Varejo, vai ver que um tema específico está em sendo constantemente tratado: o marketing de conteúdo para o varejo e sua utilização como ferramenta para conquistar e fidelizar clientes.

Ainda tem dúvida em relação a utilização dessa técnica? Este artigo vai ajudá-lo! Confira a seguir informações e dicas para que você possa entender como funciona o marketing de conteúdo e como sua loja pode colocá-lo em prática para aumentar seus resultados em vendas.

O que é o marketing de conteúdo

marketing de conteúdo para o varejoO marketing de conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa.

O foco principal é fortalecer relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros.

Funciona assim: a empresa fornece um conteúdo interessante, que ajuda no cotidiano daquele grupo de pessoas e que tenha a ver com o seu negócio. Dessa forma, a marca fica gravada de maneira positiva na memória do consumidor.

A importância do Marketing de Conteúdo para o varejo

Ao oferecer conteúdo qualificado, ou seja, que tenha a ver com as necessidades e preferências do seu público, sua loja se beneficia porque:

  • marketing de conteúdo para o varejoChama a atenção de consumidores que estão em busca de informações sobre determinados produtos.
  • Fideliza os clientes atuais, ajudando eles a utilizarem os produtos e a resolverem os problemas que eles tenham.
  • Torna-se autoridade em seu mercado. Por conta do conteúdo oferecido, sua loja pode se tornar referência quando se trata de temas relacionados aos seus produtos.

Saiba mais!

marketing de conteúdo para o varejoNos dois artigos abaixo você encontra importantes para entender melhor como funciona o marketing de conteúdo para o varejo e qual é a importância dele no processo de compra e venda da atualidade:

Marketing de conteúdo para o varejo na prática

A seguir, veja algumas maneiras de utilizar o marketing de conteúdo no varejo, direcionando as informações para diferentes propósitos:

⇒ Conteúdo para ajudar o cliente a resolver algum problema

marketing de conteúdo para o varejoQuando a loja ajuda um consumidor, seja ele cliente ou não, sua marca ficará gravada positivamente na memória dele. Assim, no futuro, isso contará muitos pontos a seu favor e a probabilidade de ele escolher o seu estabelecimento para fazer compras aumentará significativamente.

Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode ajudar seu cliente:

  • Na fase da pesquisa, quando o cliente precisa de informações sobre os determinados produtos, sua loja pode fornecer esse conteúdo.
  • Quando ele estiver decidindo entre duas ou mais marcas, sua loja pode fazer uma comparação analisando os pontos fortes e fracos de diferentes fabricantes.
  • E ainda, muitos problemas que seus clientes enfrentam podem ser solucionados por meio dos produtos que sua loja vende – indicar isso para eles é uma maneira de ajudá-los e, ao mesmo tempo, divulgar sua loja.

⇒ Conteúdo para educar o cliente

marketing de conteúdo para o varejoEducar o cliente significa oferecer informações importantes para que ele consiga usar um produto ou resolver algum problema. Ao educar um consumidor, novamente, sua loja estará ajudando ele.

Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode ser útil para educar o consumidor:

  • Ao desenvolver conteúdos mostrando as melhores maneiras de utilizar os produtos que sua loja vende, seu negócio pode conquistar novos clientes que estavam em busca desse tipo de informação antes mesmo de comprar o respectivo item.
  • Além disso, pode ser que muitos clientes tenham comprado um produto em sua loja e estejam em dúvida sobre como usá-lo – esse tipo de conteúdo vai fortalecer o relacionamento com esse público.
  • Outra forma de educar os clientes é dando caminhos para que eles consigam tirar suas dúvidas por conta própria, sem precisar entrar em contato com a loja – por meio de uma página de perguntas frequentes, por exemplo.

Conteúdo para criar autoridade e engajamento

marketing de conteúdo para o varejoConteúdos com esse objetivo podem estar relacionados aos tópicos anteriores, mas também levam em conta a divulgação de informações que reforcem os valores defendidos pela loja.

Exemplos de como o marketing de conteúdo para o varejo pode criar autoridade e engajamento:

  • Fazer conteúdos segmentados ajuda sua loja a ser referência para determinados tipos de clientes. Digamos que você venda vários eletrodomésticos para cozinha e produza conteúdo focado em pessoas que gostam de cozinhar. Dessa forma, sua marca se tornará uma autoridade para esse público – seja para tirar dúvidas ou comprar produtos desse segmento.
  • Além de desenvolver conteúdos relacionados aos problemas e às necessidades dos clientes, sua loja também pode focar nos valores que defende. Essa é outra maneira de se destacar e criar engajamento com o público. Se está participando de uma campanha ecológica, por exemplo, que tal dar dicas para os clientes sobre como ter atitudes mais sustentáveis no dia a dia?

Fontes de informações

Está se perguntando como vai conseguir reunir as informações necessárias para conseguir produzir conteúdo qualificado para o seu público? Saiba que a solução pode estar mais perto do que você imagina! Veja a seguir algumas fontes para conseguir inspirações de temas para suas ações de marketing de conteúdo para o varejo:

Os próprios vendedores

marketing de conteúdoPara começar, os próprios profissionais da equipe de vendas poderão indicar informações valiosas. Eles estão em contato direto com os consumidores e saberão informar quais são as principais dúvidas, objeções e preferências dos clientes na hora do atendimento na loja. Só isso já vai indicar temas superimportantes a serem abordados no conteúdo produzido por sua loja.

Exemplo: se os vendedores informam que muitos clientes têm dúvidas sobre a diferença entre dois modelos específicos de smartphones, que tal fazer um texto ou vídeo explicando isso?

Comentários, perguntas e reclamações

marketing de conteúdoOutra fonte importante de informação é o setor de Serviço de Atendimento ao Consumidor. Entender o que faz os clientes ligarem para o SAC – seja para tirar dúvidas ou reclamar – vai mostrar temas que podem ajudar o cliente mais diretamente.

Exemplo: você pode selecionar as principais dúvidas dos consumidores e criar uma página de perguntas mais frequentes, evitando que o cliente tenha que ligar para esclarecer algo – facilitando a vida dele e também a dos profissionais do SAC.  

Redes sociais

marketing de conteúdoAo observar o que os seus clientes comentam e publicam nas redes sociais, sua loja entenderá mais sobre as necessidades e preferências deles, podendo criar conteúdo mais alinhado ao perfil do seu público.

Exemplo: digamos que você observou que alguns dos seus clientes estão reclamando do computador que está muito lento. Sua loja pode criar um conteúdo falando sobre os motivos que fazem o computador ficar travando, indicando soluções e modelos novos para comprar.

Fazer internamente ou contratar um profissional?

marketing de conteúdoOs colaboradores da sua loja podem ajudar – e muito – no desenvolvimento do conteúdo. Afinal, a experiência e o conhecimento deles são essenciais para a construção de conteúdo qualificado. Porém, é fundamental que as informações sejam produzidas e gerenciadas da forma correta.

Por isso, caso você mesmo não tenha tempo de cuidar dessas tarefas e/ou nenhum outro colaborador tenha disponibilidade e conhecimento para focar nisso, é melhor contratar um profissional. Pode ser um colaborador para atuar internamente ou uma empresa ou agência especializada nessa área.

Dicas para desenvolver marketing de conteúdo para o varejo

Os artigos a seguir trazem dicas importantes sobre como sua loja pode colocar o marketing de conteúdo em prática aí em sua loja. Não deixe de ler!

Como desenvolver conteúdo qualificado:

Como conhecer melhor o perfil e as necessidades do seu público:

Como produzir conteúdo em vídeo:

Conteúdo nas mídias sociais:

O papel do conteúdo no processo comercial:

Agora, é hora de colocar em prática!

O marketing de conteúdo pode ajudar sua marca se destacar e gerar mais vendas para o seu negócio. As informações deste artigo vão ajudá-lo a desenvolver conteúdo qualificado para ajudar os consumidores e fortalecer o relacionamento entre sua loja e seu público.

marketing de conteúdo

Se tiver alguma dúvida ou consideração a fazer sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Suas perguntas e opiniões são muito importantes para que nós, da Gazin Atacado, possamos também produzir conteúdo para ajudar você, lojista, a ter resultados cada vez melhores. Essa é a missão do Blog do Varejo!

Imagens: Freepik; Flaticon

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