Lembra quando você estava na escola e todo mundo queria imitar os alunos mais populares? Na era digital, esse grupo mais admirado está nas redes sociais. A diferença é que agora essas pessoas influenciam não só os jovens próximos, mas consumidores de todas as idades e de todo o mundo – inclusive os seus clientes. Leia este artigo e entenda mais sobre esse novo fenômeno e saiba como utilizar o marketing de influência no varejo.
Hoje em dia, um consumidor pode buscar diversas informações sobre um produto ou serviço na web. Ao mesmo tempo, ele também pode produzir conteúdo que vai ajudar na decisão de compra de outros consumidores. E as redes sociais são os canais mais efetivos para essa troca de informação.
Quando alguém é muito popular em mídias como Facebook, YouTube e Instagram, e o seu conteúdo é recebido e compartilhado por um grande número de seguidores, ele é chamado de influenciador digital.
Essas pessoas recebem esse nome porque o que elas publicam em suas redes sociais influencia diretamente as atitudes e decisões dos seus seguidores na web.
Marketing de influência acontece quando uma marca utiliza a credibilidade dos criadores de conteúdo/das pessoas influentes no meio on-line para atingir um público específico.
Esse método já existia antes da internet – quando uma marca utilizava um ator em sua propaganda, por exemplo –, mas foi com a expansão da web que ganhou força.
Além disso, a grande diferença do marketing de influência da era digital é que ele usa a autoridade de pessoas comuns (e não celebridades), indivíduos com os quais o público consegue se conectar e se identificar.
Pesquisas apontam que 86% dos profissionais de marketing utilizaram marketing de influência em 2016 – e 94% deles disseram que a estratégia foi efetiva.
As informações abaixo indicam por que o marketing de influência funciona tão bem:
Agora que você já sabe mais sobre a importância do marketing de influência no cenário atual, é hora de aprender a aplicar essa estratégia aí em sua loja.
Confira a seguir algumas dicas e ideias sobre como utilizar o marketing de influência no varejo e saiba como realizar parcerias com influenciadores digitais para divulgar o seu negócio:
Sua loja pode enviar os produtos que são novidades no mercado para influenciadores digitais fazerem testes e publicarem suas impressões sobre os itens.
Alguns exemplos de ações nesse sentido:
Unboxing é o nome dado à ação que os influenciadores digitais fazem quando eles transmitem por vídeo a abertura de caixas que receberam de empresas.
Faça parcerias com influenciadores digitais para criar conteúdo especializado. Essa é uma maneira muito útil para que sua marca seja reconhecida como autoridade em um determinado segmento.
Veja exemplos de como fazer essa ação de marketing de influência no varejo:
Outra forma de utilizar o marketing de influência no varejo é apoiando ações e eventos de influenciadores digitais. A vantagem desse tipo de estratégia é que sua marca será divulgada como apoiadora dos criadores de conteúdo online. Dessa forma, vai ganhar a simpatia dos seguidores.
Exemplos desse tipo de ação de marketing de influência no varejo:
Sua loja também pode promover sorteios ou concursos em parceria com influenciadores digitais. Essa é uma forma efetiva de divulgar sua marca entre a base de seguidores do influenciador em questão.
Esperamos que essas dicas e informações possam ajudá-lo a entender melhor essa estratégia de marketing da era digital. Colocando essas ideias em prática, você irá fortalecer a imagem da sua marca, atraindo e conquistando cada vez mais clientes.
Se tiver alguma dúvida sobre marketing de influência no varejo, deixe uma pergunta nos comentários. Nós responderemos no próximo artigo sobre esse tema. Combinado?
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