fbpx

Nossas Sugestões

Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região

Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/06/17

Para entender rapidamente a importância do marketing local na hotelaria (e para qualquer tipo de negócio), basta imaginar a seguinte situação:

Você está visitando uma cidade pela primeira vez e quer almoçar em uma churrascaria. Como você faz para procurar a melhor e/ou a mais próxima de você?

(   ) Procura no Google.

(   ) Pergunta para alguém da região que trabalha ou mora ali.

marketing local na hotelariaAs duas formas de busca são muito eficientes. Será encontrada antes aquela churrascaria que tiver investido em marketing local e que, por isso, é a mais conhecida na região.

Ou seja, você precisa concentrar esforços para fazer seu hotel ou pousada ser encontrado tanto nos sites de busca quanto para ser referência para as pessoas que transitam pela sua região.

Quer entender melhor essa coisa de marketing local na hotelaria e saber quais são as ações que ajudarão seu estabelecimento ficar em destaque em sua região? Siga a leitura deste artigo. Ele trará muitas dicas úteis ao seu negócio!

A importância do marketing local na hotelaria

marketing local na hotelariaA relevância do marketing local na hotelaria está totalmente associada ao crescimento do uso de dispositivos móveis durante a jornada de compra dos viajantes.

Segundo estudos da Google, os viajantes utilizam cada vez mais o smartphone nas pesquisas durante a viagem – as buscas por “restaurantes próximos”, por exemplo, duplicaram no último ano, e as buscas por hotéis em smartphones cresceram 30%.

marketing local na hotelaria

Mas além de ter um bom posicionamento online, para ser encontrado por possíveis hóspedes que estão passando pela sua região também é fundamental fortalecer a marca do seu estabelecimento entre os locais.

Afinal, pode acontecer de alguém pedir uma recomendação de hotel para o garçom no restaurante, para um taxista ou para o dono da padaria. Quanto melhor for a reputação da sua marca entre os moradores, maiores serão as chances de eles recomendarem o seu estabelecimento.

Estas são algumas estratégias de marketing local que vão ajudar a destacar seu hotel ou pousada na web e também fora dela na sua região:

Marketing local na hotelaria por meios tradicionais

  • Faça panfletagem, exponha sua marca em um outdoor ou promova anúncios em mídias tradicionais (rádio, televisão, jornal). Ao aumentar a visibilidade da sua marca, você aumenta as chances de ser escolhido pelos viajantes que estão na área.
  • marketing local na hotelariaApoie eventos da cidade para que seu hotel ou pousada seja conhecido entre as empresas e os moradores da região, que vão considerar seu estabelecimento uma referência quando precisarem fazer uma indicação a qualquer pessoa que procure por hospedagem.
  • Leve em consideração um raio de 3 a 5 km de distância para esta divulgação, dependendo do número de habitantes que sua cidade tem.
  • Há situações pontuais em que seu público-alvo estará concentrado em uma região, mas tem o mesmo perfil e interesse nas mesmas atividades. Por exemplo, se a sua cidade receberá um show ou uma exposição que vai atrair turistas, procure anunciar para este público, indicando que seu estabelecimento é uma boa opção para quem tem interesse neste evento.

Marketing local na hotelaria por meio de ferramentas digitais

Investir em ações on-line também é algo que pode trazer um ótimo resultado para que você seja localizado rapidamente em uma busca pelo celular. Veja cinco delas:

1 – Google Meu Negócio

marketing local na hotelariaUma das primeiras coisas que você precisa fazer é cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do próprio Google que ajuda a dar mais visibilidade para seu hotel ou pousada.

Você vai conseguir cadastrar seu hotel/pousada, endereço, telefone, site, fotos, valor da diária etc. Além disso, seus hóspedes serão convidados pelo Google a classificar o estabelecimento e deixar um comentário sobre ele.

Os estabelecimentos que recebem a melhor classificação da região aparecem nos primeiros lugares nos resultados de buscas. Nesse sentido, é interessante solicitar aos clientes, no momento do check-out, que façam uma avaliação da estadia na página do hotel no Google.

Dicaclique aqui e conheça o Google Hotel Ads, uma ferramenta de anúncio que ajuda seu hotel a aparecer em destaque.

2 – Transforme o site do seu hotel ou pousada em fonte de informações locais

marketing local na hotelariaHoje em dia, os viajantes não querem explorar apenas os lugares turísticos e óbvios de uma cidade, querem também viver uma experiência com a comunidade local, descobrindo por si mesmo a cultura regional.

Aproveite o conhecimento que você tem da região em que seu hotel ou pousada está e crie um espaço com dicas de melhores pontos turísticos, restaurantes, atrações locais, feiras de artesanato, lugares para lazer noturno etc. Você pode criar parceria com estabelecimentos da região para que essa divulgação seja patrocinada.

Assim, os viajantes começarão a planejar a viagem a partir de seu site e com certeza seu hotel estará no topo da lista de preferências para a hospedagem.

Dica: clique aqui e entenda como o seu hotel ou pousada pode oferecer conteúdos relevantes para os viajantes.

3 – Use suas redes sociais para divulgar atividades locais

marketing local na hotelariaDepois de atualizar o site do seu estabelecimento com informações relevantes sobre sua região, compartilhe estas mesmas dicas em suas redes sociais.

Por exemplo, você pode fazer posts informativos no Facebook, criar uma imagem para o Instagram divulgando uma feira de comidas típicas da cidade e assim por diante. O importante é manter a periodicidade e se tornar uma referência de conteúdo confiável em sua região.

Dica: leia nossos artigos que ensinam como usar as redes sociais na hotelaria:

4 – Aplique estratégias de SEO local

marketing local na hotelariaDentro desse conteúdo que você publicou em seu site, você pode aplicar estratégias de SEO, ou seja, utilizar palavras-chave e conteúdo bem direcionados à sua região para que seu site seja ainda melhor classificado e apareça na primeira página do Google.

Para melhores resultados, busque uma agência ou um profissional especializado em SEO para fazer um estudo de sua marca e de quais palavras-chave são as mais buscadas em sua região.

Dicaclique aqui e aprenda os fatores mais importantes do SEO para que o site do seu hotel esteja em destaque.

5 – Tenha um site responsivo

marketing local na hotelariaAté 2020, teremos três smartphones para cada computador de mesa. Por isso, é extremamente importante que seu site funcione muito bem em tablets e celulares e que não demore para carregar mesmo com uma conexão de internet 3G.

Afinal, não adianta fazer um conteúdo elaborado e investir em SEO se o site não abrir ou não funcionar direito em todos os dispositivos que o usuário utiliza, não é mesmo?

Dica: leia nossos artigos que trazem informações e dicas importantes sobre o papel do mobile na hotelaria:

O marketing local na hotelaria tem grande potencial para ajudar a destacar sua marca e aumentar o número de reservas no seu estabelecimento. Coloque essas dicas em práticas e seja encontrado pelos viajantes em sua região!

Sucesso!

Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


8 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

8

comentários em "Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região"

Comentar