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Marketing de influência no varejo

Marketing de influência no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/06/17

Lembra quando você estava na escola e todo mundo queria imitar os alunos mais populares? Na era digital, esse grupo mais admirado está nas redes sociais. A diferença é que agora essas pessoas influenciam não só os jovens próximos, mas consumidores de todas as idades e de todo o mundo – inclusive os seus clientes. Leia este artigo e entenda mais sobre esse novo fenômeno e saiba como utilizar o marketing de influência no varejo.

O papel dos influenciadores digitais

Marketing de Influência no Varejo Hoje em dia, um consumidor pode buscar diversas informações sobre um produto ou serviço na web. Ao mesmo tempo, ele também pode produzir conteúdo que vai ajudar na decisão de compra de outros consumidores. E as redes sociais são os canais mais efetivos para essa troca de informação.

Quando alguém é muito popular em mídias como Facebook, YouTube e Instagram, e o seu conteúdo é recebido e compartilhado por um grande número de seguidores, ele é chamado de influenciador digital.

Essas pessoas recebem esse nome porque o que elas publicam em suas redes sociais influencia diretamente as atitudes e decisões dos seus seguidores na web.

O que é marketing de influência

Marketing de Influência no Varejo Marketing de influência acontece quando uma marca utiliza a credibilidade dos criadores de conteúdo/das pessoas influentes no meio on-line para atingir um público específico.

  • Assim, por exemplo, quando um blogueiro ou youtuber famoso fala sobre um produto ou serviço, ele está influenciando as pessoas que o seguem a comprarem aquele item.

Esse método já existia antes da internet – quando uma marca utilizava um ator em sua propaganda, por exemplo –, mas foi com a expansão da web que ganhou força.

Além disso, a grande diferença do marketing de influência da era digital é que ele usa a autoridade de pessoas comuns (e não celebridades), indivíduos com os quais o público consegue se conectar e se identificar.

Por que o marketing de influência funciona

Pesquisas apontam que 86% dos profissionais de marketing utilizaram marketing de influência em 2016 – e 94% deles disseram que a estratégia foi efetiva.

As informações abaixo indicam por que o marketing de influência funciona tão bem:

  • As pessoas confiam cada vez menos em publicidade tradicional. A utilização de bloqueadores de propaganda na internet tem crescido muito nos último anos. Portanto, utilizar o mesmo modelo de anúncios online pode não funcionar daqui alguns anos.
  • Marketing de Influência no Varejo Os consumidores confiam mais em indicações de indivíduos como eles do que em publicidade. Um estudo da Nielsen mostra que 92% dos consumidores têm mais confiança em recomendações de outras pessoas do que em indicações feitas pelas próprias marcas.
  • As redes sociais influenciam a decisão dos consumidores do que comprar ou não comprar. Em uma pesquisa realizada pela PwC,  77% dos consumidores brasileiros entrevistados disseram que informações obtidas nas redes sociais influenciaram suas compras.
  • Por meio de influenciadores digitais, é possível alcançar públicos segmentados. Apesar de os jovens serem a maioria do público que segue influenciadores digitais, consumidores de todas as idades são influenciados em suas redes sociais pelos criadores de conteúdo que mais têm a ver com seu perfil.

Marketing de influência no varejo

Agora que você já sabe mais sobre a importância do marketing de influência no cenário atual, é hora de aprender a aplicar essa estratégia aí em sua loja. 

Confira a seguir algumas dicas e ideias sobre como utilizar o marketing de influência no varejo e saiba como realizar parcerias com influenciadores digitais para divulgar o seu negócio:

Envio de produtos para avaliação

Sua loja pode enviar os produtos que são novidades no mercado para influenciadores digitais fazerem testes e publicarem suas impressões sobre os itens.

Marketing de Influência no Varejo Alguns exemplos de ações nesse sentido:

  • Envie o modelo mais recente de smartphone que recebeu na loja para um blogueiro ou youtuber que cria conteúdo relacionado ao mundo digital avaliar o produto e publicar em suas redes.
  • Envie portáteis de cozinha para um blogueiro de gastronomia utilizar em seus vídeos e receitas. Em troca, ele deve fazer uma avaliação e divulgar a marca da sua loja no conteúdo produzido.

Unboxing

Marketing de Influência no VarejoUnboxing é o nome dado à ação que os influenciadores digitais fazem quando eles transmitem por vídeo a abertura de caixas que receberam de empresas.

  • Sua loja pode enviar alguns brindes para criadores de conteúdo e, assim, aparecer para os seguidores deles no momento do unboxing.

Criação de conteúdo especializado

Faça parcerias com influenciadores digitais para criar conteúdo especializado. Essa é uma maneira muito útil para que sua marca seja reconhecida como autoridade em um determinado segmento.

Marketing de Influência no VarejoVeja exemplos de como fazer essa ação de marketing de influência no varejo:

  • Contrate um blogueiro especializado em decoração para casa para montar um ambiente com os móveis da loja.
  • Um YouTuber especializado em fotografia pode fazer um vídeo mostrando o que o consumidor deve levar em consideração na hora de comprar uma câmera, utilizando os produtos da loja como exemplo.

Patrocínio de eventos e ações

Marketing de Influência no VarejoOutra forma de utilizar o marketing de influência no varejo é apoiando ações e eventos de influenciadores digitais. A vantagem desse tipo de estratégia é que sua marca será divulgada como apoiadora dos criadores de conteúdo online. Dessa forma, vai ganhar a simpatia dos seguidores.

Exemplos desse tipo de ação de marketing de influência no varejo:

  • Patrocine a viagem de um influenciador para visitar a sua cidade – e promova um evento de encontro com os seguidores na loja.
  • Apoie uma campanha solidária realizada por algum influenciador digital.
  • Patrocine a produção de conteúdo de determinado influenciador digital, aparecendo como anunciante no blog ou no podcast dele, por exemplo.

Sorteio ou concurso entre os seguidores

Marketing de Influência no VarejoSua loja também pode promover sorteios ou concursos em parceria com influenciadores digitais. Essa é uma forma efetiva de divulgar sua marca entre a base de seguidores do influenciador em questão.

  • Para apoiar essas ações, sua loja pode oferecer os brindes ou prêmios que os ganhadores irão levar. Pode ser um produto que o seu estabelecimento vende ou ainda um vale-compras para gastar na loja.

Pronto para aplicar o marketing de influência em sua loja?

Esperamos que essas dicas e informações possam ajudá-lo a entender melhor essa estratégia de marketing da era digital. Colocando essas ideias em prática, você irá fortalecer a imagem da sua marca, atraindo e conquistando cada vez mais clientes.

Se tiver alguma dúvida sobre marketing de influência no varejo, deixe uma pergunta nos comentários. Nós responderemos no próximo artigo sobre esse tema. Combinado?

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Imagens: FreepikFlaticon

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