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Marketing Direto para varejo: dicas para aplicar em sua loja

Marketing Direto para varejo: dicas para aplicar em sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/12/14

Em nosso último post, revelamos o que é Marketing Direto e quais são as vantagens desse modelo de comunicação (Ainda não leu? Clique aqui e leia agora mesmo!). Como prometemos ao fim dele, vamos dar continuidade a esse tema, falando, hoje, sobre como você pode aplicar o Marketing Direto em sua loja, de forma acessível e eficiente.

Preste atenção nas dicas a seguir: 

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Com quem você está falando

A base das ações do Marketing Direto é o conhecimento sobre os clientes. Então, você precisa obter e armazenar o máximo de informações possíveis sobre seu público. Como fazer isso? Bom, você conhece aquele ditado que diz que “Quem tem boca vai a Roma”? A ideia aqui é a mesma. Para conhecer melhor seu cliente, só há um jeito: conversando com ele. As pesquisas são ferramentas importantes para o Marketing Direto. Veja de que maneira você pode realizá-las:

O QUE PERGUNTAR:

question42Em geral, há dois grupos principais de informações que você precisa coletar. Primero, pergunte os dados gerais. Exemplo: nome, profissão, idade, se tem família, filhos, qual a renda média, etc. Isso vai indicar o perfil dos seus clientes e ajudar você a entender o que eles buscam e o que precisam. Depois, também inclua na pesquisa perguntas sobre seu comportamento de compra. Exemplo: o que ele mais gosta e o que menos gosta em um atendimento; quais são os fatores que ele leva em conta na hora de decidir comprar ou não um produto e assim por diante. Essas informações lhe ajudarão  a saber qual é a melhor maneira de atender e se comunicar com seus clientes. 

COMO PERGUNTAR:

boy11As pesquisas com seus consumidores podem ser realizadas de diferentes maneiras:

  • Formulários impressos disponíveis na loja
  • Formulários on-line no site
  • Por e-mail marketing
  • Por telefone
  • E até mesmo em uma abordagem “ao vivo e em cores”

Você pode escolher uma dessas formas ou, para aumentar as chances de conseguir as informações que deseja, pode combinar alguns ou todos esses meios. Se optar por fazer um “mix”, não se esqueça de incluir de que maneira o cliente forneceu as informações – isso também vai ajudar a indicar o melhor canal para se comunicar com ele. 

QUESTÕES IMPORTANTES:

  • Pode ser que seu cliente ache chato ter que ficar preenchendo formulário. Por isso, ofereça vantagens para ele em troca de suas informações. Exemplo: condição especial de pagamento ou oferta exclusiva para aqueles que responderem à pesquisa.
  • Lembre, também, que não basta apenas coletar as informações, você precisa armazená-las de forma organizada e ir atualizando os dados com o passar do tempo. Para isso, você pode utilizar uma ferramenta de CRM ou mesmo uma planilha Excel. O importante é manter um histórico sobre os clientes. Afinal, o Marketing Direto não está focado em ações pontuais, e sim em atividades de relacionamento contínuo. 

Três dicas para aplicar o Marketing Direto

Se você está pensando o que vai fazer com todas essas informações, aí vão algumas dicas:

1) E-mail marketing – o canal direto com o consumidor

emailConhecendo bem seu público, você pode enviar e-mails com ofertas e informações específicas para cada perfil de cliente. O e-mail é um dos principais canais do Marketing Direto. Com ele, você tem a possibilidade de enviar informações contínuas, mantendo o relacionamento constante com os consumidores, de forma personalizada e direcionada, de acordo com as necessidades dos diferentes tipos de clientes. Isso seria possível com materiais impressos (flyers e catálogos) também, mas o custo de produção personalizada seria bem mais alto e demorado.

No artigo “E-mail Marketing e Vendas” reunimos algumas boas ideias para você usar essa ferramenta. Não deixe de ler!

2) Seja uma marca de conteúdo

contentOutra maneira de utilizar de forma eficiente todo o conhecimento que você tem do seu público é oferecer a ele conteúdos especializados – que tenham relação com sua marca, sim, mas que, principalmente, possam ajudá-lo no dia a dia.

Exemplos: “Dicas de fotografia” para clientes que compraram máquina fotográfica; “Dicas de decoração”, para aqueles que compraram móveis; e assim por diante. Para isso, você pode utilizar canais como site, e-mail, redes sociais e blogs.

Clique aqui e leia nosso post sobre “Marketing de Conteúdo para lojistas” para entender como essa estratégia pode fortalecer o relacionamento com seu público.

Um canal de comunicação que cabe no bolso

celularCom o avanço da tecnologia de telefonia móvel e com a expansão dos smartphones, hoje em dia, praticamente todo mundo se comunica por meio de SMS ou aplicativos de mensagens instantâneas – como o Whatsapp.  Então, por que não utilizar esse canal direto com o seu consumidor para conversar com ele? Essa é mais uma forma de enviar conteúdo e ofertas direcionadas a cada tipo específico de cliente. Além disso, serve como um canal de relacionamento, para que o consumidor tire dúvidas ou envie reclamações e sugestões.

Para saber como o Whatsapp pode ser utilizado para aumentar suas vendas e aproximar sua marca de seu público,clique aqui.

Dica de ouro!

No entanto, nenhuma dessas ações surtirá o efeito esperado se você não pedir autorização do cliente para se comunicar com ele por esses canais. Mandar informações sem que o consumidor tenha autorizado só vai fazê-lo ficar irritado com sua marca. Por isso, somente envie e-mail e mensagens aos clientes que lhe fornecerem seus endereços e telefones e que mostrarem que querem receber sua comunicação. Você pode obter o sinal verde por meio da pesquisa, por inscrições no site ou mesmo em troca do acesso a alguns conteúdos. É fundamental que o cliente saiba que ele irá receber informações de sua loja nesses canais.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, se tem alguma sugestão ou gostaria de compartilhar suas experiências e conhecimentos em relação ao Marketing Direto conosco, deixe um comentário aqui embaixo. Será muito bom trocarmos ideia sobre esse modelo de marketing.

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