Para entender rapidamente a importância do marketing local na hotelaria (e para qualquer tipo de negócio), basta imaginar a seguinte situação:
Você está visitando uma cidade pela primeira vez e quer almoçar em uma churrascaria. Como você faz para procurar a melhor e/ou a mais próxima de você?
( ) Procura no Google.
( ) Pergunta para alguém da região que trabalha ou mora ali.
As duas formas de busca são muito eficientes. Será encontrada antes aquela churrascaria que tiver investido em marketing local e que, por isso, é a mais conhecida na região.
Ou seja, você precisa concentrar esforços para fazer seu hotel ou pousada ser encontrado tanto nos sites de busca quanto para ser referência para as pessoas que transitam pela sua região.
Quer entender melhor essa coisa de marketing local na hotelaria e saber quais são as ações que ajudarão seu estabelecimento ficar em destaque em sua região? Siga a leitura deste artigo. Ele trará muitas dicas úteis ao seu negócio!
A relevância do marketing local na hotelaria está totalmente associada ao crescimento do uso de dispositivos móveis durante a jornada de compra dos viajantes.
Segundo estudos da Google, os viajantes utilizam cada vez mais o smartphone nas pesquisas durante a viagem – as buscas por “restaurantes próximos”, por exemplo, duplicaram no último ano, e as buscas por hotéis em smartphones cresceram 30%.
Mas além de ter um bom posicionamento online, para ser encontrado por possíveis hóspedes que estão passando pela sua região também é fundamental fortalecer a marca do seu estabelecimento entre os locais.
Afinal, pode acontecer de alguém pedir uma recomendação de hotel para o garçom no restaurante, para um taxista ou para o dono da padaria. Quanto melhor for a reputação da sua marca entre os moradores, maiores serão as chances de eles recomendarem o seu estabelecimento.
Estas são algumas estratégias de marketing local que vão ajudar a destacar seu hotel ou pousada na web e também fora dela na sua região:
Investir em ações on-line também é algo que pode trazer um ótimo resultado para que você seja localizado rapidamente em uma busca pelo celular. Veja cinco delas:
Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do próprio Google que ajuda a dar mais visibilidade para seu hotel ou pousada.
Você vai conseguir cadastrar seu hotel/pousada, endereço, telefone, site, fotos, valor da diária etc. Além disso, seus hóspedes serão convidados pelo Google a classificar o estabelecimento e deixar um comentário sobre ele.
Os estabelecimentos que recebem a melhor classificação da região aparecem nos primeiros lugares nos resultados de buscas. Nesse sentido, é interessante solicitar aos clientes, no momento do check-out, que façam uma avaliação da estadia na página do hotel no Google.
Dica: clique aqui e conheça o Google Hotel Ads, uma ferramenta de anúncio que ajuda seu hotel a aparecer em destaque.
Hoje em dia, os viajantes não querem explorar apenas os lugares turísticos e óbvios de uma cidade, querem também viver uma experiência com a comunidade local, descobrindo por si mesmo a cultura regional.
Aproveite o conhecimento que você tem da região em que seu hotel ou pousada está e crie um espaço com dicas de melhores pontos turísticos, restaurantes, atrações locais, feiras de artesanato, lugares para lazer noturno etc. Você pode criar parceria com estabelecimentos da região para que essa divulgação seja patrocinada.
Assim, os viajantes começarão a planejar a viagem a partir de seu site e com certeza seu hotel estará no topo da lista de preferências para a hospedagem.
Dica: clique aqui e entenda como o seu hotel ou pousada pode oferecer conteúdos relevantes para os viajantes.
Depois de atualizar o site do seu estabelecimento com informações relevantes sobre sua região, compartilhe estas mesmas dicas em suas redes sociais.
Por exemplo, você pode fazer posts informativos no Facebook, criar uma imagem para o Instagram divulgando uma feira de comidas típicas da cidade e assim por diante. O importante é manter a periodicidade e se tornar uma referência de conteúdo confiável em sua região.
Dica: leia nossos artigos que ensinam como usar as redes sociais na hotelaria:
Dentro desse conteúdo que você publicou em seu site, você pode aplicar estratégias de SEO, ou seja, utilizar palavras-chave e conteúdo bem direcionados à sua região para que seu site seja ainda melhor classificado e apareça na primeira página do Google.
Para melhores resultados, busque uma agência ou um profissional especializado em SEO para fazer um estudo de sua marca e de quais palavras-chave são as mais buscadas em sua região.
Dica: clique aqui e aprenda os fatores mais importantes do SEO para que o site do seu hotel esteja em destaque.
Até 2020, teremos três smartphones para cada computador de mesa. Por isso, é extremamente importante que seu site funcione muito bem em tablets e celulares e que não demore para carregar mesmo com uma conexão de internet 3G.
Afinal, não adianta fazer um conteúdo elaborado e investir em SEO se o site não abrir ou não funcionar direito em todos os dispositivos que o usuário utiliza, não é mesmo?
Dica: leia nossos artigos que trazem informações e dicas importantes sobre o papel do mobile na hotelaria:
O marketing local na hotelaria tem grande potencial para ajudar a destacar sua marca e aumentar o número de reservas no seu estabelecimento. Coloque essas dicas em práticas e seja encontrado pelos viajantes em sua região!
Sucesso!